Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Considerando o catálogo GoF.

I. Bridge.

II. Mediator.

III. Proxy.

Os padrões de projeto são, respectivamente, do tipo

Ao se empregarem duas classes em que uma delas tanto agrega quanto usa objetos da outra, é mais indicado utilizar o padrão criador (creator) que o padrão controlador (controller) do GRASP.

Acerca de padrões de projeto, JSE e JME, julgue os itens a seguir

Considere que determinado sistema tenha apresentado problemas de uso excessivo de recursos de armazenamento na criação de múltiplas instâncias de objetos. Nesse caso, o padrão Adapter é mais apropriado que o padrão Flyweight para se resolver o problema.

Julgue o item subsequente, referentes a Domain Driven Design e a Design Patterns.

O padrão chain of responsibility desacopla o emissor do receptor, fazendo passar a solicitação por uma cadeia de receptores potenciais, ou seja, ele procura evitar o acoplamento do remetente de uma solicitação.

Julgue o item subsequente, referentes a Domain Driven Design e a Design Patterns.

O padrão observer separa o display do estado de um objeto a partir do objeto em si e, sempre que houver mudança no estado do objeto, permite atualizar e refletir a mudança em todos os displays.

Relacione adequadamente as colunas acerca do escopo de alguns dos padrões de projeto.

A sequência está correta em

Padrões de projetos podem ser classificados em dois critérios: escopo e finalidade. Escopo especifica se o padrão se aplica primariamente a classes e objetos, e finalidade reflete o que o padrão faz. Quanto à finalidade, os padrões podem ser classificados em três categorias. Assinale a INCORRETA.

Acerca de um dos padrões de projeto, analise a seguinte afirmativa: “fornecer uma alternativa flexível ao uso de subclasses para extensão de funcionalidade e, dinamicamente, agregar responsabilidades adicionais a um objeto". Trata-se do padrão:

A técnica de adaptação de um componente de software que encapsula o componente original e atual como filtro para requisições recebidas, determinando o comportamento do componente como desejado, é denominada

Considere que é necessário fazer um programa que vá funcionar em várias plataformas, como Windows, Linux, Mac OS etc. O programa fará uso de diversas abstrações de janelas gráficas, por exemplo, janela de diálogo, janela de aviso, janela de erro etc. Um Analista sugeriu o uso de um padrão de projeto GoF estrutural que fornece um nível de abstração maior que o Adapter, pois são separadas as implementações e as abstrações, permitindo que cada uma varie independentemente.

O padrão sugerido pelo Analista é o

No que se refere a design patterns, o padrão que objetiva separar a construção de um objeto complexo da sua representação, de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações, é o

O padrão de projeto singleton tem por objetivo

Com relação a padrões de projeto e GRASP, julgue os próximos itens.

Em um cenário em que é necessário minimizar dependências e maximizar o reúso, bem como atribuir uma responsabilidade para que o acoplamento mantenha–se fraco, o padrão Expert é mais adequado que o padrão Low Coupling.

Com relação a padrões de projeto e GRASP, julgue os próximos itens.

O padrão de projeto Strategy contém um objeto strategy que é análogo ao objeto state do padrão de projeto State. Contudo, o primeiro objeto encapsula um algoritmo, enquanto o segundo encapsula informações sobre o estado de um objeto.

Com relação a padrões de projeto e GRASP, julgue os próximos itens.

Caso haja necessidade de fornecer aos usuários de um sistema diversas maneiras de realizar uma mesma tarefa, como, por exemplo, a partir de menu, barra de ferramentas ou menu pop–up, o padrão chain of responsibility será mais apropriado para esse fim que o padrão command.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282