A propósito dos modelos OSI e TCP/IP, ambientes cliente/servidor e das infraestruturas de computação em nuvem, julgue os próximos itens.
A arquitetura cliente/servidor garante que todos os
computadores que estejam interligados se comuniquem
indiscriminadamente e atuem, ao mesmo tempo, como clientes
e servidores de serviços e processos, trocando recursos entre
si.
No que se refere aos conceitos de usabilidade, comunicabilidade, acessibilidade e navegabilidade, bem como à arquitetura da informação, julgue os itens a seguir.
Cabe à engenharia de usabilidade o desenvolvimento de
interfaces entre sistemas.
No que se refere aos conceitos de usabilidade, comunicabilidade, acessibilidade e navegabilidade, bem como à arquitetura da informação, julgue os itens a seguir.
A arquitetura da informação compõe-se dos sistemas de navegação, de organização, de busca e de rotulação.
Julgue os próximos itens acerca de análise de requisitos de usabilidade, teste de usabilidade e de interfaces web.
Os testes de usabilidade objetivam detectar problemas de responsividade dos sítios.
Julgue os itens subsecutivos, relativos a diretrizes e recomendações da Cartilha de Usabilidade do Projeto Padrões Brasil e-Gov.
Mesmo que um sítio disponibilize uma grande quantidade de informações e serviços, sua página inicial deve ter baixa carga de informação.
Julgue os itens a seguir, relativos à acessibilidade digital.
Os elementos fundamentais que devem constar das páginas de um sítio governamental são os seguintes: teclas de atalho, barra de acessibilidade, mapa do sítio, conteúdo alternativo para imagens e apresentação auditiva de formulários e de documentos.
Julgue os itens a seguir, relativos à acessibilidade digital.
De acordo com o modelo de acessibilidade e-MAG, para desenvolver sítios web acessíveis, devem-se seguir os padrões web, as diretrizes e as recomendações da W3C; além disso, deve-se realizar a avaliação de acessibilidade.
A respeito do modelo de acessibilidade em governo eletrônico (eMAG) para portais corporativos, julgue os itens subsecutivos.
Para efeitos de diagramação na página, recomenda-se o uso de
folhas de estilo, já que as tabelas devem ser utilizadas apenas
para dados tabulares.
O padrão de projeto MVVM foi proposto por John Grossman para simplificar o desenvolvimento de aplicações baseadas nas tecnologias WPF e Windows Phone. O MVVM foi desenvolvido como uma especialização do padrão:
A respeito de SOA (Service-Oriented Architecture) e web services, assinale a opção correta.
O padrão de projeto singleton tem por objetivo
Com relação a padrões de projeto e GRASP, julgue os próximos itens.
Em um cenário em que é necessário minimizar dependências e maximizar o reúso, bem como atribuir uma responsabilidade para que o acoplamento mantenha–se fraco, o padrão Expert é mais adequado que o padrão Low Coupling.
Para operacionalizar a evolução da e-Ping foi definido o modelo de governança, baseado em papéis, responsabilidades e atividades, cujo objetivo é garantir a manutenção e evolução dos padrões de interoperabilidade. Acerca desse modelo, relacione adequadamente as colunas.
1. Coordenação Geral e-Ping.
2. Coordenação dos Grupos de Trabalhos (GTs).
3. Coordenação dos Subgrupos.
4. Integrantes dos Subgrupos.
5. Domínio de Informação (órgãos de governo).
( ) Estudar e avaliar padrões.
( ) Atuar cooperativamente, como apoio aos órgãos de governo, na realização dos processos necessários para adequaçãoaos padrões e-Ping.
( ) Utilizar os padrões em suas aplicações.
( ) Direcionar ações e corrigir rotas de planejamento.
( ) Direcionar análises e estudos dos padrões.
A sequência está correta em