Com relação a aspectos pertinentes ao recebimento e à armazenagem de materiais, julgue o item a seguir.
A verificação das informações constantes na nota fiscal, também considerada como recebimento provisório, faz parte da etapa de entrada de materiais em um setor de armazenagem.
Uma boa administração de materiais requer alguns fatores para que a organização disponha, de modo contínuo, dos insumos necessários para suas atividades. Assinale a alternativa que apresenta o fator que demonstra a importância de se ter na organização mecanismos competentes de especificação, recebimento, triagem, monitoração e avaliação.
Você é o encarregado pela distribuição de materiais em 50 pontos de consumo. Cada um desses pontos tem demanda relativamente pequena, de modo que seria antieconômico o emprego de grandes veículos. Em um local centralizado, tipo CD ou semelhante, você programa o recebimento de grandes carretas, de diferentes fornecedores e direciona o produto para veículos compatíveis com as demandas dos seus pontos de consumo. Essa operação é denominada:
Recursos da Tecnologia da Informação vêm sendo empregados progressivamente na gestão de armazéns (CD - Centros de Distribuição). Um desses recursos, popularmente conhecido pelas respectivas siglas, é o que gerencia a entrada e a saída de materiais, além de produzir informações sobre a localização e a disponibilidade de endereços no CD. Esse recurso é:
Em relação à administração de materiais, analise os
itens a seguir.
I. Um dos fatores que justifica a necessidade da
existência do almoxarifado é a necessidade de
compensações das diferentes capacidades de
produção.
II. O fluxo de recebimento de materiais é
composto por quatro fases, sendo elas
estritamente: entrada de materiais, conferência
quantitativa e regularização.
III. O almoxarifado é patrimônio público e está
disponível a qualquer solicitação formal de
entidade civil, desde que mediante requisição
justificada.
IV. Para efeito de descarga do material no
almoxarifado, a recepção é voltada para a
conferência de volumes, confrontando-se a
Nota Fiscal com os respectivos registros e
controles de compra.
V. Na armazenagem devem ser considerados
determinados princípios. O princípio da carga
completa diz respeito a utilizar, de modo
efetivo, todo o espaço disponível para o
estoque, atentando para a ocupação do espaço
vertical.
Marque a opção que relaciona corretamente os itens
verdadeiros e falsos:
A função recebimento deve estar integrada com as áreas de contabilidade, de compras e de transportes.
As alternativas a seguir relacionam fases de recebimento de material, à exceção de uma. Assinale-a.
Recebimento é o momento em que a equipe do almoxarifado recebe do fornecedor os materiais adquiridos pelo órgão / entidade.
Assinale a alternativa que indica os dois tipos de recebimento.
Com relação ao recebimento e à armazenagem, assinale a opção correta.
A nota fiscal é um dos documentos envolvidos no procedimento
de
Ao receber mercadorias, o almoxarife deve atentar para a
conferência do pedido e a(s)
Com relação a recebimento e armazenagem, julgue os próximos
itens.
O encarregado do recebimento de material é responsável pela recepção do material, no ato da entrega pelo fornecedor, até a sua entrada nos estoques da organização, estando sob a sua responsabilidade, ainda, a regularização do material.
Acerca da administração de materiais, julgue os itens a seguir.
O efetivo recebimento e aceitação do produto no almoxarifado depende da verificação do produto frente ao pedido de compra ou conhecimento de carga, da conferência de sua integridade física, da verificação de quantidades e da inspeção da mercadoria.
Acerca de administração de materiais e de licitações, julgue os itens
a seguir.
O controle do recebimento do objeto contratado é realizado durante o recebimento provisório, produzindo o efeito de liberar o vendedor do ônus da prova de qualquer defeito ou impropriedade que venha a ser verificada na coisa comprada.