Um estúdio de rádio possui vários equipamentos indispensáveis. Além do microfone e do computador, um outro elemento básico desse ambiente é a
A respeito das características da redação em jornais, revistas, rádio, Internet e vídeo, julgue o próximo item.
No radiojornalismo, ao se nominarem fontes e instituições, primeiramente se deve indicar o nome da pessoa e, em seguida, o seu cargo, evitando-se uso do plural, de abreviações, bem como a repetição de fonemas (cacofonias e rimas) e frases negativas.
O produtor de uma emissora de rádio all-news tem valor inequívoco, dado que desempenha diversas funções, sendo uma delas o aporte à programação. Um jornalista que desenvolve reportagem especial recebe o apoio da produção para o cumprimento da pauta.
Dessa maneira, destaca(m)-se como tarefas exclusivas do produtor de rádio em apoio ao desenvolvimento da reportagem especial:
O eco é um fenômeno comum caracterizado pela distinção entre o som produzido por uma fonte e o som refletido por um obstáculo. Esse fenômeno, em estúdios de rádio e de televisão, é chamado de
Tecnologias de comunicação como o rádio e a televisão contam com um dispositivo transdutor, que converte um sinal elétrico em ondas sonoras. Esse dispositivo é denominado de
No rádio, a comunicação criada por meio da fala, da música e dos ruídos naturais ou de efeitos é chamada de
Ao realizar uma pesquisa no setor de microfilmagem de uma biblioteca, um grupo de estudantes se deparou com importantes acontecimentos da história do rádio no Brasil. Em determinada publicação, havia uma reportagem que destacava o papel de Edgar Roquette-Pinto. Como se sabe, ele fundou, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Roquette-Pinto, que era também antropólogo, médico e ensaísta, acreditava no potencial do suporte radiofônico para divulgação de notícias de natureza científica, cultural e educativa.
A fim de complementar a pesquisa dos estudantes, é possível citar um evento que antecedeu a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, qual seja:
Em emissoras de rádio, existem várias estratégias de programação, entre as quais está a programação linear, que constitui
O trabalho técnico que objetiva a organização de materiais gravados para a produção de determinado conteúdo sonoro é chamado de
As vinhetas cumprem um importante papel na produção radiofônica, pois servem para
Entre outros, o programa de edição Sound Ford 7 ou acima suporta os seguintes formatos de áudio:
Para os profissionais do rádio, vinhetas são
O trecho musical que marca o início e o final do conteúdo que é apresentado nos intervalos de um programa radiofônico é chamado de
Na programação radiofônica, o termo playlist faz referência a uma lista de reprodução relacionada às
A programação de uma emissora de rádio tende a incluir música, notícias e programas de comentários e análise. A fim de facilitar para os produtores, esse material é organizado por gênero. Esta expressão vem do latim genus/generis (família, espécie) e, para os veículos de comunicação, representa uma