O modelo heliocêntrico desenvolvido por Nicolau Copérnico, em 1543, já havia sido sugerido 18 séculos antes pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310 a.C. – 230 a.C) que estimou, através de métodos geométricos, as dimensões e as distâncias do Sol e da Lua e concluiu que era natural supor que o astro menor girasse em torno do maior. Porém, mesmo com as observações de Aristarco, o geocentrismo foi o modelo com mais adeptos e sua supremacia, conquistada com o modelo de Ptolomeu, perdurou por mais de 1.300 anos. Alguns alunos de uma escola, estudando sobre as diferenças entre os modelos geocêntrico e heliocêntrico, desenvolveram algumas hipóteses para justificar a dificuldade para a aceitação do modelo heliocêntrico, tais como:
I. Os cálculos matemáticos dos modelos heliocêntricos eram imprecisos, não tendo a confiabilidade necessária para ser adotado como modelo real.
II. O modelo geocêntrico tinha a igreja como defensora, pois era inadmissível aceitar que a Terra era apenas um planeta qualquer girando com os outros ao redor do Sol.
III. O modelo geocêntrico era matematicamente mais simples e mais preciso que o heliocêntrico.
Das hipóteses que justificam a hegemonia do modelo geocêntrico perante o heliocêntrico, está correto o que se afirma apenas em
Sobre a relação entre efeito estufa e aquecimento global, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por sistematizar informações científicas a respeito das mudanças climáticas, afirma que há 90% de certeza de que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem.”
PORQUE
II. “A partir da Revolução Industrial, o homem passou a emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono (CO₂). Nesse período, a concentração original de 280 ppm4 (partes por milhão) desse gás cresceu até os atuais 400 ppm5, intensificando, significativamente, o efeito estufa.”
Assinale a alternativa correta.
Considerando os princípios do raciocínio geográfico, bem como seus respectivos significados, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Localização.
2. Distribuição.
3. Diferenciação.
4. Extensão.
5. Analogia.
( ) Busca compreender o modo como objetos, processos e fenômenos naturais e sociais se difundem pelo espaço.
( ) Indica a delimitação da área de ocorrência de determinado fenômeno ou processo.
( ) Indica a comparação entre diferentes áreas, processos e fenômenos.
( ) Corresponde à posição geográfica de todo e qualquer fenômeno na superfície terrestre, indicada por um conjunto de sistemas de referências.
( ) Refere-se às particularidades de cada área, que se articulam às variações do processo de ocupação e produção do espaço e da ocorrência de fenômenos naturais.
A sequência está correta em
Sobre a polêmica científica em torno do aquecimento global, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “Nem todos os cientistas que se dedicam ao estudo do clima acreditam que a ação humana seja a principal causa do aquecimento global. Um grupo de cientistas chamados de céticos ou negacionistas defende que as alterações climáticas, ao longo de milhares de anos, são cíclicas e estão ligadas à intensidade da atividade solar e à ocorrência das erupções vulcânicas, entre outros fatores.”
PORQUE
II. “Suas análises são utilizadas por governos de países que não querem assumir compromissos socioambientais relacionados às mudanças climáticas, como os Estados Unidos, e por corporações do setor petrolífero, diretamente ligadas às altas emissões de CO2.”
Assinale a alternativa correta.
O Sudão conquistou sua independência da Inglaterra em 1956 e, desde então, tem sido governado por regimes de orientação islâmica sediados em Cartum, a capital do país. O Sudão possui mais de 400 grupos étnicos com línguas e costumes próprios, sendo o árabe a única língua comum entre eles. Em 2011, esse país perdeu, aproximadamente, 25% de sua área com a independência do Sudão do Sul. E, desde 2003, a população sudanesa enfrenta um violento conflito interno, na região de Darfur.
Sobre o conflito em Darfur, assinale a afirmativa correta.
A partir de meados do século XX, observou-se nos países desenvolvidos o deslocamento do foco da produção em massa para a produção cada vez maior de bens, serviços e símbolos no âmbito da Terceira Revolução Industrial, o que levou à ampliação da “indústria do entretenimento”. A indústria do entretenimento pode ser caracterizada como qualquer atividade desempenhada no tempo livre dos trabalhadores e/ou com o intuito de diversão.
Sobre a indústria do entretenimento no contexto da Terceira Revolução Industrial, assinale a afirmativa correta.
De acordo com os textos I e II, compreende-se que a obra minimalista é uma
No trecho, a filósofa Hannah Arendt mostra a importância da linguagem no processo de
A letra da canção valoriza uma dimensão do espaço rural
brasileiro em sua relação com a cidade ao ressaltar sua
função de
A fornecer a mão de obra qualificada.
B incorporar a inovação tecnológica.
C preservar a diversidade biológica.
D promover a produção alimentar.
E garantir a moradia básica.
A ação governamental descrita constitui-se uma importante conquista para os pequenos produtores em virtude da:
A interação dinâmica entre as forças naturais citadas favorece a ocupação do espaço geográfico, na medida em que provoca a formação de
Os discursos expressam pontos de vista divergentes respectivamente pela oposição entre
Nas sociedades contemporâneas, consiste em violação do princípio básico enunciado no texto: