Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8895 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Sobre o nitroprussiato de sódio, podemos afirmar que é uma droga:

Uma prescrição médica apresentava Ringer Lactato 720 ml, infundir 60 gotas/min.

Quantos ml devem ser administrados por hora?

Uma vítima foi picada por uma serpente conhecida como jararaca em terço distal do membro inferior esquerdo.

Uma conduta geral a ser feita no local do acidente é: 

O choque hipovolêmico apresenta o seguinte quadro clínico: 

O calendário vacinal do adolescente tem a vacina contra o HPV e deve obedecer ao seguinte esquema: 

Considerando que os cuidados com drenos aplicam-se a pacientes que estejam com qualquer sistema de drenagem instalado, analise as proposições abaixo. I. A drenagem de tórax é um procedimento em que tubos são introduzidos na cavidade pleural para retirada de ar ou líquidos.
II. Dreno Penrose é um dos tipos de drenos utilizados em pneumotórax por trauma.
III. Em caso de dreno de tórax sistema aberto, deve-se ordenhar quando prescrito.
IV. A troca do selo d’água deve ser feita de forma lenta e não esquecer de pinçá-lo com a mão.
V. São considerados tipos de drenos abdominais tubular e Penrose.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

O Zoneamento da Central de Material e Esterilização (CME) deverá obedecer a um fluxograma unidirecional contínuo, de acordo com as atividades ali realizadas, objetivando evitar o cruzamento de artigos sujos com os limpos e estéreis. É importante, também, observar o fluxo de pessoal evitando que o funcionário escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa. Considerando o exposto, assinale a assertiva CORRETA.

Imunização é um conjunto de métodos terapêuticos destinados a atribuir ao organismo resistência contra determinadas doenças infectocontagiosas. A vacinação é uma técnica simples e barata, mas que exige organização dos serviços de saúde. Neste sentido, o Programa Nacional de Imunização (PNI) tem como objetivos coordenar a utilização e o suprimento de imunobiológicos e ampliar a cobertura vacinal dando preferência às crianças de zero a cinco anos. Tomando por base o calendário de vacinação 2016 do Ministério da Saúde, assinale a assertiva CORRETA.

O Hospital-Dia foi instituído pelo MS através da Portaria 224/92, com a finalidade de desenvolver programas de atenção à saúde por uma equipe multiprofissional visando substituir a internação integral, valorizando a determinação social das doenças. Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA.

Os sinais vitais são indicadores indispensáveis do estado de saúde da pessoa. As proposições a seguir tratam da verificação, por parte do técnico em enfermagem, dos supracitados sinais, julgue-as.

I. Antes de iniciar a aferição da temperatura, deve-se movimentar o termômetro para baixo, para que a coluna do mercúrio desça ao bulbo atingindo 35ºC.

II. A frequência respiratória pode apresentar as seguintes características: bradipneia; taquipneia; dispeneia; eupneia; apneia e ortopneia.

III. O pulso é denominado de fino ou filiforme quando a pulsação cardíaca bate com regularidade e o volume está moderado.

IV. Na medição da pressão arterial, o final do quinto som de Korotkoff é indicador da pressão diastólica.

V. Na medição da pressão arterial, o primeiro som de Korotkoff reflete a pressão sanguínea sistólica.

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

A partir do que prescreve o Caderno de Atenção Básica: Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica Diabete Mellitus do Ministério da Saúde (2013), analise as proposições abaixo. I. É recomendada a monitorização da glicemia capilar até duas vezes ao dia de todas as pessoas com DM tipo 1
II. O controle glicêmico pode ser monitorado por glicemias de jejum, pré-prandial, pós-prandial e pela hemoglobina glicada.
III. A via de administração usual da insulina é a subcutânea, mas a insulina regular também pode ser aplicada por via intravenosa em situação que requer efeito clínico imediato.
IV. A queda da glicemia leva a sintomas neuroglicopênicos, tais como: fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma, convulsão.
V. O termo diabetes mellitus refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hipoglicemia e distúrbios no metabolismo.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

Nas últimas décadas a demanda de atendimentos da clientela, associada às necessidades de cuidados de enfermagem cada vez mais complexos, tem imposto à equipe de enfermagem uma sobrecarga de trabalho, influenciando na qualidade da assistência prestada. Portanto, o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN - publicou a Resolução 293/2004, que estabelece os parâmetros de dimensionamento de pessoal de enfermagem nos serviços de saúde. Em se tratando de dimensionamento de pessoal, assinale a alternativa CORRETA.

A toxemia gravídica é um quadro multissistêmico que ocorre habitualmente no final da gravidez e caracteriza-se por manifestações clínicas associadas à hipertensão, edema e proteinúria. Dentre suas complicações, a disfunção hepática mais grave é a síndrome HELLP, que é caracterizada por

A Lei 7.498/86 dispõe A Lei 7.498/86 dispõe sobre o exercício profissional da Enfermagem. O enfermeiro(a) exerce todas as atividades de enfermagem, destacando-se que algumas delas são privativas somente desse profissional. Assinale a alternativa que apresenta tais atividades.

As doenças crônico-degenerativas, inclusive o câncer, constituem-se uma importante causa de mortalidade. Os vários tipos de câncer, ainda que tenham o mesmo mecanismo fisiopatogênico, diferem do ponto de vista clínico, do etiológico e do preventivo. São doenças diferenciadas, sendo que a maioria é determinada ou está associada a fatores extrínsecos à pessoa (estilo de vida e fatores ambientais) e, portanto, são potencialmente preveníveis. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que corresponde a prevenção secundária.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282