Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A consonância está entre os valores-notícia de construção, que se relacionam com os critérios de elementos do acontecimento que serão incluídos na notícia.

A consonância é entendida como

Adota como principal critério de noticiabilidade o valor-notícia consonância:

Um jornal diário de grande circulação de São Paulo publicou duas notícias. A primeira abordava um acidente com expressivo número de vítimas fatais, ocorrido em uma rodovia estadual. Já a segunda notícia trazia uma relação do preço do álcool combustível vendido em cinquenta postos da capital.

Com relação aos critérios de noticiabilidade adotados pelos editores daquele jornal, os dois acontecimentos citados se referem, respectivamente, a:

Considerando que no meio jornalístico se diz que, quando um cachorro morde um homem, não há notícia, mas, se um homem morde um cachorro, há uma notícia, e uma notícia sensacional, julgue o item subsequente, acerca de notícia.

O ataque humano a um cão é notícia porque envolve o exótico, o antropomorfismo e constitui um atentado aos direitos dos animais.

Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.

São atributos de relevância da notícia a sua atualidade, curiosidade e emoção e as suas consequências.

Considerando que no meio jornalístico se diz que, quando um cachorro morde um homem, não há notícia, mas, se um homem morde um cachorro, há uma notícia, e uma notícia sensacional, julgue o item subsequente, acerca de notícia.

A notícia de que um homem mordeu um cachorro cativa o leitor pela emoção e surpresa, dada a inversão de papéis do homem e do cachorro.

Com relação à imprensa escrita, julgue o item seguinte.

A noticiabilidade, isto é, a capacidade de um fato tonar-se notícia, pode ser medida em termos de valores-notícia, entre cujos critérios incluem-se o furo ou a exclusividade, que integram a categoria relativa ao público.

Os critérios usados pelos jornalistas para definir se um fato tem ou não potencial de notícia podem ser divididos em substantivos e contextuais, dependendo do próprio fato ou do processo de produção noticiosa.

Assinale a opção que apresenta apenas critérios contextuais.

Sobre a objetividade e a recepção da mensagem no jornalismo, leia o texto a seguir.

Para o leitor, a compreensão de uma notícia depende em grande parte de como a_____________ é organizada e apresentada. Há uma óbvia____________ entre o número de eventos reais e o espaço restrito de um jornal. A decisão entre o que vale a pena ser usado ou deve ser deixado de lado faz parte da atividade profissional e não significa manipulação ou ____________deliberada dos acontecimentos. Selecionando os fatos, a (o) __________lhes confere obrigatoriamente um novo significado na medida em que esses eventos são recontextualizados e transformados.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

Mauro Wolf (1999) chama de noticiabilidade a capacidade que os fatos têm de virar ou não notícia. Quanto maior o grau de noticiabilidade, maior essa capacidade. Tecnicamente, essa capacidade pode ser avaliada tendo como referência:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282