Com referência à normalização de bancos de dados, considere uma tabela relacional T, com colunas C, H, N, P, na qual as dependências funcionais identificadas são exibidas a seguir.

O comando SQL utilizado na criação dessa tabela é exibido a seguir.

Assinale a dependência funcional adicional necessária para que o esquema acima esteja de acordo com a forma normal Boyce-Codd.
Assinale o comando SQL que produz as colunas ano, mes e indice, da tabela IPCA apresentada, ordenadas por ano/mês e precedidas por uma coluna com a numeração sequencial das linhas a partir de 1.
Em bancos de dados relacionais que utilizem a linguagem SQL (não procedural) a otimização de comandos SQL é um fator central no “tuning” de um banco de dados.
A otimização foca na determinação do modo mais eficiente para obter o resultado. Nesse contexto, o “estimator” é o componente que avalia o consumo de recursos num certo plano de execução.
De acordo com o que é preconizado pela Oracle, os fatores pelos quais o custo é estimado são:
Um gerente executivo de um grande banco deseja estudar o investimento feito pelos clientes pessoas físicas, considerando o valor investido em reais, com detalhamento por tipo de investimento e agência. Para isso, encomendou um painel OLAP, no qual a tela inicial deve ser o valor, em reais, da soma do investimento de todos os clientes de cada agência, listados por agência, agregando todos os tipos de investimento, na forma de um relatório em tela com duas colunas: Nome da Agência e Valor Total Investido.
Considere que as seguintes visões estão disponíveis:
Agencia(idAgencia,nomeAgencia)
Cliente(idCliente,nomeCliente)
Conta(idCliente,idAgencia,idConta)
TipoInvestimento(idTipoInvestimento,nomeInvestimento)
Investimento(idConta,idTipoInvestimento,valorInvestido)
Nesse contexto, considerando-se o uso do banco de dados MySQL, que consulta SQL fornece corretamente os dados para a tela inicial desejada?
Tabelas criadas segundo o Modelo Relacional de Dados podem ter a qualidade de seus esquemas avaliada por meio de critérios conhecidos como formas normais. Com base nas chaves primárias (PKs) definidas e nas dependências funcionais (DFs) conhecidas, é possível realizar essa avaliação.
Nesse contexto, considere as seguintes tabelas, suas PKs (atributos sublinhados) e suas DFs:
Agencia (codAgencia, bairro)
Cliente (CPF, nome, endereco)
ContaCorrente (CPF, codAgencia, codConta, saldo, telefone)
CPF → endereco
CPF → nome
codAgencia → bairro
codAgencia → telefone
CPF, codAgencia, codConta → saldo
Admita como critérios apenas as três formas normais mais simples:
• primeira forma normal ou 1FN;
• segunda forma normal ou 2FN; e
• terceira forma normal ou 3FN.
Considerando-se as tabelas apresentadas e esses três critérios, verifica-se que a tabela
A fase do CRISP-DM em que se dá a aplicação das técnicas de mineração de dados propriamente ditas é denominada
Assinale a opção que indica o comando que só pode ser definido para executar em nível de instrução no banco de dados PostgreSQL.
Para facilitar o design ou projeto de banco de dados, é correto o uso de
A respeito de banco de dados, assinale a opção correta, considerando um banco de dados relacional Oracle.
A ______ permite expressar o número de ocorrências com que uma entidade pode tomarparte em um relacionamento. Permite também expressar as possibilidades e restrições de associações entre uma entidade e outra. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Associe as duas colunas da tabela a seguir, tendo como tema o conceito de transação em um banco de dados na plataforma SQL.

Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta. Quanto ao assunto segurança, o PostgreSQL possui autenticação:
Associe as duas colunas da tabela a seguir, tendo como tema os tipos de dados aceitos na plataforma SQL.

Assinale a alternativa correta.
Na SQL para se modificar tabelas se tem o comando ALTER TABLE, o qual permite alterar a estrutura de uma tabela já definida. Pode-se utilizar várias opções neste comando, sendo eles:
No que se refere a Big Data e analytics, julgue os itens a seguir.
Em bancos de dados, uma visão (view) é uma tabela virtual, que não existe fisicamente, e representa uma relação entre as linhas de uma ou mais tabelas físicas.