O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público está estruturado em uma matriz que contém cinco níveis de maturidade.Nessa matriz, o nível de maturidade em que as práticas profissionais são elementos de auditoria que se caracterizam pela existência de macroprocessos baseados na estrutura de gestão da qualidade (KPA16) e na implementação de planos de auditoria baseado em riscos (KPA17), é denominado
As técnicas de análise de dados são as ferramentas utilizadas
para organizar e entender os dados coletados. Sua definição
dependerá da estratégia metodológica adotada e deverá constar
na matriz de planejamento.
(Baldresca e Carvalho Jr., 2019, p. 224.)
Na realização de auditorias governamentais, o método de análise de dados utilizado para dividir grande quantidade de informações em grupos, com base nas similaridades que apresentam, objetivando capturar a dimensão total de um problema complexo, é denominado
Os Tribunais de Contas estabelecem, em geral, o mesmo formato para os relatórios de auditorias operacionais e de conformidade. No entanto, as normas aplicáveis exigem elementos mínimos que devem compor esses relatórios.Assinale o elemento a seguir que é exigido pelas normas de auditoria governamental tão-somente para as auditorias de conformidade.
De acordo com a NBC TA 315 – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente –, julgue o item a seguir.
Avaliação de riscos é um dos componentes da estrutura de controle interno. Tal avaliação busca analisar a relevância dos riscos encontrados, incluindo a criação de instrumentos a serem implantados para coibi-los.
Com base na NBC TA 265, aprovada pela Resolução CFC nº 1.210/2009, que trata da comunicação de deficiências de controle interno, julgue o item a seguir.
O sistema de controles internos da entidade é exclusivamente composto por políticas e procedimentos documentados, sendo desconsiderados os aspectos comportamentais e culturais da administração e da governança.
Conforme a Norma Brasileira de Contabilidade de Auditoria Interna (NBC TI), julgue o item seguinte
A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e de erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
Quanto à classificação e aos tipos de atividades do controle interno, julgue o item seguinte.
A análise de alçada é uma forma de controle interno utilizada para confrontar a mesma informação com dados oriundos de outra base, sendo estabelecida para encontrar problemas nos procedimentos.
Com relação aos procedimentos de auditoria, julgue o item seguinte
As indagações do auditor à administração podem ser úteis para identificar os riscos de fraudes cometidas por empregados, mas são menos eficazes para detectar fraudes pela administração.
A respeito dos papéis de trabalho, julgue o item a seguir.
Antes de anexar análises, demonstrações ou outros documentos aos papéis de trabalho, verifica-se a integridade daqueles que apresentarem distorções relevantes.
Sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública, conforme disposições da Lei nº 13.460/17, avalie as afirmativas a seguir.
I. O Conselho de Usuários poderá avaliar os planos e orçamentos relativos aos serviços públicos e propor a alocação de dotações orçamentárias em projetos e regiões específicas.
II. Compete às Ouvidorias propor aperfeiçoamentos na prestação dos serviços.
III. O Conselho de Usuários poderá ser consultado quanto à indicação do ouvidor.
Está correto o que se afirma em
No planejamento da auditoria, em especial as auditorias operacionais, a identificação de causas é fundamental para a elaboração de propostas de encaminhamento que contribuam para a mitigação dos problemas identificados.A detecção de causas exige a aplicação de técnicas específicas. Entre essas técnicas, aquela que apresenta graficamente a força da relação entre dois ou mais grupos de informações, por meio da disposição das causas em linhas e colunas em que se pode quantificar a relação entre cada par, é denominada
Sobre o parágrafo de ênfase e sua inclusão nos relatórios de auditoria financeira governamental, avalie as afirmativas a seguir.
I. O parágrafo de ênfase deve destacar e referir-se à informação que resulte na modificação da opinião do auditor.
II. O parágrafo de ênfase deve ser utilizado se for necessário chamar a atenção do usuário para um assunto apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que é de tal importância que é fundamental para a compreensão das demonstrações.
III. No parágrafo de ênfase o auditor deve comunicar um assunto, além daqueles apresentados ou divulgados nas demonstrações contábeis, que, no seu julgamento, é relevante para o entendimento dos usuários sobre a auditoria e as responsabilidades do auditor.
Está correto o que se afirma em
De acordo com a NBC TA 315 – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente –, julgue o item a seguir.
Implantado pela estrutura de governança, com auxílio do auditor, o Sistema de Controle Interno é destinado a propiciar segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.
Com base nas normas de desempenho do instituto de auditores internos, que tratam do gerenciamento da atividade de auditoria interna, julgue o item seguinte.
Para determinar as prioridades da atividade de auditoria interna, de forma consistente com as metas da organização, o executivo chefe de auditoria deverá estabelecer um plano fundamentado em seu julgamento profissional.
A respeito da auditoria operacional, julgue o item seguinte.
Em uma única análise, as auditorias operacionais podem abranger uma ou mais das principais dimensões de desempenho. Dentre essas dimensões, destaca-se a eficiência, que consiste na redução dos custos dos recursos empregados na realização de uma atividade, garantindo que os padrões de qualidade sejam mantidos.