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A ética aplicada é um ramo contemporâneo da filosofia que nos coloca diante do desafio de deliberar sobre problemas práticos que exigem a justificação racional. Esse novo tipo de reflexão ligada à ação surgiu a partir de acontecimentos inéditos que marcaram o século XX: as duas guerras mundiais e os totalitarismos trouxeram o espectro do uso de armas de destruição em massa, de massacres e genocídios; desde a década de 1960 grandes questões estimularam as discussões sobre a extensão de direitos civis e minorias excluídas da sociedade, bem como presenciaram-se reivindicações de uma nova ética sexual. A esse novo estado de coisas veio juntar-se o risco de manipulação genética, decorrente dos avanços da biologia. Outros problemas, como a degradação ambiental, a pobreza, a injustiça social e a exploração do trabalho, também estimularam o debate público entre conservadores e radicais (ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013) Sobre a ética aplicada, analise as afirmativas.
I - A bioética é um campo da ética aplicada.
II - A ética ambiental é um campo da ética aplicada.
III - A ética da degradação é um campo da ética aplicada.
Está correto o que se afirma em

A passagem do pensamento mítico-religioso ao pensamento

fi losófi co-científi co representando o surgimento da filosofia na

Grécia Antiga, conforme observa Marcondes (2013), possui características

centrais que rompem com a narrativa mítica. É possível

destacar como duas dessas características:

Santo Agostinho desenvolve sua teoria para o processo do

conhecimento a partir de:

Um dos principais fi lósofos do Empirismo do período clássico

foi Francis Bacon. São dois aspectos de sua contribuição filosófica:

A virtude é defi nida por Spinoza (2013, 2 ed.) como aquilo

que contribui para o ser humano conservar o seu ser, ou seja, a

sua autopreservação. Neste sentido, a virtude consiste em agir

conforme a natureza, isto é, de acordo com:

Segundo Marcondes (2013), para Hegel o modo de compreensão

do sujeito é necessariamente:

O pensamento mítico faz parte de uma tradição cultural que

antecedeu o pensamento fi losófi co-científi co na Grécia antiga.

Um dos elementos centrais desse pensamento para explicitar a

realidade é:

Em sua obra “A Filosofi a na Idade Média", Étienne Gilson

(2013), ao analisar a cultura patrística latina, afi rma “que o ideal que

dominava essa cultura se encontra nas obras de Cícero". Para esse

fi lósofo, “o homem só se distingue dos animais pela linguagem".

Cícero considerava como “virtude e arte suprema":

O Empirismo constitui-se, a partir do século XVI, uma das

correntes formadoras do pensamento moderno. Os empiristas

rejeitam a noção:

Em sua grande obra “Ética", Spinoza faz uma distinção entre

“o bem e o mal" e em sua compreensão sobre o bem apresenta a

seguinte proposição:

Hegel, em sua obra A fenomenologia do espírito, analisa as

etapas do progresso da consciência, estabelecendo como ponto

de partida a:

Segundo Marcondes (2013), Sartre caracteriza o homem

como:

De acordo com Bettencourt apud Rezende (2012), para

Aristóteles, “a fi losofi a implica o abandono do senso comum e o

despertar da consciência crítica". Esse abandono do senso comum

ocorre em virtude:

O pensamento de Descartes pretende fundamentar e legitimar

a possibilidade do conhecimento científi co e com isso refutar:

Segundo Marcondes (2013), "Hume, o mais radical dos empiristas",

questiona dois princípios fundamentais da tradição fi losófica:

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