Acerca da arquitetura orientada a serviço (SOA), julgue os itens que se seguem.
SOA promove o desacoplamento entre as camadas de visão, aplicação, integração e negócio, disponibilizando as funcionalidades dessas camadas para todos os processos de negócio e aplicações da organização. Isso permite a migração para ambientes operacionais de melhor custo-benefício, sem a necessidade de recodificação dos consumidores das funções.
Assinale a opção que apresenta definição correta para um serviço agnóstico, na SOA (service-oriented architecture).
Acerca de REST (representational state transfer), assinale a opção correta.
Acerca das arquiteturas de aplicação web, julgue os itens a seguir.
Arquiteturas em duas camadas separam as entidades em
camadas de apresentação e de armazenamento, as quais podem
estar, ou não, no mesmo computador.
Em adição aos Princípios de Boas Práticas das Estatísticas, o IBGE define, através de código, um conjunto de indicadores que contribuem para operacionalizar e monitorar, na prática, esses princípios. Dos indicadores voltados, especificamente, à solidez das metodologias adotadas estão:
Julgue os itens a seguir, acerca de dado, informação, conhecimento e inteligência.
Define-se informação como significado, ou seja, como registros icônicos e simbólicos — fonéticos ou numéricos — e signos — linguísticos, lógicos ou matemáticos —, por meio dos quais se representam atos, conceitos ou instruções.
São objetivos de uma arquitetura da informação: I. Definir espaço de informação da organização em termos de domínios de interesse de informações essenciais de fluxo de informação; II. Definir limites críticos do espaço de informação da organização (o que está dentro e o que está fora dele); III. Aperfeiçoar a adaptabilidade, estabelecendo claramente premissas e políticas de informação; IV. Aperfeiçoar as comunicações gerenciais, definindo claramente modelos de informação compartilhada; V. Eliminar ruídos das informações e tornar o comportamento de informação indesejada mais difícil. Assinale a alternativa correta.
No que se refere aos conceitos de usabilidade, comunicabilidade, acessibilidade e navegabilidade, bem como à arquitetura da informação, julgue os itens a seguir.
Um sítio possui boa navegabilidade quando todos os seus links
de navegação estão operacionais.
Julgue os itens seguintes, que versam sobre o modelo de acessibilidade proposto pelo Governo Eletrônico Brasileiro (e-MAG).
Áreas ou elementos de uma página web, ao receberem foco do teclado, devem ser claramente destacadas e clicáveis.
A respeito das diretrizes técnicas de acessibilidade constantes da cartilha técnica proposta pelo e-MAG, julgue os itens que se seguem.
Em um leiaute de interface com acessibilidade, os itens de um menu são organizados conforme as expectativas e os interesses dos usuários.
Julgue os itens subsecutivos, relativos a diretrizes e recomendações da Cartilha de Usabilidade do Projeto Padrões Brasil e-Gov.
A administração pública, ao disponibilizar informações e serviços em um sítio de Internet, deve considerar que as pessoas buscam informações de maneira sistemática e coerente.
Acerca dos conceitos e das técnicas necessários à construção de sítios web em que se utilizam CSS e HTML, julgue os itens que se seguem.
Na fase de desenho do sítio, para estabelecer equilíbrio entre
a forma e a função, devem ser desenvolvidos o leiaute das
telas, o protótipo, o teste com usuários e a codificação.
Acerca da arquitetura orientada a serviço (SOA), julgue os itens que se seguem.
Os quatro atores necessários à composição do ciclo de vida
de uma solução SOA incluem o arquiteto SOA, que
é o responsável por mapear os processos de negócio.
Tendo em vista que o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-Mag) tem a função de nortear o desenvolvimento e a adaptação de conteúdos digitais do governo federal, de modo a garantir o acesso a todas as pessoas, julgue os itens a seguir
As recomendações do e-Mag são suficientes para o desenvolvimento de ambientes online de acordo com os padrões web e com diretrizes de acessibilidade, de modo que elas substituem, sem nenhuma perda, os padrões web internacionais definidos pelo W3C.
De acordo com os padrões de interoperabilidade de governo eletrônico (ePING), julgue os itens subsequentes.
Para o intercâmbio de informações em webservices,
a linguagem de definição do serviço considerada adotada
é a WSDL (Web Service Description Language).