O bem X é negociado em um mercado competitivo, onde
atuam 3 compradores identificados pelo índice i. Esse índice
i é um número inteiro que varia de 1 a 3. A demanda qi
do comprador i é dada pela expressão qi = 100 - ip, onde
p é o preço pago pelo comprador (as demais variáveis que
influenciam a demanda sendo mantidas constantes).
Caso p = 5, qual é a quantidade total de X demandada no
mercado?
No modelo macroeconômico clássico, uma redução da oferta monetária acarretará uma nova posição de equilíbrio da economia com
A política do governo de aumento do seu gasto financiado pela venda de títulos públicos
O sistema de metas de inflação, adotado pelo Brasil em 1999, tem pautado a política monetária do país desde então.
O sistema brasileiro de metas de inflação
Um banco oferece descontar duplicatas à taxa de desconto
simples de x % ao mês, sem cobrança de despesas
administrativas. Assim, em vez de esperar 60 dias para
receber R$ 1.000,00 no vencimento de uma duplicata,
uma empresa recebeu de imediato R$ 900,00
O valor do desconto x foi
A função de produção de uma firma é expressa por
em que Y é a quantidade produzida do bem 1 3 2 3 homogêneo, K é o estoque de capital e L é a quantidade de trabalho. Supondo que a firma opere em um mercado em que os preços do insumo capital e do insumo trabalho, em unidades monetárias, sejam r = 2 e w = 4 respectivamente, julgue os itens seguintes a respeito desse mercado
A firma opera em concorrência perfeita, e a curva de custo total é dada por CT = 1,4Y.
A função de produção de uma firma é expressa por
em que Y é a quantidade produzida do bem 1 3 2 3 homogêneo, K é o estoque de capital e L é a quantidade de trabalho. Supondo que a firma opere em um mercado em que os preços do insumo capital e do insumo trabalho, em unidades monetárias, sejam r = 2 e w = 4 respectivamente, julgue os itens seguintes a respeito desse mercado
O preço de equilíbrio desse mercado é igual a 1,2 unidade monetária.
Considere que a função utilidade do consumidor do tipo Cobb-Douglas seja expressa na forma u = x 1 a x2 1-a, em que x1 e x2 são as quantidades, respectivamente, dos bens 1 e 2, a ∈(0,1) é um escalar e p1 e p2 são os preços dos bens 1 e 2 respectivamente. Considerando que w seja a renda do consumidor, julgue os itens que se seguem, relativos à teoria do consumidor.
Nessa situação, a função demanda walrasiana do bem

De acordo com a Teoria do Consumidor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Para um bem inferior, o efeito-renda é sempre maior que o efeito-substituição. ( ) Para os bens de Giffen, o efeito-renda é sempre maior que o efeito-substituição. ( ) Para os bens normais, o efeito-renda é sempre maior que o efeito-substituição. ( ) Se o preço do bem X decresce e o efeito-substituição é maior que o efeito-renda, X não é um bem de Giffen. Assinale a sequência correta.
A coluna da esquerda apresenta denominações relativas a equilíbrio geral, bem-estar e externalidades, e a da direita, a caracterização de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Segundo Teorema do Bem-Estar 2 - Teorema de Coase 3 - Alocação eficiente no sentido de Pareto 4 - Lei de Walras ( ) Ocorre quando não há possibilidade de aumentar a utilidade de um agente sem diminuir a utilidade de outro. ( ) Uma alocação eficiente é necessariamente um equilíbrio competitivo se as preferências forem convexas e localmente não saciadas. ( ) Estabelece que o valor da demanda excedente agregada é nula. ( ) Em mercados com externalidade, se os direitos de propriedades estão atribuídos sem ambiguidade e se as partes envolvidas podem negociar sem custos, então as partes irão alcançar um resultado Pareto Ótimo, independentemente de como os direitos de propriedades estão distribuídos. Assinale a sequência correta.
Na Gestão das Finanças Públicas, o Resultado Primário
A coluna da esquerda apresenta enunciados usuais em Finanças Públicas e a da direita, elementos pertinentes a esses enunciados. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Etapas da Execução das Despesas Orçamentárias
2 - Princípios de Tributação
3 - Classificações das Despesas Orçamentárias
4 - Sistemas de Tributação
( ) Capacidade de Pagamento, Neutralidade e Equidade
( ) Empenho, Liquidação e Pagamento
( ) Funcional, Institucional e Estrutura
( ) Proporcional, Progressivo e Regressivo
Assinale a sequência correta.
Para a macroeconomia clássica, a função de produção agregada ocupa papel central e pode ser representada pela equação: Y = f (K, N), onde Y indica o produto, K, o estoque de capital e N, a quantidade de trabalho. Teoricamente, uma característica comum aos “fatores reais” que determinam o nível de produção e de emprego no modelo clássico é:
Apoiado na perspectiva de industrialização da economia brasileira, o Plano de Metas adotado pelo Governo Juscelino Kubitschek, a partir de 1958, estabeleceu políticas setoriais de financiamento, em que as áreas da Energia e de Transporte foram as mais privilegiadas com recursos. Em oposição às expectativas da política econômica, no período 1956-1961, foram diagnosticados preocupantes desequilíbrios no plano macroeconômico que provocaram diversos efeitos na economia brasileira. NÃO é resultado desses desequilíbrios:
“Os Usos e Fontes de recursos do Balanço de Pagamentos (Séries Especiais – Balanço de Pagamentos: http://www.bcb.gov.br/?SERIEBALPAG) constituem forma alternativa de apresentar as contas externas, incluindo todos os itens do Balanço de Pagamentos reorganizados, de forma a ilustrar como os recursos são supridos (Fontes) para atender às demandas de transações correntes e amortizações de empréstimos externos (Usos)”. (Disponível em www.bcb.gov.br/PEC. Acesso em 21/01/15.) NÃO é elemento constituinte da conta “Usos”, conforme definição do Banco Central do Brasil: