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   Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente
que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB,1988.

No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber:

  Princípios práticos são subjetivos, ou máximas, quando a condição é considerada pelosujeito como verdadeira só para a sua vontade; são, por outro lado, objetivos, quando acondição é válida para a vontade de todo ser natural.

KANT, I. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, 2008.

A concepção ética presente no texto defende a

   Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre,já que Deus vê esse ato livre com antecedência.

SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado).

Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma

No presente excerto, o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) exalta uma condição que teria sido vivenciada pelo homem em qual situação?

No contexto do século XIII, a visão política do filósofo
mencionado retoma o

De acordo com o texto de Aristóteles, o legislador deve agir conforme a

O trecho contém uma formulação da doutrina
nietzscheana do eterno retorno, que apresenta critérios
radicais de avaliação da

  Para Maquiavel, quando um homem decide dizer a verdade pondo em risco a própria integridade física, tal resolução diz respeito apenas a sua pessoa. Mas se esse mesmo homem é um chefe de Estado, os critérios pessoais não são mais adequados para decidir sobre ações cujas consequências se tornam tão amplas, já que o prejuízo não será apenas individual, mas coletivo. Nesse caso, conforme as circunstâncias e os fins a serem atingidos, pode-se decidir que o melhor para o bem comum seja mentir.

ARANHA, M. L. Maquiavel: a lógica da força.São Paulo: Moderna, 2006 (adaptado).

O texto aponta uma inovação na teoria política na época moderna expressa na distinção entre

A característica do estoicismo presente nessa citação do filósofo grego Epicteto é

A promessa da tecnologia moderna se converteu em uma ameaça, ou esta se associou àquela de forma indissolúvel. Ela vai além da constatação da ameaça

física. Concebida para a felicidade humana, a submissão da natureza, na sobremedida de seu sucesso, que agora se estende à própria natureza do homem,

conduziu

ao maior desafio já posto ao ser humano pela sua própria ação. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui,

para a teoria ética, uma terra de ninguém.

JONAS, H. O princípio da responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2011 (adaptado).

As implicações éticas da articulação apresentada no texto impulsionam a necessidade de construção de um novo padrão de comportamento, cujo objetivo consiste

em garantir o(a)

Ninguém delibera sobre coisas que não podem

ser de outro modo, nem sobre as que lhe é impossível

fazer. Por conseguinte, como o conhecimento científico

envolve demonstração, mas não há demonstração de

coisas cujos primeiros princípios são variáveis (pois todas

elas poderiam ser diferentemente), e como é impossível

deliberar sobre coisas que são por necessidade, a

sabedoria prática não pode ser ciência, nem arte: nem

ciência, porque aquilo que se pode fazer é capaz de

ser diferentemente, nem arte, porque o agir e o produzir

são duas espécies diferentes de coisa. Resta, pois,

a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira e

raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas

ou más para o homem.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Aristóteles considera a ética como pertencente ao campo

do saber prático. Nesse sentido, ela difere-se dos outros

saberes porque é caracterizada como

Arrependimentos terminais

Em Antes de partir, uma cuidadora especializada em

doentes terminais fala do que eles mais se arrependem

na hora de morrer. “Não deveria ter trabalhado tanto", diz

um dos pacientes. "Desejaria ter ficado em contato com

meus amigos", lembra outro. “Desejaria ter coragem de

expressar meus sentimentos." “Não deveria ter levado a

vida baseando-me no que esperavam de mim", diz um

terceiro. Há cem anos ou cinquenta, quem sabe, sem

dúvida seriam outros os arrependimentos terminais.

“Gostaria de ter sido mais útil à minha pátria." “Deveria

ter sido mais obediente a Deus." “Gostaria de ter deixado

mais patrimônio aos meus descendentes."

COELHO, M. Folha de São Paulo, 2 jan. 2013.

O texto compara hipoteticamente dois padrões morais

que divergem por se basearem respectivamente em

A figura do inquilino ao qual a personagem da tirinha se refere é o(a)

Fundamos, como afirmam alguns cientistas, o

antropoceno: uma nova era geológica com altíssimo poder

de destruição , fruto dos últimos séculos que significaram

um transtorno perverso do equilíbrio do sistema-Terra.

Como enfrentar esta nova situação nunca ocorrida antes

de forma globalizada e profunda? Temos pessoalmente

trabalhado os paradigmas da sustentabilidade e do

cuidado como relação amigável e cooperativa para

com a natureza. Queremos, agora, agregar a ética da

responsabilidade.

BOFF, L. Responsabilidade coletiva. Disponível em: http://leonardoboff.wordpress.com.

Acesso em: 14 maio 2013.

A ética da responsabilidade protagonizada pelo filósofo alemão Hans Jonas e reinvindicada no texto é expressa

pela máxima:


A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das

nações, é ser

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