Com relação à economia brasileira, julgue os itens de 71 a 80.
O principal mecanismo de financiamento do plano de metas foi a inflação, que era resultante da forte expansão monetária que financiava o gasto público e do aumento da concessão de crédito, que viabilizaria os investimentos privados.
Com relação à economia brasileira, julgue os itens de 71 a 80.
Em 1964, Roberto Campos, ministro de Castelo Branco, promoveu a reforma tributária e a reforma financeira. O objetivo da primeira era o aumento de arrecadação e o da segunda, o complemento do sistema financeiro nacional.
A respeito da macroeconomia, julgue os itens de 59 a 70.
Segundo o modelo clássico proposto por David Ricardo, a renda seria a taxa de lucro do proprietário de terra, ou seja, a parte do produto total que resta após o pagamento de todas as despesas correspondentes ao cultivo.
A respeito da macroeconomia, julgue os itens de 59 a 70.
Pela ótica da demanda, o PIB é a soma do consumo das famílias, do consumo do governo, do investimento público e privado e das importações menos as exportações.
A demanda por determinado bem é dada por
, em que
é a quantidade demandada e
é o preço de demanda. A oferta desse mesmo bem é dada por
, em que
é a quantidade ofertada e
é o preço de oferta.
Nessa situação hipotética, se o governo impuser um imposto de 250 unidades monetárias sobre cada unidade vendida, a quantidade consumida desse bem, considerado o equilíbrio de mercado, será igual a

Com relação aos agregados macroeconômicos de uma determinada economia, apresentados na tabela precedente, assinale a opção correta.
No que diz respeito aos agregados monetários, é correto afirmar que
O IBGE divulga trimestralmente os dados das contas nacionais. No documento Indicadores IBGE, publicado em 01/06/2023, constam os dados (em milhões de reais) a seguir.Produto Interno Bruto (PIB):
• PIB = 2.556.531
Remuneração dos Empregados não Residentes Enviada e Recebida do Resto do Mundo, dividida em duas categorias:
• Usos = 186
• Recursos = 449
Rendas de Propriedade Enviadas e Recebidas do Resto do
Mundo, divididas em duas categorias:
• Usos = 128.595
• Recursos = 44.120
Transferências Correntes Enviadas e Recebidas do Resto do Mundo, divididas em duas categorias:
• Usos = 15.321
• Recursos = 16.587
O valor da Renda Nacional Bruta será igual a (em milhões de reais):
Dentre os instrumentos de política fiscal, o governo pode lançar mão de diversas medidas, com exceção do(a):
Considere uma economia com a função de produção do tipo Cobb-Douglas Y = K0,5·L0,5, em que Y é a produção, K é o estoque de capital e L é a quantidade de trabalho. Considere, ainda, que o preço do insumo trabalho seja o dobro do insumo capital, o qual é normalizado para o valor unitário, e que o orçamento da firma seja de 4 unidades monetárias.
No curto-prazo, a função custo total médio será representada por 2/Y + Y.
Com referência ao modelo IS/LM e aos seus desdobramentos teóricos, julgue os itens a seguir.
A soma do produto pela ótica dos fatores de produção gera como resultado o produto interno bruto a preços de mercado.
Considerando o modelo macroeconômico para uma pequena economia aberta, julgue os itens a seguir.
Se o governo opera com câmbio flexível e plena mobilidade de capitais, uma expansão fiscal não produz impacto positivo no produto e gera como resultado a queda das exportações líquidas.
Considerando o modelo macroeconômico para uma pequena economia aberta, julgue os itens a seguir.
Se o governo opera com câmbio fixo, mas com plena mobilidade de capitais, uma expansão fiscal gera retração das exportações líquidas.
Acerca dos instrumentos de política econômica, julgue os itens subsequentes.
O Brasil adota o regime de câmbio flutuante desde 1999, de forma que o Banco Central não interfere no mercado para determinar a taxa de câmbio, embora possa atuar, ocasionalmente, para manter a funcionalidade do mercado, inibindo movimentos desordenados de natureza especulativa.
Acerca dos aspectos gerais das políticas econômicas adotadas pelos últimos governos brasileiros, julgue os próximos itens.
A partir de 2018, os subsídios implícitos do Tesouro Nacional ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram sistematicamente reduzidos, aproximando-se a remuneração das fontes de recursos da instituição de fomento ao custo de emissão da dívida pública.