No que se refere à parede e à membrana celular, julgue os itens que se seguem.
Uma das funções da parede celular é prevenir a ruptura da célula, evitando que ocorra a plasmólise.
Os carboidratos são as macromoléculas mais
abundantes na natureza. Suas propriedades já eram
estudadas pelos alquimistas no século XII. Durante muito
tempo, acreditou-se que essas moléculas tinham função
apenas energética no organismo humano. O açúcar que as
pessoas põem no café, as fibras de uma folha de papel e o
principal constituinte da carapaça de um besouro são
substâncias que pertencem ao mesmo grupo: os
carboidratos.
Ciência hoje, v. 39, n.º 233, dez./2006 (com adaptações).
Julgue os próximos itens com relação à importância dos
carboidratos na natureza e para a saúde humana.
A celulose é o principal carboidrato industrial, comumente utilizado nas indústrias de madeira, papel e fibras têxteis.
Durante o processo embriológico, as etapas que se seguem à fecundação, são caracterizadas por multiplicações sucessivas, formando muitas células e diferentes entre si, que organizadas, levam a formação do corpo humano. Sabendo que todas elas se originaram de uma única célula inicial e, portanto, possuem o mesmo genoma, tais células possuem capacidade fantástica de diferenciação. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que correlaciona adequadamente tais células com seu mecanismo de diferenciação.
A célula é a menor estrutura de um ser vivo, considerada a unidade básica de todos os seres vivos. Sobre as estruturas que podem ser encontradas tanto nas células procarióticas como nas células eucarióticas assinale a alternativa correta.
A capacidade dos impulsos nervosos se espalharem rapidamente pelo tecido cardíaco é crucial para seu adequado funcionamento. Isto só é assegurado graças a presença de um tipo de junção celular. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse tipo de junção celular:
A gametogênese é um dos mecanismos existentes em organismos de reprodução sexuada e permite a formação de gametas e consequente transferência de genes às gerações seguintes. Em relação a gametogênese humana, assinale a afirmativa CORRETA.
As células são as unidades estruturais e funcionais da ma1ona dos seres vivos. Sobre as características e funções de seus componentes, assinale a afirmativa CORRETA.
O componente do citoesqueleto que ajuda a formar a estrutura de cílios e flagelos é:
Água e vida O planeta Terra apresenta cerca de 70% de sua superfície coberta por água. Essa substância é a mais abundante na constituição da maioria dos seres vivos, podendo ser encontrada em porcentagens que variam de 70% a 95%. Do ponto de vista molecular, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio e sua fórmula molecular é simbolizada por H2O. Usualmente, a água é chamada de solvente universal, sendo capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos. Internet: (com adaptações). Com relação à água e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens subsecutivos.
No citosol de uma célula do corpo humano, as proteínas e os aminoácidos são considerados soluto, ao passo que a água é considerada solvente.
Os processos que permitem a formação de novas células são os mecanismos de divisão celular, a mitose e a meiose. Quanto à meiose, assinale a alternativa incorreta.
O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através
da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas
nosgráficos a seguir.
Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância
capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes
da aplicação do inibidor,
O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir. I.O conhecimento científico é inacabado. II.O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas. III.O conhecimento científico é objetivo. Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em
Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir: 1.Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona. 2.Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela. 3.O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é. Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir. I.A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento. II.A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula. III.A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização. Está correto o que se afirma em
A morte celular programada desempenha um papel crucial no desenvolvimento de diferentes organismos, levando ao suicídio controlado um número considerado de células normais. Em relação a esse processo, é correto afirmar, EXCETO:
Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a
seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de
uma célula em divisão.
Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o
professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma
bactéria em divisão.
Após um período de análise e discussão, os alunos responderam
que