Considere as eficiências abaixo utilizadas na determinação do coeficiente propulsivo.
ηH: eficiência do casco.
ηR: eficiência relativa rotativa
ηT: eficiência de transmissão
ηO: eficiência do propulsor em água aberta
O valor desse coeficiente é dado pela expressão
Um navio possui, na condição de carregamento leve, deslocamento (ΔL) e posição vertical do centro de gravidade (KG) iguais, respectivamente, a 4500 t e 5 m. Os seguintes pesos, com seus valores de KG, são embarcados:
Qual o valor aproximado, em m, da posição vertical do centro de gravidade (KG) do navio após o embarque dos pesos?
A equação dos esforços cortantes atuantes numa viga de 6 m biapoiada é:
, onde Q(x) é medido em kN, e x é a distância, em m, do apoio esquerdo à seção genérica que descreve a viga.
Qual o valor, respectivamente, do momento máximo atuante na viga, em kN.m, e em que ponto da viga, em m, em relação ao apoio esquerdo, ele ocorre?
Considere as informações abaixo, relativas à seção mestra de um navio.
• Momento fletor na condição de alquebramento: MH = 21000 t.m
• Momento fletor na condição de tosamento: MS = 28000 t.m
• Pontal moldado: D = 10 m
• Posição vertical do eixo neutro acima da quilha: Y = 6 m
• Momento de inércia em relação ao eixo neutro: I = 42 m4
Considerando g 10 m/s 2, do ponto de vista da resistência primária, a máxima tensão normal de tração, em MPa, é igual a
A tabela mestra de um navio tem como principal objetivo mostrar quais devem ser as
Em um ensaio de autopropulsão, o modelo é equipado com um hélice semelhante ao utilizado pelo navio e são efetuadas as medições de empuxo do hélice (T), torque (Q), rotação do hélice (N) e velocidade do modelo (V).
Associando essas medições com os resultados do ensaio em água aberta do hélice, indica-se a constante de empuxo (kT) pela expressão
O Quadro abaixo foi elaborado por um engenheiro naval para a estimativa de pesos do navio hipotético “HOLONSEA", no final de sua fase de concepção.
Considerando-se uma margem de 10% para se minimizar a incerteza dos pesos dos grupos nesta fase de projeto, qual o valor do deslocamento leve do navio, em toneladas?
Uma empresa foi contratada para executar a obra de instalações de um porto. Antes de receber a ordem de serviço para iniciar os trabalhos, foi solicitada pela fiscalização a apresentação de um cronograma físico-financeiro detalhado da obra. Após análise, a fiscalização não aceitou o cronograma, pois a data planejada para entrega da obra extrapolava o prazo de execução contratual. Além disso, o fluxo de caixa apresentou previsão de pagamentos elevados no início da obra.
Com referência a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Para corrigir o cronograma e atender ao prazo contratual, a contratada deve realizar ajustes sem afetar as atividades críticas.
As principais dimensões e características dos navios para elaboração de projetos de obras acostáveis são as seguintes: comprimento total, boca, pontal, calado, deslocamento e deadweight.
Julgue o item subsequente, a respeito de engenharia portuária.
O quebra-mar de talude produz uma onda incidente cuja energia é enviada para o largo, o que produz uma onda estacionária à frente da obra pela sobreposição de ondas incidentes e refletidas.
Acerca do planejamento de projetos e obras nos empreendimentos portuários, julgue o item subsecutivo.
O quebra-mar de berma consiste em uma massa porosa de blocos de enrocamento, com largura suficiente para permitir a dissipação da energia da onda.
No que concerne aos tipos de embarcação e suas características físicas, julgue o item a seguir.
Um navio e(ou) embarcação é um sólido que, sob a ação do mar, tem seis graus de liberdade: três translações e três rotações. Considerando-se um sistema de eixos ortogonais x, y e z, o movimento de rotação em torno do eixo x é denominado arfagem.
Julgue o item subsequente, a respeito de engenharia portuária.
A largura de um canal de acesso é convenientemente expressa como um múltiplo do calado de um navio, com raios de curva expressos em múltiplos da boca do navio.
Acerca da viabilidade de projetos portuários e da logística do sistema aquaviário, julgue o item seguinte.
Para a correta análise do custo-benefício, é necessário realizar a escolha da taxa de desconto apropriada, de modo a comparar o fluxo anual de benefícios líquidos com o custo de capital do projeto.
Considere os dados abaixo, relativos à estimativa da resistência residual de um navio (escala real), obtida com base no ensaio de reboque do modelo do casco (escala reduzida) em um tanque de provas.
• VS: velocidade do navio
• VM: velocidade do modelo
• LS: comprimento do navio
• LM: comprimento do modelo
• λ: razão de escala entre os comprimentos
Segundo a Lei de Comparação de Froude, a razão entre as resistências residuais do navio e do modelo
será diretamente proporcional a λ3, se a razão entre velocidades
for igual a