Indique a alternativa que NÃO caracteriza a síndrome do intestino irritável.
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente a lacuna:
______ trata-se do rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. À inspeção inicial, o paciente pode já estar claramente sonolento ou parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma, há sempre diminuição do grau de clareza do sensório, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração.
Considere os itens a seguir sobre as orientações dadas pelo Enfermeiro ao paciente em tratamento quimioterápico:
São orientações corretas dadas pelo Enfermeiro as apresentadas nos itens:
São fatores que afetam o processo de cicatrização das feridas, relacionados aos estressares da ferida, EXCETO
Coloque V para verdade ir o ou F para falso e marque a alternativa que contém a sequência CORRETA O exame abdominal neonatal deve incluir: ( ) Inspeção e palpação do cordão umbilical. ( ) Avaliação do tamanho e contorno do abdome. ( ) Ausculta dos sons intestinais. ( ) Palpação dos órgãos internos. ( ) Avaliação da coloração da pele.
Sobre o exercício profissional do enfermeiro previsto na RESOLUÇÃO COFEN-358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, marque a alternativa INCORRETA:
Imediatamente após realização de procedimento de colonoscopia, habitualmente utilizado como exame preventivo para rastreamento de câncer de cólon e doenças intestinais, é necessário monitorar o paciente quanto à ocorrência de:
A crescente incidência de hepatite viral constitui uma preocupação cada vez maior na saúde pública. A doença é importante porque é fácil de transmitir, apresenta elevada morbidade e causa prolongado absenteísmo escolar e laboral. Em relação à hepatite viral se pode afirmar que:
A labirintite se caracteriza como uma inflamação da região auditiva interna, geralmente associada a etiologia bacteriana ou viral. As manifestações clínicas habituais desta patologia são:
Um dos tratamentos cirúrgicos utilizados na tentativa de erradicar o câncer de mama que se apresenta com maior nível de agressividade e riscos é a mastectomia radical modificada. Esta cirurgia consiste na retirada:
A identificação do paciente é prática indispensável para garantir sua segurança em qualquer ambiente de cuidado à saúde, evitando, assim, diversos erros, tais como de medicação, durante a transfusão de hemocomponentes, em testes diagnósticos, de procedimentos realizados e de entrega de bebês às famílias erradas. No cuidado em pediatria, é também sugerida a utilização da etiqueta de identificação, na qual deverá constar, além do nome da criança e da data de nascimento, o nome da seguinte pessoa:
Durante processo hemorrágico em lesões cutâneas, é mais indicado o seguinte tipo de curativo:
Na terminologia utilizada em eventos cirúrgicos, o sufixo –ectomia significa:
A dengue caracteriza-se por um cenário de transmissão endêmica / epidêmica em grande parte do Brasil, determinada principalmente pela circulação simultânea de vários sorotipos virais. O cenário de intensa transmissão contribui para a mudança no perfil da doença no país. Entre as principais mudanças na epidemiologia da doença no Brasil, destaca-se a ocorrência cada vez maior de suas formas graves e de óbitos. Apesar do aumento da gravidade dos casos, a forma de tratar e salvar vidas continua com os mesmos princípios. São eles:
A reanimação cardiopulmonar tem como finalidade restabelecer prontamente a circulação e a ventilação eficazes para os órgãos nobres como cérebro, coração e rins. O tempo é o fator de consideração mais importante no atendimento deste tipo de paciente. O suporte básico de vida que é realizado pelo enfermeiro em situação de parada cardiorrespiratória contempla: