Dadas as afirmativas sobre os conceitos de Epidemiologia,
I. Infectividade é a capacidade do agente, uma vez instalado, de produzir sintomas e sinais (doença).
II. Patogenicidade é a capacidade de certos organismos (agentes) de penetrar, desenvolver-se e/ou se multiplicar em um outro (hospedeiro).
III. Virulência é a capacidade do agente de produzir efeitos graves ou fatais; relaciona-se à capacidade de produzir toxinas, de se multiplicar etc.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Dadas as afirmativas sobre as etapas de tratamento da água, I. Coagulação é quando a água, na sua forma natural (bruta), entra na Estação de Tratamento de Água e recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Essa substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila. II. Decantação é quando em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo, separando-se da água. III. Na Filtração, a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nessa etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. verifica-se que está(ão) correta(s)
Os elevados índices de diversas endemias brasileiras estão relacionados com o período pós estação chuvosa, principalmente aquelas chamadas “chuvas de verão", quando podem ocorrer inundações em comunidades de grandes aglomerados humanos, sem infraestrutura sanitária e com a problemática dos resíduos sólidos a céu aberto, que propiciam a proliferação de roedores, a multiplicidade de recipientes com água acumulada e a proliferação de coleções de água temporárias, com a presença de caramujos.
Com base no exposto, diversas endemias podem se apresentar com o aumento no número de casos humanos. Logo após essas chuvas, a primeira endemia que deve ser o alerta prioritário para os órgãos de saúde pública é
Para uma doença endêmica como a esquistossomose se estabelecer em uma área, manter-se e se expandir, é necessária a presença de todos os elos da cadeia epidemiológica: hospedeiros definitivos (homem com verme, eliminando ovos nas fezes), ambiente favorável (deficiência de saneamento básico, temperatura e umidade) e hospedeiros intermediários (espécies de caramujos que possam se infectar, sendo susceptíveis ao verme). Essa endemia veio da África para o Brasil no período do tráfego de escravos. Pela similaridade de condições ambientais entre a costa brasileira e a costa africana, aqui o verme se estabeleceu, mesmo não sendo assinalada a mesma espécie de hospedeiro intermediário (caramujo) que ocorre na África. De acordo com o exposto, para o estabelecimento, manutenção e disseminação do verme causador da esquistossomose no Brasil, o principal fator foi a
Atualmente, várias doenças estão presentes no meio urbano, contagiando as populações, estando a sua proliferação vinculada à má gestão do saneamento, como: zika, chikungunya e dengue. Das ações listadas, qual NÃO colabora para o controle e a proliferação dessas três doenças?
Qual o período de incubação da doença no homem?
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão:
Como deve ser a prevenção da LEPTOSPIROSE?
“É a prevenção de efeitos indesejáveis aos seres humanos e ao meio ambiente, presentes em várias situações ou processos produtivos: armazenagem, transporte, manuseio, uso e/ou descarte impróprio de produtos químicos."
Com relação aos tipos de segurança preservados pela saúde ambiental, o texto traz a descrição para:
Com relação às medidas preventivas para Cólera, é INCORRETO afirmar:
São exames que estão relacionados a Triagem Neonatal:
São fatores de risco para a Diabetes, EXCETO:
Qual é a orientação que deve ser dada por você para uma pessoa que está com DST/Aids?
Sobre a Leptospirose, assinale a alternativa INCORRETA:
Na cadeia epidemiológica da dengue, o mosquito Aedes aegypt é considerado