Numa determinada investigação procedida pelo Ministério Público do Pará, certo economista foi convocado para verificar como reagiu o mercado do produto “óleo diesel”, via cálculos na elasticidade-preço da demanda do produto sob análise. Levantou-se, junto aos dados oferecidos no processo, que, quando o preço era de R$ 5,00 o litro, eram comercializados no mercado total de certa localidade 1.000.000 de litros do produto. Após o governo estadual reduzir a tributação estadual (ICMS) a zero, o preço se reduziria em 10%. Pelos seus levantamentos, a quantidade consumida, após a redução dos preços, o mercado total passou a consumir 1.200.000 litros. Após efetivar o cálculo da elasticidade-preço da demanda, constata-se que:
Após levantamento no setor de produção de determinada empresa, constatou-se que sua função custo total de x unidades C(x) = 0,1 x² + 3x + 4.000. Assinale a alternativa a seguir que exprime o custo médio, quando são produzidas 100 unidades do produto.
Após efetuar a função produção de determinada empresa (P), concluiu-se que ela equivale a P = 500X0,50, onde P corresponde à produção mensal, X é número de homens-hora empregados por mês nesta produção. Considerando tais informações, assinale a produtividade marginal do trabalho quando são produzidas 6.400 unidades.
Um mercado caracterizado como sendo de concorrência perfeita tem a sua curva de demanda expressa por Qd = 6.500 – 100P e sua curva de oferta dada por Qo= 1.200P. Cada firma que compõe este mercado tem o seu custo total dado por CT(q) = 722 + q²/200. Diante das informações, assinale a quantidade produzida por cada firma, o número de firmas que deve existir no mercado, bem como o lucro de cada firma.
Considere a função de produção dada por em que P é a produção mensal (em toneladas) e L, o número de homens-hora empregados. Considerando as informações, assinale a produtividade marginal do trabalho em toneladas, quando são empregados 25 unidades de homens-hora.
A função consumo da sociedade é: C = 200 + 0,8Y
Onde: Y = renda e C = consumo
O nível de investimento planejado foi: I = $100
O Equilíbrio é: Y = C + I
Observando as informações, assinale a alternativa que determine qual será a renda e o consumo de equilíbrio com Investimento para esta sociedade.
Considerando as informações do gráfico, assinale a alternativa correta.
Ao verificar se a Lei Orçamentária Anual contém dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, o avaliador está considerando o princípio orçamentário denominado:
Considerando os principais aspectos teóricos relacionados à economia da defesa da concorrência, julgue o item a seguir.
A assimetria de informação é irrelevante para o escopo da defesa da concorrência.
Acerca da teoria microeconômica, julgue o item a seguir.
No modelo de Bertrand sem diferenciação de produto, o preço equilíbrio de um duopólio será igual ao preço de equilíbrio competitivo, que se iguala ao custo marginal de produção do bem produzido.
Acerca da teoria microeconômica, julgue o item a seguir.
Considere-se que um consumidor com renda igual a R possua preferências representadas pela função U(x,y) = 4x + 2y, em que x e y sejam as quantidades consumidas de cada um dos dois bens disponíveis na economia, cujos preços são dados por px = py = 4.
Nessa situação, caso o preço do bem y caia para py = 1, o efeito substituição será nulo.
Em relação ao período pré-1973 no que diz respeito à indústria do petróleo, julgue o próximo item.
Constitui característica histórica desse período o decréscimo na renda das famílias nos países produtores de petróleo.
A respeito das falhas de mercado e dos conceitos básicos que caracterizam a teoria da regulação econômica, julgue o item a seguir.
As falhas de mercado impedem que uma economia opere em regime de competição perfeita.
A respeito das falhas de mercado e dos conceitos básicos que caracterizam a teoria da regulação econômica, julgue o item a seguir.
A possibilidade de ocorrência de externalidades negativas no segmento de petróleo e gás natural é uma razão para a atuação regulatória do Estado.