Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 136 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No que se refere à parede e à membrana celular, julgue os itens que se seguem.

Uma das funções da parede celular é prevenir a ruptura da célula, evitando que ocorra a plasmólise.

Os carboidratos são as macromoléculas mais

abundantes na natureza. Suas propriedades já eram

estudadas pelos alquimistas no século XII. Durante muito

tempo, acreditou-se que essas moléculas tinham função

apenas energética no organismo humano. O açúcar que as

pessoas põem no café, as fibras de uma folha de papel e o

principal constituinte da carapaça de um besouro são

substâncias que pertencem ao mesmo grupo: os

carboidratos.

Ciência hoje, v. 39, n.º 233, dez./2006 (com adaptações).

Julgue os próximos itens com relação à importância dos

carboidratos na natureza e para a saúde humana.

A celulose é o principal carboidrato industrial, comumente utilizado nas indústrias de madeira, papel e fibras têxteis.

Durante o processo embriológico, as etapas que se seguem à fecundação, são caracterizadas por multiplicações sucessivas, formando muitas células e diferentes entre si, que organizadas, levam a formação do corpo humano. Sabendo que todas elas se originaram de uma única célula inicial e, portanto, possuem o mesmo genoma, tais células possuem capacidade fantástica de diferenciação. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que correlaciona adequadamente tais células com seu mecanismo de diferenciação.

A célula é a menor estrutura de um ser vivo, considerada a unidade básica de todos os seres vivos. Sobre as estruturas que podem ser encontradas tanto nas células procarióticas como nas células eucarióticas assinale a alternativa correta.

A capacidade dos impulsos nervosos se espalharem rapidamente pelo tecido cardíaco é crucial para seu adequado funcionamento. Isto só é assegurado graças a presença de um tipo de junção celular. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse tipo de junção celular:

A gametogênese é um dos mecanismos existentes em organismos de reprodução sexuada e permite a formação de gametas e consequente transferência de genes às gerações seguintes. Em relação a gametogênese humana, assinale a afirmativa CORRETA.

As células são as unidades estruturais e funcionais da ma1ona dos seres vivos. Sobre as características e funções de seus componentes, assinale a afirmativa CORRETA.

O componente do citoesqueleto que ajuda a formar a estrutura de cílios e flagelos é:

Água e vida O planeta Terra apresenta cerca de 70% de sua superfície coberta por água. Essa substância é a mais abundante na constituição da maioria dos seres vivos, podendo ser encontrada em porcentagens que variam de 70% a 95%. Do ponto de vista molecular, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio e sua fórmula molecular é simbolizada por H2O. Usualmente, a água é chamada de solvente universal, sendo capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos. Internet: (com adaptações). Com relação à água e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens subsecutivos.

No citosol de uma célula do corpo humano, as proteínas e os aminoácidos são considerados soluto, ao passo que a água é considerada solvente.

Os processos que permitem a formação de novas células são os mecanismos de divisão celular, a mitose e a meiose. Quanto à meiose, assinale a alternativa incorreta.

O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através

da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas

nosgráficos a seguir.

Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância

capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes

da aplicação do inibidor,

O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir. I.O conhecimento científico é inacabado. II.O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas. III.O conhecimento científico é objetivo. Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em

Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir: 1.Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona. 2.Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela. 3.O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é. Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir. I.A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento. II.A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula. III.A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização. Está correto o que se afirma em

Provas: UFMG - 2016 - UFMG - Biólogo
Disciplina:

Biologia

- Assuntos: Biologia Celular

A morte celular programada desempenha um papel crucial no desenvolvimento de diferentes organismos, levando ao suicídio controlado um número considerado de células normais. Em relação a esse processo, é correto afirmar, EXCETO:

Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a

seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de

uma célula em divisão.

Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o

professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma

bactéria em divisão.

Após um período de análise e discussão, os alunos responderam

que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282