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“Talvez chegue o dia em que o restante da criação animal venha a adquirir os direitos dos quais jamais poderiam ter sido privados, a não ser pela mão da tirania. Os franceses já descobriram que o escuro da pele não é motivo para que um ser humano seja abandonado, irreparavelmente, aos caprichos de um torturador. É possível que algum dia se reconheça
que o número de pernas, a vilosidade da pele ou a terminação dos os sacrum são motivos igualmente insuficientes para se abandonar um ser sensível ao mesmo destino. O que mais deveria traçar a linha insuperável? A faculdade da razão, ou, talvez, a capacidade de falar? Mas para lá de toda comparação possível, um cavalo ou um cão adulto são muito mais racionais, além de bem mais sociáveis, do que um bebê de um dia, uma semana, ou até mesmo um mês. Imaginemos, porém, que as coisas não fossem assim; que importância teria tal fato? A questão não é saber se são capazes de raciocinar, ou se conseguem falar, mas, sim, se são passíveis de sofrimento.”

(J. Bentham. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Adaptado)

Nesse texto, Jeremy Bentham, filósofo britânico do século XVIII, chama a atenção para

Na “Fenomenologia do espírito”, Hegel descreve as etapas de formação da consciência até chegar ao espírito absoluto. É correto afirmar que, no sistema filosófico de Hegel:

Filósofo empirista radical, o escocês David Hume procurou aplicar o método experimental ao estudo da mente humana no seu “Tratado da natureza humana”. Entre as ideias abordadas por Hume, está a de que:

Diametralmente opostas, empirismo e racionalismo são as duas principais correntes da Filosofia moderna. Uma e outra encerram a possibilidade de o homem conhecer corretamente o real. É correto afirmar que:

Em sua obra “Crítica da razão pura”, Immanuel Kant indaga se é possível uma “razão pura”, independente da experiência. É correto afirmar que, nessa obra, o filósofo alemão:

Na história da Estética, há uma grande variedade de definições acerca do “belo”. A ideia de que a beleza não pode ser discutida racionalmente, pois está ligada ao gosto de cada um, é encontrada no pensamento de:

Ao contrário do Iluminismo, que exalta as virtudes do mundo civilizado ou moderno, o romantismo baseou-se na visão de que a virtude e a moral se encontram na natureza. O filósofo que encarna fortemente essa ideia é:

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