O trabalho pioneiro de Taylor abriu espaço para discussão dos problemas relacionados ao sistema de pagamento de salários do final do século XIX e a produtividade do funcionário. Nesse sentido, sua principal contribuição foi:
Há teóricos que imaginam sistemas organizacionais funcionalmente
tão perfeitos que o ser humano nem precisa mais
ter autonomia. Tais teóricos focam suas análises no aperfeiçoamento das regras e nas estruturas internas da organização. Para eles, a partir do momento que a organização tem
estruturas adequadas que funcionam bem e otimizam a
produção, todos os outros problemas se resolvem, incluindo
aqueles relacionados ao comportamento humano e à
competitividade. Tais teóricos acreditavam que o aperfeiçoamento
cada vez maior dos sistemas e dos métodos de
produção garantiriam por si só os resultados desejados,
pois trabalhava-se com o pressuposto da racionalidade absoluta.
Pode-se considerar que tais teóricos pertenciam ao
denominado movimento de administração:
É uma das responsabilidades da administração da produção:
Um dos objetivos diretos da área de produção de uma organização é:
De acordo com Chiavenato (2005), as principais informações da ficha de estoque são:
No processo de transformação de recursos para oferecer produtos e serviços, dois conceitos são importantes para identificar o desempenho das organizações. O primeiro diz respeito à realização dos objetivos organizacionais, e o segundo à economia na utilização dos recursos. Esses conceitos são, respectivamente:
A gestão da cadeia de abastecimento diz respeito às práticas de gestão que são necessárias para que todas as empresas agreguem valor ao cliente, desde a fabricação dos materiais, passando pela produção de bens e serviços e pela distribuição, até a entrega final ao cliente.
Assinale a alternativa CORRETA quanto aos objetivos da cadeia de abastecimento:
Analise as afirmações abaixo sobre produtividade e assinale a alternativa correta.
I. A produtividade de um sistema é definida como a relação entre os recursos utilizados e os recursos produzidos.
II. Produtividade e eficiência são sinônimos, porque correspondem ao quanto cada um produz.
Estão corretas as afirmativas:
Determinada “ferramenta” japonesa de gestão propôs a reorganização do ambiente produtivo por meio da eliminação de desperdícios. Sugeriu também a aplicação de sistemas que resultassem na produção da quantidade demandada, na qualidade perfeita e sem excessos, tudo de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado. Seu foco incluiu a redução, ou mesmo eliminação, de estoques e desperdícios, minorando custos. Esta ferramenta ficou conhecida como:
O diretor-geral da empresa fez questão de comparecer à cerimônia de premiação da equipe que alcançou o maior nível de produção que se pode manter dentro de uma estrutura de programação realista, considerado um período de inatividade normal e supondo-se disponibilidade suficiente de entradas para operar a maquinaria e o equipamento existente. Ele valorizou, portanto, o conceito de capacidade:
Ao conjunto de materiais destinados a evitar possíveis interrupções na produção por defeito, ou quebra de algum equipamento, dá-se o nome de:
Atualmente, a qualidade é vista como uma questão estratégica que afeta a todos e a cada um dos processos de qualquer organização. A respeito de qualidade, assinale a alternativa correta.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos para a gestão da qualidade.
Para controlar a qualidade dos seus processos de serviços, uma organização pode utilizar o controle estatístico de processos, pelo qual se evidenciam desvios ou tendências a desvios de processos.
Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Co., utilizando o sistema de concentração vertical e horizontal, idealizou a linha de montagem móvel, o que lhe permitiu a produção em série. Quais são os princípios dessa produção?
Tradicionalmente o papel da logística direta é levar algo do produtor aos CD, destes para o mercado e, por fim, para o grande público. O da reversa tem sentido inverso, recolhendo produtos dispersos e devolvendo-os às origens para tratamento, disposição final ou reciclagem. No entanto, hoje já se admite a expansão do conceito reverso em direção à sustentabilidade: