A Exposição de Normas de Auditoria n.º 29 (ENA 29) estabelece que o sistema de controle interno de uma empresa se decompõe em dois grupos de controle: os de natureza contábil e os de natureza administrativa. Os controles contábeis compreendem o plano de organização e todos os sistemas, métodos e procedimentos relativos à salvaguarda dos bens, direitos e obrigações e à fidedignidade dos registros financeiros. Os controles administrativos compreendem o plano de organização, os sistemas, métodos e procedimentos pela direção, com a finalidade de contribuir para a eficiência e eficácia operacional e, também, para a obediência a diretrizes, políticas, normas e instruções da administração. Numere a coluna da direita, relacionando os exemplos com os respectivos tipos de controles internos descritos na coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Ainda acerca das competências do SCI do Poder Executivo federal,
julgue os itens que se seguem.
Para o cumprimento de suas atribuições e alcance de suas finalidades, o SCI deve realizar suas atividades com foco nos resultados da ação governamental. Para tanto, deve utilizar metodologia de planejamento específica, que considere os programas de governo fator básico de organização da função pública, e a gestão pública, mobilização organizacional para o alcance desses resultados.
O Poder Executivo federal estabelece princípios de controle interno administrativo como sendo um conjunto de regras, diretrizes e sistemas que visam atingir objetivos específicos. Acerca desses princípios, assinale a opção correta.
São finalidades do controle interno sob o enfoque contábil, exceto:
Considere os seguintes procedimentos de controle financeiro:
1. Manter Boletim ou outros livros de caixa para demonstrar o registro das operações do caixa.
2. Conferir se foram observadas as normas de aprovação, crédito, carregamento e faturamento da mercadoria.
3. Manter registros individuais das contas a receber, indicando número dos títulos, valores, vencimentos e saldos.
4. Verificar se os preços estão de acordo com listas de preços e se os preços diferentes estão aprovados pelo responsável competente, assegurando-se de que as notas fiscais contenham o preço correto, evitando o favorecimento inadequado de um cliente em relação a outros.
5. Manter registro de cheques emitidos e recebidos, para assegurar que os pagamentos e recebimentos sejam processados e registrados corretamente.
São procedimentos relativos aos controles internos no setor financeiro:
A respeito do controle interno administrativo, julgue os seguintes
itens.
Os controles administrativos dizem respeito, especialmente, às operações de uma empresa. Em uma auditoria típica, o auditor independente deve verificar os controles administrativos, mas não lhe cabe avaliar a relação entre seus custos e os respectivos benefícios.
Com base na legislação pertinente, julgue os itens de 77 a 80,
acerca da metodologia de trabalho do Sistema de Controle Interno.
O servidor que, no exercício de suas funções, tomar conhecimento de irregularidades deve comunicá-las, em caráter sigiloso, ao órgão de controle externo e à auditoria independente.
O controle interno, ainda que seja considerado satisfatório, pode apresentar limitações, caso em que o auditor externo deve executar procedimentos mínimos de auditoria. Entre essas limitações, está
A respeito do controle interno administrativo, julgue os seguintes
itens.
A diferença entre os desfalques permanentes e temporários é que, no primeiro caso, o funcionário tem acesso aos ativos e aos registros contábeis da entidade.
Com base na legislação pertinente, julgue os itens de 77 a 80,
acerca da metodologia de trabalho do Sistema de Controle Interno.
Uma das técnicas de auditoria aplicáveis pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo federal é a confirmação externa, por meio da qual se faz o cotejo das informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização.
Na comunicação das de?ciências do controle interno, o auditor deve explicitar que:
Com base na legislação pertinente, julgue os itens de 77 a 80,
acerca da metodologia de trabalho do Sistema de Controle Interno.
A criticidade é uma variável básica utilizada em todas as fases de planificação dos trabalhos de controle. A criticidade representa o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar ou fiscalizar ou, em outros termos, o conjunto sistematizado dos pontos fracos de uma organização.
Ainda acerca das competências do SCI do Poder Executivo federal,
julgue os itens que se seguem.
Os assessores especiais de controle interno devem encaminhar, no prazo previsto em lei, à Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Fazenda, antes mesmo que o respectivo ministro de estado tome deles ciência, os fatos irregulares de que tiverem conhecimento. Caso a comunicação não ocorra no prazo determinado, os assessores especiais responderão solidariamente com os responsáveis pelas irregularidades.