Os ciclos biogeoquímicos garantem a circulação de elementos do meio biótico para o meio abiótico, garantindo assim, a manutenção dos ecossistemas. Sobre os ciclos biogeoquímicos, analise as seguintes afirmações:
I. Uma das etapas do ciclo do nitrogênio é a fixação do nitrogênio, por meio da utilização do nitrogênio atmosférico + oxigênio, com produção de nitrito. O nitrito, por sua vez, será transformado em amônia, no processo de nitrificação.
II. No ciclo da água, o sol é o responsável pelo processo da evaporação. Neste caso, o vapor de água condensa-se, forma as nuvens, que posteriormente sofrerão a precipitação na forma de chuva, com o retorno dessa água para o solo, rios, lagos e oceanos.
III. No ciclo do carbono, o gás carbônico retorna à atmosfera e à hidrosfera por meio da respiração celular de produtores e consumidores e pela atividade de decomposição realizada pelas bactérias e fungos.
IV. No ciclo do oxigênio, o oxigênio é produzido durante a síntese das moléculas orgânicas pela respiração e é consumido quando essas moléculas são oxidadas na fotossíntese.
Assinale
A interpretação dos símbolos de alerta em um laboratório é essencial para a prevenção de acidentes. Assinale a alternativa que nomeia corretamente os símbolos abaixo, da esquerda para a direita.
Para preparar uma solução de a 3M, que será utilizada para a conservação do eletrodo do pHmetro do laboratório, o técnico deve considerar as massas atômicas de potássio (K = 39) e cloro (
= 35,5) e proceder da seguinte maneira:
Sobre o conceito de pH e conhecimentos de química geral, assinale a alternativa correta.

De acordo com as terminologias da genética citadas acima, analise a seguinte proposição: um homem heterozigoto, portador de doença genética de herança autossômica dominante, casa-se com uma mulher normal. Ela está grávida de um par de gêmeos. Qual é a probabilidade de que pelo menos um dos gêmeos venha a ser afetado pela doença no caso de serem, respectivamente, gêmeos dizigóticos ou monozigóticos?

Qual das espécies a seguir se refere a um trematoda?

Assinale a alternativa cujas características metabólicas sejam referentes aos mamíferos:

Sobre o gênero Psilotum, pode-se afirmar que:

As enfermidades citadas no texto têm como agentes causadores, respectivamente:
A biosfera é definida basicamente como o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra habitados por seres vivos. Para facilitar o estudo dos cientistas, costuma-se dividi-la em biociclos. O biociclo dulcícola formado pelos rios, córregos, lagos, lagoas, pântanos e brejos é denominado:
Grande parte da população mundial apresenta algum tipo de desvio na coluna vertebral, especialmente os causados por problemas posturais, obesidade e/ou sedentarismo. O desvio que provoca uma curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras e que pode ser observada olhando o paciente de costas, é classificado como:
O albinismo é uma doença genética autossômica recessiva que provoca deficiência na produção de melanina em humanos. Observe a genealogia a seguir: Sabendo que Cristina, Hélio, Maria e Alice são albinos e que todos os outros membros da genealogia não são albinos, a probabilidade do nascimento de uma criança com albinismo do casamento entre Fábio e Alice seria de:

A litosfera do nosso planeta é constituída de rochas que diferem entre si, basicamente, pela composição mineralógica e pela textura e, de acordo com essas diferenças, são classificadas pelos cientistas. O basalto, por exemplo, é uma rocha classificada como do tipo:
Suponha que, num ambiente lacustre muito grande, existam duas populações de peixes: uma herbívora (H) e outra carnívora (C), que se alimenta dos peixes herbívoros. Na população H, há indivíduos que conseguem escapar dos carnívoros sempre (correspondendo a 25% da população - P(H) = 0,25), e outros que não escapam. A probabilidade de que os carnívoros ocorram em alguma região do lago é de 80% (P(C) = 0,80). Suponha, também, que ambas as espécies podem chegar a qualquer região do grande lago, de maneira independente. A espécie H persiste em regiões em que não exista a espécie C, mas só persistirá em ambientes com a espécie C se tiver indivíduos que conseguem escapar. Com base nessas informações, é correto afirmar que a probabilidade de que uma região não contenha herbívoros é de:
A figura ao lado representa a variação na riqueza de espécies em relação a um gradiente ambiental chamado de A. Esse gradiente é: