Comparando espécies diferentes de mamíferos de
ambientes semelhantes, notam‐se relações entre o peso
do corpo e algumas características fisiológicas, como
mostrado no gráfico teórico a seguir.
No gráfico acima, I e II podem estar indicando tamanho da
prole, metabolismo basal, consumo total de energia ou
tempo de gestação.
Assinale a alternativa correta que correlaciona o peso do
corpo com as características indicadas.
A doença de Chagas é ainda hoje um grave problema médico-social no Brasil e em vários países da América Latina. Anteriormente, era uma doença exclusiva de zonas rurais, mas agora diversos casos de infecção são relatados em zonas periurbanas e urbanas. Dentre os mecanismos de transmissão da doença de Chagas, quais são os dois tipos que predominam no ciclo biológico do Trypanosoma cruzi?
A tabela abaixo apresenta as concentrações intra e extracelular de cátions e ânions na célula de um mamífero. Observe que as concentrações de Na e K são diferentes no meio interno e externo. Qual das alternativas abaixo explica corretamente a diferença na concentração destes íons no meio intra e extracelular?

Algumas proteínas são essenciais para a formação da parede celular bacteriana. Ao inibir a síntese dessas proteínas, a bactéria se rompe, pois a parede celular se torna frágil e incapaz de suportar a pressão interna da célula. Esse é o mecanismo de ação de antibióticos como a penicilina e seus análogos sintéticos. A partir dessas informações, pode-se afirmar que esses antibióticos atuam sobre:
Atualmente os táxons estão classificados em sete categorias. De acordo com esta classificação, qual das alternativas abaixo classifica corretamente a anta, mamífero que existe em algumas regiões do Brasil?
Os animais triblásticos possuem ectoderma, endoderma e o mesoderma que fica entre as duas camadas citadas anteriormente. Nesses animais, a origem do blastóporo define dois grandes agrupamentos: protostômios e deuterostômios. Nos protostômios, o blastóporo pode dar origem à boca e/ou ao ânus, e o mesoderma é formado a partir de células endodérmicas localizadas próximas ao blastóporo, que migram para dentro da blastocele. Esses animais podem formar três planos corpóreos distintos. Qual das explicações abaixo se refere a um dos tipos de formação do plano corpóreo dos celomados?
É uma anomalia cromossômica cuja origem é a perda parcial ou total de um cromossomo X. A síndrome é identificada no momento do nascimento ou antes da puberdade por suas características fenotípicas distintivas. Em geral resulta de uma não disjunção durante a formação do espermatozoide. A qual síndrome a frase acima se refere?
Esse sistema está relacionado aos movimentos involuntários dos músculos. É dividido em simpático e parassimpático. A qual sistema se está descrevendo?
Em 1973 o biólogo russo Theodosius Dobzhansky publicou um
artigo cujo título é: “Nada em Biologia faz sentido exceto à luz
da evolução”. O autor utiliza a palavra evolução no sentido de
teoria evolutiva.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A origem das variações das características morfológicas,
fisiológicas e comportamentais dos seres vivos na natureza,
é compreendida por meio da teoria evolutiva, sem a qual
não poderia ser explicada.
II. Apenas a teoria evolutiva permite a percepção das
interações entre os seres vivos, assim como o mecanismo
que origina essas interações.
III. Sem a teoria evolutiva, poderiam ser observados muitos
fatos interessantes ou curiosos, mas dessas observações
não emergiria nenhuma imagem da natureza com
significado.
Assinale:
No gráfico a seguir, as linhas pontilhadas correspondem às medidas da pressão arterial da pessoa (X) e as linhas contínuas às medidas da pessoa (Y).

Balanus balanoides e Chtamalus stellatus são duas espécies de
cracas que vivem no litoral do Atlântico.
Na figura a seguir, o Balanus ocupa o espaço indicado por X,
mas suas larvas atingem o espaço indicado por W. O Chtamalus
ocupa o espaço indicado por Z.
Num experimento feito no Atlântico Norte, os Balanus foram
removidos da região e em pouco tempo, os Chtamalus
ocuparam o espaço Y.

A fermentação lática ocorre em duas etapas químicas (I e II), como resumido na figura a seguir:

Na tabela a seguir estão registradas as concentrações de sódio e potássio no meio em que vive um protista, no seu citoplasma e no interior do seu vacúolo pulsátil.

As pesquisas indicam que a formação de planeta Terra ocorreu há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, que os primeiros seres vivos surgiram há, aproximadamente, 3,6 bilhões de anos atrás e que, com eles, surgiu o processo evolutivo. Na tabela a seguir constam as datas aproximadas dos principais eventos evolutivos.
