Responda verdadeiro “V" ou falso “F" com relação às características do leite materno e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(__) A concentração de carboidratos no leite aumenta no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama.
(__) O leite humano possui numerosos fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. A IgA secretória é o principal anticorpo, atuando contra microrganismos presentes nas superfícies mucosas.
(__) O leite materno contém outros fatores de proteção, tais como anticorpos IgM e IgG, macrófagos, neutrófilos, linfócitos B e T, lactoferrina, lisosima e fator bífido. Esse favorece o crescimento do Lactobacilus bifidus, uma bactéria não patogênica que acidifica as fezes, dificultando a instalação de bactérias que causam diarreia, tais como Shigella, Salmonella e Escherichia coli.
A ____________ é um fator de risco, inegável à instalação do AVC isquêmico, porém, ela desempenha um papel mais relevante na etiologia do AVC hemorrágico.
Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:
Considere as vacinas a seguir e as vias de administração e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
Os medicamentos devem ser administrados com a segurança necessária, sendo que dose refere-se à quantidade de medicamento que deve ser ministrada ao paciente a cada vez. Assinale a alternativa CORRETA sobre dose de manutenção:
Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. Assinale a alternativa CORRETA sobre sinais e sintomas de sífilis secundária:
A indicação mais importante do Monitoramento contínuo da Glicose (MCG) é facilitar os ajustes na conduta terapêutica, com o objetivo de melhorar o controle glicêmico. Os referidos ajustes incluem, EXCETO:
Analise as afirmativas sobre o Diagnóstico de Enfermagem Padrão Respiratório Ineficaz: I- O padrão respiratório ineficaz é definido pela North American Nursing Diagnosis Association, como: “inspiração e/ou expiração que não proporciona ventilação adequada”. Está relacionado a causas diversas, que podem incluir problemas cardíacos, neurológicos, psicológicos, levando ao comprometimento da função pulmonar. II- Encontra-se inserido no domínio respiração/ventilação definido como: “produção, conservação, gasto ou equilíbrio de recursos energéticos ventilatórios”; e nas classes cardiovasculares/pulmonares, definido por “mecanismos cardiopulmonares que dão suporte à atividade/repouso”. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Com relação a vacina contra Febre amarela, quem não deve tomar:
Assinale a alternativa correta em relação pressão arterial:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Ortopneia é a dificuldade respiratória (dispneia) que ocorre quando a pessoa está deitada, fazendo com que a pessoa tenha que dormir elevada na cama ou sentada em uma cadeira. A ortopneia se pude ver em:
Paciente com quadro de 4 semanas de evolução de febre graduada em 38,5º C em 5 (cinco) oportunidades, internado desde uma semana atrás sem diagnóstico claro apresenta:
A vacina BCG tem como contra indicação:
Os Núcleos de Apoio a de da Família A foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. São constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento. Sobre o NASF está correto o que se afirma em:
O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem e organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: