Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 140 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A pintura Napoleão cruzando os Alpes, do artista francês Jacques Louis-David, produzida em 1801, contempla as características de um estilo que


A escultura do artista construtivista Amílcar de Castro é

representativa da arte contemporânea brasileira e tem o

traço estrutural marcado por elementos como

Ao se apossarem do novo território, os europeus

ignoraram um universo de antiga sabedoria, povoado

por homens e bens unidos por um sistema integrado.

A recusa em se inteirar dos valores culturais dos primeiros

habitantes levou-os a uma descrição simplista desses

grupos e à sua sucessiva destruição.

Na verdade, não existe uma distinção entre a

nossa arte e aquela produzida por povos tecnicamente

menos desenvolvidos. As duas manifestações devem

ser encaradas como expressões diferentes dos modos

de sentir e pensar das várias sociedades, mas também

como equivalentes, por resultarem de impulsos humanos

comuns.

SCATAMACHIA, M. C. M. In: AGUILAR, N. (Org.). Mostra do redescobrimento: arqueologia.

São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo – Associação Brasil 500 anos artes visuais, 2000

De acordo com o texto, inexiste distinção entre as artes

produzidas pelos colonizadores e pelos colonizados, pois

ambas compartilham o(a)

Síntese entre erudito e popular Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa síntese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.

MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).

No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio

Um relacionamento de grupo saudável exige um número de indivíduos trabalhando interdependentemente para completar um projeto, com total participação individual e contribuição pessoal. Se uma pessoa domina, os outros membros têm pouco crescimento ou prazer na atividade, não existe um verdadeiro relacionamento no grupo. O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas — desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Sem esta interação não há lugar para o ator individualmente, pois sem o funcionamento do grupo, para quem iria ele representar, que materiais usaria e que efeitos poderia produzir? O aluno-ator deve aprender que "como atuar", assim como no jogo, está intrinsecamente ligado a todas as outras pessoas na complexidade da forma da arte. O teatro improvisacional requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o material para as cenas e peças.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008

Com base no texto, as diferenças e similaridades dos atores são aceitas no teatro de improvisação quando


As formas plásticas nas produções africanas conduziram

artistas modernos do início do século XX, como Pablo

Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas

vanguardas. A máscara remete à


A obra do artista plástico Leonilson (1953-1993) marca

presença no panorama da arte brasileira e internacional.

Nessa obra, ele utilizou a habilidade técnica do bordado

manual para

O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à

O rap constitui-se em uma expressão artística por meio da qual os MCs relatam poeticamente a condição social em que vivem e retratam suas experiências cotidianas. SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008. O "relato poético" é uma característica fundamental desse gênero musical, em que o

A dança moderna propõe em primeiro lugar o conhecimento de si e o autodomínio. Minha proposta é esta: através do conhecimento e do autodomínio chego à forma, à minha forma — e não o contrário. É uma inversão que muda toda a estética, toda a razão do movimento. A técnica na dança tem apenas uma finalidade: preparar o corpo para responder à exigência do espírito artístico.

VIANNA, K.; CARVALHO, M.A. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990

Na abordagem dos autores, a técnica, o autodomínio e o conhecimento do bailarino estão a serviço da

Na exposição "A Artista Está Presente ", no MoMA,

em Nova Iorque, a performer Marina Abramovic fez uma

retrospectiva de sua carreira. No meio desta, protagonizou

uma performance marcante. Em 2010, de 14 de março a

31 de maio, seis dias por semana, num total de 736 horas,

ela repetia a mesma postura. Sentada numa sala, recebia

os visitantes, um a um, e trocava com cada um deles um

longo olhar sem palavras. Ao redor, o público assistia a

essas cenas recorrentes.

ZANIN, L. Marina Abramovic, ou a força do olhar. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br.

Acesso em: 4 nov. 2013

O texto apresenta uma obra da artista Marina Abramovic,

cuja performance se alinha a tendências contemporâneas

e se caracteriza pela


Considerando a intencionalidade do artista, mencionada

no Texto II, e a ruptura da arte no século XX com o

parâmetro acadêmico, a obra apresentada trata do(a)


O trecho do rap e o grafite evidenciam o papel social das manifestações artísticas e provocam a

Se observarmos o maxixe brasileiro, a beguine da Martinica, o danzón de Santiago de Cuba e o ragtime norte-americano, vemos que todos são adaptações da polca. A diferença de resultado se deve ao sotaque inerente à música de cada colonizador (português, espanhol, francês e inglês) e, em alguns casos, a uma maior influência da música religiosa.

CAZES, H. Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998 (adaptado).

Além do sotaque inerente à música de cada colonizador e da influência religiosa, que outro elemento auxiliou a constituir os gêneros de música popular citados no texto?

Os mesmos objetivos que a teatróloga Spolin propõe para o espetáculo são válidos em cada momento durante o processo de aprendizagem, onde o teatro, enquanto manifestação viva e espontãnea, deve estar presente em todos os momentos. Da mesma forma como a plateia de espectadores é normalmente pouco estimulada por emoções que pertencem ao passado, o jogador no palco não explora a si mesmo (suas emoções) através de um processo de identificação subjetivo, mas atua em função do momento presente.

KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006

O jogo teatral permite a liberdade de ação e o estabelecimento de contato com o ambiente e a ação espontãnea se desenvolve de forma a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282