Um traço positivo do sistema tributário no Brasil é a
Durante o regime militar, a economia brasileira mergulhou em uma das mais graves crises de sua história. Para conter a inflação elevada, os governos posteriores ao regime militar adotaram planos econômicos para tentar combater a hiperinflação. Qual plano econômico bloqueou contas e aplicações financeiras nos bancos, confiscou cerca de 80% do dinheiro que circulava no país, incluindo o das cadernetas de poupança e extinguiu a moeda vigente à época, o cruzado, restabelecendo o cruzeiro?
O economista estadunidense David Laibson fez um experimento perguntando o seguinte às pessoas:
Questão 1: Você prefere (A ) um bombom hoje ou (B ) dois bombons amanhã?
Questão 2: Você prefere (A ) um bombom daqui a 100 dias ou (B ) dois bombons daqui a 101 dias?
Nas respostas, boa parte das pessoas que respondeu “A" à primeira questão optou por “B" na segunda questão. Isso
ajudou Laibson a identificar raízes comportamentais para:
Aplica-se o deflator implícito para:
Identifique como verdadeiras (V ) ou falsas (F ) as diferentes etapas do planejamento no setor público brasileiro: ( ) De 1934 a 1945, no Estado Novo, com a implantação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). ( ) De 1946 a 1956, com tentativas de implantação de um órgão central de planejamento e esforços de reorganização administrativa do poder central. ( ) Entre 1956 e 1963, com a tentativa de coordenar órgãos do poder central em função de planos de ação. ( ) Os governos militares após 1964 através do PAEG e dos PNDs I e II. ( ) As décadas de 1980 e 1990, com a criação do Ministério do Planejamento e de Superintendências de Desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Quando da emissão de dívida na forma de debêntures, o credor receberá juros acrescidos de prêmio: 1 em títulos emitidos e resgatados ao par. 2 em títulos emitidos abaixo do par e resgatados ao par. 3 em títulos emitidos ao par e resgatados acima do par. O credor receberá juros acrescidos de prêmio nos casos:
Sobre a necessidade de financiamento externo da economia brasileira após 1994, considere as seguintes afirmativas: 1 O hiato de recursos foi ampliado. 2 O hiato de recursos, que nas décadas anteriores tinha sido determinante importante do endividamento externo, passou a ser determinado pelo influxo de capital. 3 A estabilidade inicial de preços após o Plano Real atraiu grande entrada de investimentos greenfield, o que garantiu o aumento da oferta e da competição internas. 4 A política econômica da chamada âncora cambial incluía a elevação das taxas de juros internas, resultando numa nova estrutura de entrada de capitais com maior participação dos fluxos de portfólio. Assinale a alternativa correta.
A literatura sobre o desenvolvimento econômico no Brasil ao longo do século XX salienta seu aspecto concentrador de renda. Sobre esse processo, identifique como verdadeiras (V ) ou como falsas (F ) as seguintes afirmativas: ( ) A passagem da mão de obra não qualificada do setor agrário para o urbano industrial ocorreu sem sua qualificação formal, o que acomodou as demandas do sistema produtivo com trabalho nada ou pouco qualificado e ajudou a produzir elevada e persistente desigualdade educacional. ( ) O descompasso entre os avanços na indústria e a universalização de todos os níveis de educação ajudou a estabelecer um elevado prêmio à escolaridade. ( ) Maior sofisticação na indústria e em serviços a ela associados vem demandando maior qualificação do trabalho, o que reduz o retorno à educação se não houver o proporcional crescimento da qualificação da mão de obra. ( ) Os sistemas produtivo e educacional criados no período resultaram em alto grau de mobilidade educacional no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre uma sociedade com crescimento demográfico natural, considere as seguintes afirmativas: 1 Gastos com bens públicos puros aumentam na mesma proporção do aumento populacional líquido. 2 Os gastos per capita com educação aumentam na mesma proporção do aumento populacional líquido. 3 Os gastos absolutos com bens e serviços voltados à população mais idosa tendem a aumentar nas décadas vindouras. 4 As receitas públicas per capita oriundas do trabalho assalariado são reduzidas em função da elevação do desemprego e da queda dos salários. 5 Gastos com bens públicos cujo custo marginal de uso é zero aumentam apenas de forma descontínua à medida que houver saturação do uso. Sobre essa sociedade, estão corretas as afirmativas:
Mudanças institucionais promovidas com a Constituição Federal de 1988 redirecionaram a atuação do Estado no que tange aos seus efeitos socioeconômicos e de desenvolvimento humano. Considere as seguintes mudanças: 1 Universalização do acesso ao sistema previdenciário, principalmente com a inclusão dos trabalhadores rurais. 2 Redução da legislação trabalhista, com vistas a proporcionar maior liberdade e igualdade de forças nas negociações entre empregadores e empregados. 3 Universalização do acesso à terra, através da especificação dos elementos necessários à implementação da reforma agrária. 4 Universalização da educação gratuita em todos os níveis. É/São mudança(s ) promovida(s ) pela Constituição Federal de 1988.
As diferentes magnitudes de elasticidade-renda εr descritas abaixo classificam os bens em categorias distintas

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de classificação dos bens, de cima para baixo.
Segundo Pindyck e Rubinfeld (2010), em relação ao efeito renda e ao efeito substituição, pode-se afirmar que
Segundo Spiegel (2004), em relação aos Testes de Hipóteses, pode-se afirmar que
De acordo Krugman & Obstfeld (2005), como se denomina a venda à vista de uma determinada moeda combinada com uma recompra futura dessa mesma moeda?
De acordo com Securato (2007), a importância da intervenção governamental pode ser justificada pela existência dos seguintes bens :