O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a retirada do país de um tratado contra o aquecimento global firmado por 195 países em dezembro de 2015, chamado:
Em uma visita internacional inédita, o chefe de Estado norte-coreano, Kim Jong-un, viajou à China para se encontrar com o presidente Xi Jinping. Na reunião oficial, Kim se manifestou disposto a
A regionalização do espaço mundial historicamente sofre alterações em decorrências das transformações econômicas e políticas. A respeito desse processo, é CORRETO afirmar:
Muamar Kadafi governa a Líbia por 42 anos (1969 - 2011) até ser deposto por uma revolta, dentro do contexto mais amplo da chamada Primavera Árabe. Assinale a alternativa que sintetiza CORRETAMENTE as consequências políticas da deposição e morte de Kadafi.
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou em 08/05/2018 a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã, ignorando os apelos dos aliados europeus para que o pacto fosse mantido. O acordo foi assinado em Viena em 14 de julho de 2015, depois de 12 anos de crise e 21 meses de intensas negociações, entre o Irã e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha. Assinale a alternativa que indica um país que não está entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
Acerca do processo eleitoral francês, julgue o próximo item
Emmanuel Macron, um dos novos líderes políticos franceses, representa o eleitorado de extrema direita assustado com a intensificação dos atentados terroristas e com o aumento da imigração.

Considerando o texto apresentado como referência inicial, julgue o item a seguir, que tratam de aspectos diversos das relações entre os países em um mundo globalizado.
A suspeita de interferência da Rússia nas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América (EUA) revela aspectos da conturbada relação entre os dois países, remetendo a períodos de tensão da Guerra Fria entre os EUA e a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Acerca do processo eleitoral francês, julgue o próximo item
Candidatos centristas, como Jean-Luc Mélenchon, tiveram poucos votos no primeiro turno, o que demonstra a extrema polarização da sociedade francesa atual.
Leia a seguinte análise sobre uma atual situação política internacional e assinale a alternativa que indica o desafio a que o texto se refere.
Donald Trump, contrariando pesquisas e previsões, vence Hillary Clinton e é eleito presidente dos Estados Unidos (EUA). Ele tornou-se o 45º presidente dos EUA eleito pelo partido:
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no dia 1º de junho de 2017 a decisão de retirar o país do Acordo de Paris, que define:
Considerando os assuntos relacionados à chamada “Geopolítica Internacional" na contemporaneidade, assinale a alternativa INCORRETA.
Foi um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. Trata-se de:
Depois da morte de Hugo Chávez, em 2013, Nicolás Maduro foi eleito presidente da ____________________________ o que significou a continuidade do chavismo. A partir do ano seguinte, o preço do petróleo, produto base da economia do país, começou a cair. Durante 2013 e 2014, o preço médio de venda do barril era cerca de US$ 100. Em 2016, esse valor passou para US$ 33. Para reagir à situação, o governo optou pelo controle dos preços e de câmbio e também racionou as importações. A consequência foi o surgimento da mais grave crise econômica e humanitária que esse país da América do Sul já viu. A sentença que completa corretamente as informações dadas é:

Considerando o texto apresentado como referência inicial, julgue o item a seguir, que tratam de aspectos diversos das relações entre os países em um mundo globalizado.
Donald Trump foi eleito com uma plataforma que se afastava em diversos aspectos da de seu antecessor, Barack Obama, mas, no que se refere ao Acordo de Paris, o atual presidente dos Estados Unidos da América (EUA) está comprometido em manter a política adotada no governo anterior, já que se trata de tópico que afeta o planeta como um todo e envolve parcerias econômicas entre os EUA e os demais signatários do acordo.