É considerado um dos principais museus de São Paulo:
O painel se inspira na Batalha de Tejucupapo (1646), que ficou famosa pela participação vitoriosa das mulheres daquele vilarejo na luta contra os holandeses.
A respeito dessa obra, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A obra privilegia os traços alargados da pintura muralista em grandes dimensões para retratar o heroísmo da luta popular na expulsão dos invasores.
( ) A escolha do tema da Batalha de Tejucupapo e sua representação plástica denotam a intenção da artista de celebrar o protagonismo feminino ao longo da história.
( ) A pintura veicula uma mensagem pacifista, ao usar o episódio de Tejucupapo como exemplo do uso recorrente da força e
da violência na história brasileira.
As afirmativas são, respectivamente,
Quais são os principais personagens da literatura infantil brasileira criado pelo autor Monteiro Lobato.
Assinale a alternativa que corresponda o autor da música brasileira “construção”, famosa no cenário brasileiro.
Julgue o item a seguir, a respeito da história e da institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo.
A Inspetoria de Monumentos Nacionais, primeiro órgão voltado para a preservação do patrimônio no Brasil, foi criada em 1915 e estava vinculada ao Museu das Missões.
No que se refere ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), julgue o item subsequente.
O SNIIC tem como objetivo fornecer metodologias e parâmetros para a mensuração da atividade cultural.
Julgue o item seguinte, referente a narrativas patrimoniais e representações.
O conceito de patrimônio, inicialmente restrito, ampliou-se ao longo do tempo e passou a contemplar uma variedade de expressões culturais, como patrimônio histórico, material, imaterial e artístico.
Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue o próximo item.
A preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural no Brasil teve o seu impulso oficial na década de 1930, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.
Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue o item seguinte.
No campo do patrimônio material, há uma relação mais próxima entre o patrimônio cultural e o exercício da cidadania que no campo do patrimônio imaterial.
Em várias partes do Brasil, as danças folclóricas sobrevivem e são fundamentais sociologicamente. As danças folclóricas e regionais, que geralmente aconteciam nos fins de colheitas, são bons elementos para se ensinar os costumes, histórias orais e mesmo sobre épocas de plantio de algumas regiões.
GORZONI, P. Um povo que dança! Geografia, n. 33, out. 2010 (adaptado).
O folclore é a expressão da identidade de um povo, de uma região, de um país, na medida em que
A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue o item.
A pop art de meados do século XX caracteriza-se pelo frequente recurso à ironia e à paródia e pela utilização de objetos e símbolos provenientes da sociedade de consumo e da indústria cultural.
Leia a notícia, adaptada, publicada no site http://www.brasil.gov.br/cultura/2017/05/22-filmes... milhoes, acessada em 24/05/2017:
22 filmes brasileiros receberão apoio de R$ 15 milhões.
Foram selecionadas produções de animação, documentário, ficção, finalização e coprodução internacional.
Os 22 filmes brasileiros que venceram o Edital de Cinema 2016 vão receber apoio de R$ 15 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O edital foi criado em 1995 e nesta edição ampliou o apoio à categoria de filmes de animação, com a inclusão de curtas-metragens, que receberão R$ 200 mil cada. Serão contempladas produções nas categorias animação (curta e longa-metragens), documentário, ficção, finalização e coprodução internacional.
(i) No segmento animação, os vencedores foram As Novas Aventuras do Kaiser, de Marcos Magalhães; Lulina e a Lua, de Marcus Vinicius Vasconcelos; Na Trilha das Borboletas Azuis, de Vini Wolf; Safo, de Rosana Urbes; e Subsolo Invisível, de Otto Guerra.
(ii) Já os dois longas de animação selecionados (O Luto de Joana, de Cristiane Oliveira; O Império, de Karim Ainöuz) receberão R$ 1,5 milhão cada produção.
(iii) Na categoria Ficção, o Grupo 1 premia, com R$ 1 milhão cada, dois projetos que priorizem o sucesso comercial, sem prejuízo da qualidade artística e técnica. Foram selecionados neste grupo Eduardo e Mônica, de René Sampaio, e Maldita, de Tomás Portella. {...}
(iv) Na categoria documentário, foram cinco projetos aprovados, com apoio de R$ 500 mil cada: Aurora, de João Vieira Torres; Como Seria?, de Daniel Gonçalves; Em Nome Desta Terra, de Aurélio Michiles; PRK30, de Eduardo Albergaria e Paulo de Barros; e Vozes no Silêncio, de Renata Maria Coimbra. {...}
Conforme a notícia publicada no referido site, está correto o que se afirma apenas nos itens
“Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Nesse contexto, surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.” (Disponível em: www.historiadaarte.com.br.) Dentre as alternativas a seguir, qual é o movimento artístico caracterizado no enunciado?
Julgue o item a seguir, a respeito da cultura, da diversidade e da identidade nacionais.
A arte sacra barroca ganhou feições próprias no Brasil, distintamente de sua origem lusitana, ao agregar elementos das culturas negra e indígena.
Momento definidor da concepção contemporânea de “cultura brasileira”, quando foram propostas pela primeira vez muitas das ideias ainda correntes sobre a relação do país com a tradição nacional e as influências estrangeiras, o movimento modernista completou em fevereiro nove décadas de seu marco inicial. Realizada no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de 1922 reuniu um grupo de jovens artistas contestadores que, com o tempo, se tornaram, eles próprios, clássicos. (O GLOBO. Prosa e Verso: a Semana de Arte Moderna: 90 anos. 04/02/2012)
Com relação à Semana de Arte Moderna, analise as afirmativas a seguir.
I. A Semana procurava sintonizar as artes nacionais com os movimentos de vanguarda que haviam se alastrado pelas principais metrópoles europeias.
II. A Semana procurava se apropriar das influências estrangeiras de um modo crítico e criativo que tem na antropofagia seu marco mais conhecido.
III. A Semana procurava, ao romper com os valores acadêmicos, se inserir na ordem moderna internacional, mas valorizando a particularidade nacional.
Assinale: