A composição de carboidratos no glicocálice de hemácias, mostrado no esquema abaixo, representam aglutinogênios (antígenos) que determinam os grupos sanguíneos do Sistema ABO. A síntese do antígeno H depende da presença de, pelo menos, um gene autossômico dominante H no genoma do indivíduo e é indispensável para a adição do antígeno A e/ou do antígeno B (como mostrado no esquema), pelos produtos dos genes IA e IB, respectivamente. Os indivíduos com alelo H e os alelos ii, ou os indivíduos desprovidos do gene H são identificados no grupo “O" pelas técnicas tradicionais de determinação de grupos sanguíneos ABO, mas os indivíduos (hh) são ditos Falsos “O". Os alelos Hh apresentam segregação independente dos alelos IA IB i.

Considerando somente os antígenos determinantes do sistema ABO, assinale a afirmação INCORRETA.
Durante muito tempo os cientistas ficavam intrigados com o fato de que vinte diferentes aminoácidos compunham as proteínas e o DNA apenas (ATCG) e o RNA quatro diferentes nucleotídeos (AUCG). Se as proteínas derivavam de sequências do DNA copiadas em RNAm, deveria haver informação na forma de código. Vários trabalhos científicos se somaram para a determinação do código genético formado por 64 trincas que devem ser traduzidas sequencialmente.
Considerando o código genético degenerado e universal, assinale a afirmação INCORRETA.
Vários fatores que afetam a afinidade da hemoglobina (Hb) pelo O 2 (representada no gráfico abaixo em termos de saturação pelo O2) devem ser considerados para sua captura, transporte seguro e liberação adequada nos diferentes tecidos vascularizados do organismo humano. O pH local e a pressão parcial de oxigênio afetam a afinidade da Hb pelo O2 como mostrado abaixo. Além disso, as hemácias contêm um composto denominado BPG (2,3-bifosfoglicerato) que diminui a afinidade da Hb por O2. O BPG liga-se em uma cavidade, preferencialmente à desoxi-Hb, provocando mudança conformacional que se opõe à ligação de O2. Enquanto, antagonicamente, na Oxi-Hb, a cavidade é menor, o que dificulta a ligação do BPG.

Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
O bioma pode ser definido como um conjunto de tipos de vegetação característica que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. No Brasil, podemos definir seis amplos biomas (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.
Refletindo o fato de que os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) ali existentes, assinale a afirmação INCORRETA.
Várias medidas podem ser desenvolvidas para o controle de pragas urbanas e agrícolas, bem como de hospedeiros e agentes transmissores de doenças. Essas ações devem ser colocadas em prática levando em conta sua efetividade e minimizando possíveis danos para a saúde da população e para o meio ambiente.
O quadro a seguir mostra alguns possíveis tipos de controle, com dez possíveis medidas numeradas sequencialmente.

Com base nas informações acima e em conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
Como se sabe, os espermatozoides, gametas sexuais masculinos, são produzidos nos testículos. A esse respeito, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O hormônio progesterona estimula o aparecimento das características sexuais secundárias masculinas: pelos no rosto e no restante do corpo, modificações na voz e outras.
II – Os testículos também produzem o hormônio sexual masculino, denominado progesterona.
III – Os testículos estão localizados no saco escrotal, que tem aparência flácida e um pouco enrugada.
IV – É na fase da puberdade, sob ação dos hormônios, que se inicia no corpo masculino a produção de gametas nos testículos.
V – Os testículos são glândulas sexuais masculinas formadas por tubos finos e enovelados, denominados túbulos seminíferos.
O metabolismo celular de carboidratos inicia-se com a glicólise, passando pelo ciclo de Kreb (ciclo do ácido cítrico) e transporte de elétrons. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:
I. A glicólise não produz energia na forma de ATP, somente piruvato para ser usado nos processo seguintes.
II. No ciclo de Krebs são produzidas as moléculas de CO2 que são expelidas pelos pulmões.
III. A maior quantidade de ATP é formada na cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa.
IV. O piruvato formado na etapa de glicólise é utilizado na etapa do ciclo de Krebs para geração de mais ATPs.
V. A quantidade de ATPs formados nas etapas seguintes à glicólise é menor que na própria glicólise.
Estão corretas as afirmativas:
A polidactilia é uma anomalia que consiste na alteração quantitativa anormal dos dedos da mão ou dos dedos do pé, sendo que o fenótipo dessa anomalia é expresso da mesma maneira em homozigotos e heterozigotos, aparecendo em todas as gerações de uma família, conforme ilustrado no heredograma:
É correto afirmar que a polidactilia é um tipo de herança:
Sobre a composição química dos ácidos nucleicos do DNA, é INCORETO afirmar que:
Os primeiros seres surgidos na Terra, segundo a Teoria Heterotrófica da Vida, de Oparin, teriam sido:
A eritroblastose fetal é uma doença de natureza imunológica induzida por incompatibilidade sanguínea relativa ao fator Rh. Essa doença será verificada eventualmente em filhos:
Órgãos e células produzem e secretam hormônios, sabendo disso o hormônio colicalciferol é produzido em que órgão:
A técnica de PCR (reação em cadeia da polimerase) consiste em:
Assinale a alternativa com a soma das assertivas corretassem relação as fases da interfase e da mitose:
(02) a célula encontra-se e metáfase quando todos os centrômeros alcançarem a placa equatorial
(04) quando a telófase termina os envelopes nucleares e nucléolos se refazem, a cromatina se torna difusa e a célula entra novamente em interfase
(06) durante a fase S da interfase o núcleo replica seu DNA e os centrossomos
(10) a mitose refere-se somente à divisão do núcleo.
Assinale a alternativa que considerar verdadeira em relação aos conceitos de cada assertiva: