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É possível que, diante de um caso concreto, seja aceitável a aplicação
tanto de uma lei geral quanto de uma lei especial. Isso, segundo
Norberto Bobbio, em seu livro Teoria do Ordenamento Jurídico,
caracteriza uma situação de antinomia.

Assinale a opção que, segundo o autor na obra em referência,
apresenta a solução que deve ser adotada.

Quanto à ética e à moral, julgue o item  

O estudo das diversas manifestações éticas do homem, isto é, na esfera antropológica e sociológica, é o caminho que leva à moral.

Sobre os métodos que os filósofos desenvolveram, analise as afirmativas abaixo: I. Antonio Gramsci - estruturalismo II. Friedrich Hegel - dialético-especulativo III. Jean Paul Sartre - fenomenológico-existencial IV. Sócrates - maiêutico V. Friedrich Schleiermacher - hermenêutica Assinale

A filosofia moderna esteve imbricada com a ciência, especialmente a física e a matemática. Vários filósofos foram reconhecidos por suas contribuições nessas múltiplas áreas. Nesse sentido, assinale a alternativa correta que contém os conceitos ou teorias científicas de filósofos modernos.

Em filosofia da linguagem temos uma distinção clássica entre dois tipos de valor semântico que uma determinada expressão linguística, de determinada categoria, pode ter. Temos, de um lado, o objeto (ou objetos) aos quais a expressão linguística se aplica; do outro lado, temos o conceito por ele expresso, ou a representação conceitual nela contida. Essa distinção corresponde à expressão

Analise as afirmativas abaixo: 1 Processo utilizado em que se utilizam certos dados par chegar a uma conclusão mais ampla, como acontece nas inferências a favor da melhor explicação. É o único raciocínio que produz a criatividade e a inovação, por ser a única lógica que introduz uma nova ideia. Possui caráter explicativo e intuitivo, procura concluir a melhor explicação, também utilizando o seu conhecimento de fundo (repertório de conhecimento) e não a melhor probabilidade matemática. 2 Parte do específico para o geral, procura induzir o conhecimento já existente a uma validação através de uma experimentação, está relacionado ao método empírico que significa obter conhecimento através dos cinco sentidos, que é a experimentação e a observação, que tem como resultado uma possibilidade de ser verdade. 3 Está relacionada ao pensamento analítico, também conhecido como pensamento convergente. Que é o pensamento que busca analisar várias informações em busca de convergir em direção a um único resultado. Do geral para o específico. Este raciocínio está relacionado ao viés da confiabilidade, porque acredita na estabilidade futura e acredita que podemos prevê o futuro com base no passado. Podemos relacionar, respectivamente, que se referem à

Analise as afirmativas abaixo a respeito dos juízos na Crítica da Faculdade de Julgar, de Kant: I. A faculdade do juízo determinante, sob leis transcendentais universais dadas pelo entendimento, somente subsume; a lei é lhe indicada a priori e por isso não sente necessidade de pensar uma lei para si mesmo, de modo a poder subordinar o particular na natureza ao universal. II. A faculdade de juízo reflexiva, que tem por obrigação de elevarse do particular na natureza ao universal, necessita por isso de um princípio que ela não pode retirar da experiência, porque este precisamente deve fundamentar a unidade de todos os princípios empíricos sob princípios igualmente empíricos, mas superiores e por isso fundamentar a possibilidade da subordinação sistemático dos mesmo entre si. III. Só a faculdade de juízo reflexiva pode dar a si mesmo princípio como lei e não retirá-lo de outro lugar (por que senão seria faculdade de juízo determinante), nem prescreve-lo à natureza, por que a reflexão sobre as leis da natureza orienta-se em função desta, enquanto natureza não se orienta em função das condições, segundo as quais nós pretendemos adquirir um conceito seu, completamente contingente a seu respeito. IV. Os juízos analíticos (afirmativos) são, portanto, aqueles em que a conexão do predicado com o sujeito é pensada por meio da identidade, e aqueles, ao contrário, em que essa conexão é pensada sem identidade, devem determinar-se juízos sintéticos. Os primeiros podem ser denominados de juízos de explicação, os últimos de juízos de ampliação. Assinale

Leia a charge abaixo:

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Em relação a ética não é correto afirmar que:

Leia o texto a seguir:

“Para Husserl, a consciência não é uma coisa entre as coisas, não é um fato observável, nem uma substância pensante. A consciência é pura atividade, o ato de constituir essências ou significações, dando sentido ao mundo das coisas. A essência da consciência é ser sempre consciência de alguma coisa, a que Husserl dá o nome de intencionalidade" (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994. p. 237. Adaptado).

Segundo o texto acima, intencionalidade, para Husserl, é

Leia o texto a seguir:

“Wittgenstein nas Investigações Filosóficas diz que a significação de uma palavra é o seu uso na linguagem" (WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 28. Adaptado).

Assim, por exemplo, na frase “o Sr. Branco é branco", a palavra “branco" tem dois significados diferentes, pois ela é usada como nome próprio no início da frase e como designação de uma cor no final da frase.

A consequência disso é que as palavras, conceitos e nomes

Leia o texto a seguir:

“Onde está a necessidade da filosofia? Está no fato de que ela, por meio da reflexão, permite que o homem tenha mais que uma dimensão, além daquela que é dada pelo agir imediato no qual o “homem prático" se encontra mergulhado. É ela que permite o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam. É ela que reúne o pensamento fragmentado da ciência e o reconstrói na sua unidade. É ela que retoma a ação pulverizada no tempo e procura compreendê-la" (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986, p. 48, Adaptado).

Segundo o trecho acima, o pensamento filosófico é necessário aos seres humanos, porque desenvolve as capacidades de

Se a verdadeira realidade, para uma estética idealista, só se encontra para lá da imediatidade da sensação e dos objetos externos. A partir do seguinte trecho da Introdução à Estética, de Hegel, assinale com V a afirmação verdadeira e com F a falsa: “...toda a esfera da realidade interior e da realidade exterior empíricas se deve chamar, num sentido mais forte do que o reservado à arte, o mundo de mera ilusão e amarga decepção, e não mundo da realidade. A verdadeira realidade só se encontra para lá da imediatidade da sensação e dos objetos externos".

( ) A imediatidade das sensações revela o mundo como mera ilusão.

( ) A realidade interior empírica é compreendida como amarga decepção.

( ) O mundo da arte, aparência da verdade, revela o engano do cotidiano.

( ) Nessa citação, a esfera das realidades empíricas constitui-se elemento do concreto verdadeiro.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Acerca do formalismo moral desenvolvido na filosofia kantiana, julgue o próximo item.

O imperativo categórico kantiano é o que visa a uma ação como contingente, imprevisível, incerta.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da concepção kantiana acerca da ética, da autonomia da razão e da dignidade.

A maioridade é um estado de liberdade consciente de responsabilidade adquirida: ser livre é ser responsável.

Ao se trabalhar a temática “ser e dever ser”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de:

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