A Lista de Verificação de Segurança da OMS do programa “Cirurgias seguras salvam vidas”, desenvolvida para ajudar as equipes cirúrgicas a reduzir a ocorrência de danos ao paciente, consiste em um checklist de verificações de segurança que deve ser aplicado em três momentos cirúrgicos. No segundo momento, que ocorre imediatamente antes da cirurgia, denominado “tempo de preparo”, entre outros itens, é verificado se
Considere a notícia a seguir.

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, a disponibilização, pelo SUS, do medicamento dapagliflozina para portadores de diabete tipo 2 com 65 anos ou mais, com doença cardiovascular estabelecida ou com doença renal relacionada ao transtorno, atende ao princípio do SUS de
Conforme Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, referente aos princípios fundamentais, assinale a alternativa INCORRETA.
As hepatites virais A e E estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, relação sexual desprotegida e qualidade da água e dos alimentos. São alguns dos reservatórios da hepatite E, EXCETO:
Conforme protocolo da American Heart Association (2015), assinale a alternativa INCORRETA referente à ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em pacientes pediátricos.
Durante um atendimento de emergência, o paciente encontra-se inconsciente e com respiração ausente. A conduta do profissional da saúde é a checagem de um pulso central. Nesta situação, qual artéria é mais indicada para o profissional realizar a verificação da presença de pulso?
Os grupos alimentares compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio são:
O exame das pupilas consiste em avaliar diâmetro e fotorreatividade. Essa é uma ferramenta importante para detectar assimetrias que também indicam alterações neurológicas.
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pupilas midriáticas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se dilatadas.
( ) Pupilas isocóricas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se contraídas.
( ) Pupilas mióticas: pupilas de tamanhos iguais, porém encontram-se dilatadas.
( ) Pupilas anisocóricas: pupilas de tamanhos diferentes, deve-se identificar qual é maior e qual é a menor.
Assinale a sequência correta.
Considerando as condutas a serem adotadas pelo enfermeiro em relação ao tratamento e prevenção de feridas, assinale a alternativa correta.
A mucosite oral é uma das complicações do tratamento do paciente com câncer e que resulta em dor intensa com prejuízo na alimentação e na comunicação verbal. Esta complicação é o resultado de uma série de reações inflamatórias nas células epiteliais e subepiteliais da mucosa oral, sendo correto afirmar
que:
A hemodiálise é o processo de filtração do sangue, que consiste em extrair as substâncias nitrogenadas tóxicas e remover o excesso de água. Para isso, o sangue é desviado do paciente para um dialisador, no qual é “limpo” e, em seguida, é devolvido ao paciente. Nesse procedimento dialítico, o excesso de água é removido do sangue através do processo de:
O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos, ocasionando complicações em longo prazo. Atinge proporções epidêmicas, com estimativa de 415 milhões de portadores de DM mundialmente. A hiperglicemia persistente
está associada a complicações crônicas micro e macrovasculares, aumento de morbidade, redução da qualidade de vida e elevação da taxa de mortalidade. A classificação do DM tem sido baseada em sua etiologia. Os fatores causais dos principais tipos de DM – genéticos, biológicos e ambientais – ainda não são
completamente conhecidos.
(Disponível em: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf. Acesso em: 04/02/2020.)
Em relação ao assunto proposto no trecho anterior e com base nos conhecimentos sobre as teorias de enfermagem, responda à questão.
Doenças coronarianas, cerebrovasculares, vasculares periféricas, infecções, amputações de membros inferiores e demais situações de estresse metabólico predispõem ao aparecimento da hiperglicemia hospitalar definida como uma elevação glicêmica identificada em pacientes diabéticos que apresentam descompensação glicêmica no momento da internação, os que não sabiam ser diabéticos e recebem o diagnóstico neste momento, os que sabidamente têm níveis de glicemia normais; porém, apresentam hiperglicemia no momento da internação. Por isso, recomenda-se que em todos os pacientes hospitalizados seja realizado pelo menos um teste de glicemia admissional. A hiperglicemia hospitalar é definida por valores de glicemia maiores que:
Pacientes hospitalizados, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva, são constantemente avaliados quanto ao estado ácido-base do sangue, pois, além de fornecer dados de desvios do equilíbrio ácido-básico, fornecem também dados sobre a função respiratória e sobre as condições de perfusão tecidual. Para manter o pH do sangue em níveis normais (entre 7,35 e 7,45), o organismo lança mão de mecanismos compensatórios que podem ocorrer instantaneamente, em minutos e em horas ou dias. O mecanismo que ocorre instantaneamente à alteração ácido-básico constituindo, assim, a primeira linha de defesa para variações do pH corresponde à(ao):
A ausculta cardíaca faz parte do exame físico do coração, sendo uma importante fonte de informação para o seu estudo clínico. Através dela é possível detectar as bulhas cardíacas, ritmo e frequência, cliques ou estalidos, sopros, ruídos de pericardite e atrito pericárdico. Dentre os principais focos de
ausculta cardíaca está o foco aórtico que se localiza no:
A Norma Regulamentadora 32 “estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde”.
(Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/nr-32-normaregulamentadora-no-32/ Acesso em: 05/02/2020.)
Esta norma se aplica: