Um gerador de corrente contínua (CC) do tipo Shunt possui:
Um gerador de corrente contínua (CC) do tipo Shunt possui uma potência de 60 kW, 120 V de tensão e uma resistência do circuito de campo de 40 Ω.
A corrente de armadura desse motor, em ampères, é:
Considere um motor CC do tipo “shunt" que possui uma potência mecânica de 10 HP e é alimentado por uma fonte de 400 V. Sabendo-se que o seu rendimento é de 74,6 % e que a corrente de excitação é 2,5 A, a corrente no induzido desse motor é igual a:
Dado 1HP = 746 W
A partir do momento em que começa a circular corrente nos enrolamentos da armadura de uma máquina CC, uma série de efeitos passam a ocorrer, que reduzem o rendimento da máquina. E para eliminar ou reduzir esses efeitos, faz-se necessário lançar mão de algumas soluções na construção das máquinas CC.
Um dessas soluções é o enrolamento de interpolos, que tem for finalidade,
A respeito de motores elétricos de indução e de circuitos
de distribuição para instalações de força motriz, julgue os próximos
itens.
No sistema de aterramento com esquema TN, um ponto da alimentação é diretamente aterrado, sendo a massa do motor ligada a esse ponto por meio de condutor de proteção.
Julgue os próximos itens, a respeito de máquinas elétricas.
Entre as curvas características esboçadas a seguir, a curva III é a que mais se aproxima da velocidade versus conjugado de um motor CC com excitação do tipo série.
A respeito do controle de velocidade em motores CC em
funcionamento à velocidade nominal, julgue os itens a seguir.
Em um motor com excitação em série, o controle de velocidade poderá ser efetuado atuando–se sobre a resistência de reostato conectado em série ao enrolamento da armadura do motor.
A respeito do controle de velocidade em motores CC em
funcionamento à velocidade nominal, julgue os itens a seguir.
Havendo um aumento da tensão da armadura aplicada aos terminais de um motor com excitação independente, deverá ocorrer aumento da velocidade no eixo do rotor do motor, desde que mantidas as demais grandezas de controle de velocidade constantes.