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Assinale a alternativa que apresenta uma definição de comportamento de cidadania organizacional.

Ritos, rituais e cerimônias fazem parte da cultura de uma organização, sendo atividades que têm consequências práticas expressivas e visíveis, tornando a cultura mais presente, de forma concreta, na vida das pessoas.

Na etapa de elaboração do planejamento estratégico é preciso considerar todos os fatores que integradamente deverão construir o comportamento da empresa. Assinale a alternativa que apresenta o fator que se refere ao comportamento dos administradores e funcionários e sua ética de trabalho.

Na cultura organizacional, os valores representam elementos fundamentais nos quais a organização baseia sua conduta.

Analise as afirmativas abaixo, indicando C para certa e E para errada. A seguir, assinale a opção que indica a sequência correta.

( ) Todas as organizações desenvolvem uma cultura.
( ) O elemento mais simples e mais explícito da cultura é a linguagem.
( ) Os novos integrantes das organizações devem entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver.
( ) Artefatos e comportamentos são elementos da cultura que dificilmente se revelam.

Em certas companhias, normas e valores culturais enfatizam a importância de descobrir novos materiais e tecnologias, visando a desenvolvê–las em novos produtos, enquanto outras estão voltadas para a alta qualidade dos produtos. Os elementos superficiais da cultura são os principais meios pelos quais as normas e os valores culturais são comunicados de uma pessoa para outra. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Ritos” representa ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Heróis” são histórias imaginárias que ajudam a explicar os significados heroicos dos fundadores.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Cerimônias” representa eventos especiais que celebram os mitos, heróis e símbolos.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Símbolos” representa objetos, ações ou eventos que permitem aos membros da organização trocarem ideias complexas e mensagens emocionais.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Linguagem” representa um conjunto de atividades cerimoniais com propósitos predeterminados.

A cultura organizacional pode ser avaliada por meio de muitas dimensões. Ao expor o perfil de cada um dos tipos de cultura, um pesquisador deverá destacar que, na cultura

Os costumes, as tradições e a maneira usual de fazer as coisas em uma organização dependem muito do que foi feito antes e do grau de sucesso que foi então alcançado. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Não se pode ignorar os aspectos potencialmente disfuncionais da cultura, que afetam a eficácia da organização. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A cultura torna–se um passivo quando os valores compartilhados não estão em concordância com aqueles que poderiam melhorar a eficácia da organização.
( ) Tradicionalmente, os fatores básicos que norteavam as decisões sobre aquisições e fusões estavam relacionados a vantagens financeiras ou à sinergia de produtos e não levavam em consideração a compatibilidade cultural. Atualmente, isso mudou.
( ) A cultura torna–se um passivo quando nas aquisições e fusões as culturas das empresas tiverem compatibilidade entre si.
( ) A cultura tornar–se–á um passivo quando, na contratação de novos funcionários, esses não buscarem se enquadrar à organização, isto é, não aceitarem os valores essenciais da cultura organizacional.
( ) A cultura torna–se um passivo quando limita a amplitude de valores e estilos aceitáveis, exercendo pressão sobre a conformidade dos funcionários.

Analise as seguintes afirmativas concernentes à mudança e à cultura organizacional. I. A cultura organizacional constitui a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças, comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras ideias que, consideradas juntas, representam a maneira particular de uma organização funcionar e trabalhar.
II. Toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação, que podem ser comparados com um iceberg: artefatos – refere-se à primeira camada (mais fácil de decifrar) e é representada por produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros da organização, bem como pelas atitudes visíveis das pessoas; valores compartilhados – representam as filosofias, estratégias e objetivos; pressuposições básicas – diz respeito às crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (fontes mais profundas de valores e ações).
III. Mudança organizacional significa a adoção de uma nova ideia ou um novo comportamento por uma organização. O Desenvolvimento Organizacional (DO) é o processo estruturado para a mudança planejada dos aspectos estruturais e comportamentais nas empresas, com a finalidade de otimizar os resultados anteriormente estabelecidos nos planos estratégicos, táticos e operacionais.
IV. Existem quatro tipos de mudanças dentro das organizações: mudanças na estrutura organizacional – redesenho da estrutura; mudanças na tecnologia – redesenho do fluxo de trabalho, novas máquinas e equipamentos; mudanças nos produtos ou serviços – criação e desenvolvimento de novos produtos ou serviços e mudanças nas pessoas e na cultura organizacional – novos paradigmas culturais.
V. A resistência à mudança significa um comportamento contrário às mudanças. Geralmente, a resistência pode ser consequência de aspectos: lógicos – coalizões políticas e desejo de manter os colegas atuais; psicológicos – custos pessoais, interesses pessoais como o desejo de não perder regalias; e sociológicos – falta de confiança nas outras pessoas, necessidade de segurança e de status quo.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as assertivas.

Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue

os itens que se seguem.

Uma forma de gerenciar mudanças nas organizações consiste em criar uma cultura de constante adaptação — reativa e proativa — às pressões e transformações sociais e ambientais nos contextos interno e externo.

O elemento da cultura organizacional que se caracteriza por narrativas de fatos ocorridos e que informam sobre o passado da organização, objetivando reforçar comportamentos desejáveis para o presente, é o:

Sobre a cultura organizacional, analise:

I. É vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais e cerimônias.

II. A cultura pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio do conjunto das políticas e normas da organização.

III. Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas.

IV. É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos.

É correto o que consta APENAS em

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