
Considerando o heredograma acima, julgue os itens que se seguem.
Se o alelo b de um gene apresentar-se completamente ligado ao alelo responsável pelo fenótipo afetado, mas não contribuir para o aparecimento desse fenótipo, a probabilidade de o indivíduo III-1 portar esse alelo é igual a 25%.
Com relação às regiões repetitivas do genoma e aos polimorfismos, julgue os itens a seguir.
As sequências repetitivas encontradas no genoma, como, por exemplo, CGG, se ocorrerem em regiões intrônicas, não causarão prejuízo ao indivíduo e não poderão ser usadas para identificação pessoal.
Com relação às técnicas de identificação que utilizam o DNA, julgue os itens seguintes.
O fenômeno da heteroplasmia, embora seja comum em plantas, não ocorre em humanos, não interferindo, portanto, nas técnicas de identificação pessoal de base genética.
Julgue os itens que se seguem, relativos a propriedades dos microrganismos.
Os genomas da microbiota total encontrada em determinada comunidade são chamados coletivamente de metagenoma e contêm muito mais informação genética do que aquela verificada na diversidade microbiana cultivada.
As respostas que se desenvolvem contra infecções por patógenos potenciais são conhecidas como respostas imunes. Com relação às respostas imunes, julgue os itens seguintes.
A resposta imune celular adaptativa é caracterizada pela ativação de linfócitos TCD8+ (com atividade efetora mais citotóxica) e TCD4+ (com atividade efetora mais humoral), os quais reconhecem antígenos peptídicos apresentados por moléculas de MHC das classes I e II, respectivamente.
O Brasil tem avançado na questão de exploração das florestas naturais. Muitas pesquisas têm sido realizadas para viabilizar o manejo sustentado e muitos projetos têm sido implantados com essa finalidade. Além disso, têm sido realizadas experiências com reflorestamento de espécies nativas e de enriquecimento dessas florestas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Para identificar, quantificar e qualificar os impactos antrópicos são necessários diversos estudos. O uso de bioindicadores permite avaliar uma atividade exploratória, identificando os principais componentes do patrimônio genético de uso socioeconômico.
A entomologia forense aplica conhecimentos sobre a biologia dos insetos e outros artrópodes a processos criminais. Com a ajuda desses conhecimentos, é possível, por exemplo, determinar o local e o tempo da ocorrência de incidentes, de acordo com a fauna encontrada no cadáver. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.
O desenvolvimento pós-embrionário dos dípteros é processado por metamorfose incompleta. Geralmente, as larvas sofrem três ou mais mudas de pele para chegar à fase adulta.
De acordo com o que prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), julgue o item que se segue.
Em unidades de proteção integral, os conselhos devem ser deliberativos, dados os limites previstos em lei. No caso das unidades de uso sustentável, o conselho deve ser consultivo apenas em reservas extrativistas e em reservas de desenvolvimento sustentável.
Com base no sistema de gestão da qualidade da ABNT ISO 9000, julgue os itens seguintes.
Processo é definido como um conjunto de atividades independentes que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas).
Com referência aos objetivos da Convenção da Biodiversidade, que são conservação da diversidade biológica, utilização sustentável de seus componentes e repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos, julgue os próximos itens.
A lei que institui o SNUC estabelece o uso sustentável e a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo-se a biodiversidade e os demais atributos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável.
Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provem de matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, que tem por objetivo a produção de energia. Assinale a fonte de energia, abaixo citada, que não pode ser considerada biomassa:
A cadeia de custódia contribui para manter e documentar a história cronológica da evidência, para rastrear a posse e o manuseio da amostra a partir do preparo do recipiente coletor, da coleta, do transporte, do recebimento, da análise e do armazenamento. Inclui toda a sequência de posse. Na Lei, a cadeia de custódia inicia-se logo após o conhecimento do fato criminoso. De acordo com o Código de Processo Penal, logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá.
I. dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais.
II. apreender os objetos que tiverem relação com o fato após liberados pelos peritos criminais.
III. fotografar o local, os objetos e o que se fizer necessário quando na ausência do perito criminal.
IV. colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias.
V. apreender coisas achadas ou obtidas por meios criminosos.
São verdadeiros os itens:
A metodologia de amplificação de diversos STR no mesmo tubo de ensaio depende de que a temperatura de anelamento dos primers seja idêntica e o tamanho dos alelos seja diferente para que possam ser analisados. Essa metodologia denomina-se:
O sangue é um vestígio frequentemente encontrado em cenas de homicídio e outros crimes com envolvimento de violência física. Muitas vezes, não se consegue vincular o suspeito à mancha de sangue encontrada, mas o resultado negativo de tal confronto é útil para descartar o envolvimento de um cidadão. Assinale o teste para detecção de sangue, abaixo citado, que tem como base o uso de fenolftaleína, hidróxido de sódio, pó de zinco metálico e água destilada:
A proteção das amostras biológicas para análise devem ser protegidas para evitar contaminação com material humano, contaminação microbiológica e contaminação química, o que, interferindo na análise, invalidaria seu resultado. Para evitar esses problemas, são adotadas precauções básicas como:
I. Isolar e proteger rapidamente a cena do delito. Os indícios biológicos devem ser os primeiros a serem recolhidos.
II. Usar instrumental descartável e limpá-lo antes de recolher cada amostra. III. Usar conservante nas amostras.
IV. Deixar as amostras secarem na temperatura ambiente antes de empacotá-las para enviá-las ao laboratório. Empacotá-las em separado em bolsas de papel ou caixas de papelão, evitando o uso de plástico sempre que possível.
Estão corretos: