Dentre os sinais e sintomas gestacionais mais comuns e que auxiliam o diagnóstico da gravidez, constitui sinal de probabilidade:
A investigação epidemiológica é o processo que permite acompanhar a ocorrência de uma doença ou agravo nos indivíduos, sendo operacionalizada mediante o preenchimento de ficha de investigação. Esta investigação deve ocorrer sempre que for notificado um caso:
Dor torácica que ocorre de forma repentina e contínua, acompanhada de dispneia, náuseas, vômitos, sudorese e palidez, são manifestações clínicas da seguinte doença:
Paciente que apresenta fraqueza muscular e reflexos diminuídos dos membros inferiores, não afetando a função cognitiva e o nível de consciência e com história de doença viral, nas poucas semanas anteriores, sugere quadro do distúrbio neurológico conhecido como:
A micção excessiva à noite caracteriza um problema associado a alterações da micção denominado:
De acordo com a Portaria n° 1.271, de 06 de junho de 2014, constitui doença de notificação compulsória imediata:
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda que possui dois ciclos epidemiológicos de transmissão distintos: silvestre e urbano. No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de mosquitos infectados, conhecidos como:
No Calendário de Vacinação da Gestante, o Ministério da Saúde preconiza a seguinte vacina:
Na atenção ao pré-natal de baixo risco, o registro dos movimentos fetais, com o objetivo de promover uma avaliação clínica do bem-estar fetal na gravidez, deve ser realizado a partir da seguinte semana gestacional:
Segundo o Programa Nacional de Imunizações, não há evidências de que, em gestantes, a administração de vacinas de vírus inativados acarrete qualquer risco para o feto. Assim, em situações de pós-exposição, a gestante pode ser vacinada contra:
A gravidez pode induzir hipertensão arterial em mulher, previamente, normotensa ou ainda agravar uma hipertensão preexistente. De acordo com as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, o aparecimento de hipertensão e proteinúria (300 mg ou mais de proteína em urina de 24 horas), após 20 semanas de gestação, em gestante previamente normotensa, é classificado como:
Considerando o descrito no TEXTO 06, no qual a prescrição exige a infusão do soro rigorosamente em 24h, concluiu-se que há necessidade de se realizar, com precisão, o cálculo do gotejamento do soro. Neste sentido, após os referidos cálculos se chegou ao seguinte gotejamento:
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) doença transmissível é “aquela determinada por agente infeccioso específico ou por seus produtos metabólitos e que resulta da transmissão (...) para um hospedeiro susceptível, de forma direta ou indireta”. As doenças transmissíveis infecciosas classificam-se em: bacterianas, protozoárias, virais e micóticas. Na linha desse enfoque, assinale a alternativa CORRETA.
Todas as doenças transmissíveis são consideradas doenças de controle epidemiológico e de responsabilidade da saúde pública. Assim, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema que significa um conjunto de unidades, serviços e ações que interagem para um fim comum. Esses elementos integrantes do sistema referem-se, ao mesmo tempo, às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde. Analise os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o Técnico em Enfermagem
exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem,
cabendo-lhe
I. assistir o(a ) enfermeiro(a ) na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar.
II. assistir o(a ) enfermeiro(a ) no planejamento, programação, orientação e supervisão das
atividades de assistência de Enfermagem.
III. a consultoria, a auditória, e a emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.
IV. assistir o(a ) enfermeiro(a ) na prevenção e no controle das doenças transmissíveis em
programas de vigilância epidemiológica em geral.
V. planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência
de Enfermagem.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens