Determinada empresa monopolista tem função custo dada por C(q) = 30 + 10q, sendo q a quantidade produzida do produto e C o custo total de produção. A demanda do mercado em que a empresa atua é dada por P(q) = 100 – 2q, em que q é a quantidade consumida do produto e P é o preço de mercado do produto. A empresa pratica discriminação de preços de 1.º grau.
Nessa situação hipotética, o lucro da empresa está entre
Julgue os próximos itens, considerando o papel do governo na economia.
I Como os bens públicos não podem ser fornecidos de forma compatível com as necessidades da sociedade por meio do sistema de mercado, o governo deve determinar o tipo e a quantidade de bens a serem ofertados e calcular o nível de contribuição de cada consumidor.
II Caso a distribuição de renda resultante, em determinado momento, das dotações dos fatores de produção não seja a desejada pela sociedade, o governo poderá promover uma distribuição mais justa por meio de transferências, impostos e subsídios.
III Caso as flutuações da economia decorram de uma insuficiência ou de um excesso da procura agregada, o governo poderá agir sobre a demanda agregada da economia para manter altas taxas de crescimento e de emprego e baixa inflação.
Assinale a opção correta.
Texto 7A3
O Banco Central do Brasil, órgão de execução da política monetária no Brasil, foi criado para substituir a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), durante um dos planos governamentais de desenvolvimento do Brasil, para fazer avançar a estrutura institucional do País.
Entre os eventos relacionados ao plano a que se refere o texto 7A3 inclui-se
O Segundo Teorema do Bem-Estar Social prediz que
Em relação às externalidades, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A intervenção do Estado se faz necessária apenas quando as externalidades são negativas.
( ) Uma forma de zerar ou mitigar a geração de externalidades negativas é por meio da imposição de multas aos agentes que causam danos à sociedade.
( ) No problema da tragédia dos comuns, o custo da super exploração do bem comum que pode levar à sua extinção é um exemplo de externalidade.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Julgue os itens a seguir, a respeito da teoria microeconômica.
O efeito da colocação de um imposto específico em uma relação de oferta e demanda competitiva gera o aumento do preço e a redução da quantidade consumida, ao que se dá o nome de peso morto.
Considere uma economia com a função de produção do tipo Cobb-Douglas Y = K0,5·L0,5, em que Y é a produção, K é o estoque de capital e L é a quantidade de trabalho. Considere, ainda, que o preço do insumo trabalho seja o dobro do insumo capital, o qual é normalizado para o valor unitário, e que o orçamento da firma seja de 4 unidades monetárias.
A demanda por capital será de 2 unidades.
Em relação à teoria do consumidor, julgue os itens subsequentes.
Na função demanda walrasiana, apenas os preços relativos são relevantes.
Em relação à teoria do consumidor, julgue os itens subsequentes.
Os bens inferiores não são, necessariamente, um bem de Giffen.
Com referência ao modelo IS/LM e aos seus desdobramentos teóricos, julgue os itens a seguir.
No modelo keynesiano, a taxa de juros é um fenômeno decorrente de fatores reais, a exemplo da produtividade marginal do capital.
Durante a pandemia de covid-19, o governo federal instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (PEMER). Entre outras medidas, o programa garantia o pagamento, pelo Estado, de uma parte do seguro-desemprego ao trabalhador com contrato de trabalho suspenso ou com salário ou jornada de trabalho reduzido, preservando a remuneração e assegurando a permanência do trabalhador no emprego pelo dobro do tempo durante o qual fez jus ao benefício. Considerando essas informações e a teoria das finanças públicas, julgue o item seguinte.
O PEMER caracteriza-se como uma ação do governo no âmbito de sua função estabilizadora da economia.

Considerando essas informações e os conceitos de contabilidade fiscal, julgue os próximos itens.
A necessidade de financiamento do setor público em 2022 foi de R$ 712 bilhões, conforme apurado pelo Banco Central pelo critério abaixo da linha.
No que se refere à intervenção do Estado na ordem econômica, julgue o item a seguir.
A intervenção direta do Estado na ordem econômica, na perspectiva constitucional, pode se dar sob o regime monopolista ou sob o regime concorrencial; neste, o Estado atua, por meio de suas empresas públicas, sociedades de economia mistas e outras entidades, apenas nos casos necessários aos imperativos da segurança nacional ou à relevante interesse coletivo.
Julgue os itens subsecutivos, com relação aos planos de desenvolvimento implementados na segunda metade do século XX e às mudanças estruturais na economia brasileira.
Para lidar com as dificuldades associadas à ausência de mecanismos privados de financiamento aptos a sustentar o processo de industrialização brasileiro, o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) promoveu diversas reformas nos mercados financeiro e de capitais, entre elas a do Banco Central do Brasil e a da Comissão de Valores Mobiliários.
Relacione cada um dos instrumentos de controle monetário com suas respectivas características.
1. Reservas compulsórias
2. Empréstimos de liquidez
3. Operações de mercado aberto
( ) Incidem sobre os depósitos à vista, poupança, depósitos a prazo e outras formas de captação dos bancos.
( ) Balizados pela taxa de redesconto, servem para cobrir insuficiência de caixa dos bancos frente à demanda de recursos pelos depositantes.
( ) Por meio desse instrumento, regula-se o grau de liquidez do sistema econômico.
A relação correta, de cima para baixo, é: