O choque é uma síndrome clínica que resulta da perfusão tissular inadequada, que cria um desequilíbrio entre a oferta e a necessidade de oxigênio e nutrientes que sustentam a função celular. Sobre choque, analise as afirmações abaixo:
I- Independentemente da causa inicial do choque, determinadas respostas fisiológicas são comuns a todos os tipos de choque. Essas respostas fisiológicas incluem hipoperfusão dos tecidos, hipermetabolismo e ativação da resposta inflamatória.
II- O choque séptico, o tipo mais comum de choque circulatório, é causado pela propagação de infecção ou sepse. Alguns fatores de risco adicionais contribuem para a crescente incidência de choque séptico. São eles: a menor utilização de procedimentos invasivos e dispositivos clínicos permanentes, o aumento do número de micro-organismos resistentes a antibióticos e a população cada vez mais idosa.
III- A prevenção primária do choque é um foco essencial do cuidado de enfermagem. O choque hipovolêmico pode ser prevenido em alguns casos por meio de cuidadoso monitoramento de clientes que correm risco para déficits de líquido e por meio do cuidado de reposição de líquidos, antes do volume intravascular ser esgotado.
Estão CORRETOS os itens:
O Ministério da Saúde indica dose única de febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país. Mulheres amamentando só deverão ser vacinadas se residirem em locais próximo onde ocorreu a confirmação da circulação do vírus. Ao serem vacinadas devem suspender o aleitamento materno por:
Sobre a assistência ao recém-nascido imediatamente após o parto, analise os itens e marque alternativa ERRADA:
A hepatite viral é uma infecção viral sistêmica, em que a necrose e a inflamação das células hepáticas produzem um conjunto característico de alterações clínicas, bioquímicas e celulares. São exemplos de hepatites virais com transmissão via fecal-oral:
O texto lido caracteriza-se como argumentativo. Levando em consideração que nesse tipo de texto predomina um ponto de vista, a defesa de uma ideia, é CORRETO afirmar que a ideia central do texto é:
No primeiro parágrafo a tese do texto é generalizada. Já no segundo parágrafo ela é particularizada. Em que consiste essa particularização?

O verbo dizer no segundo quadrinho é:
“Pulamos do avião, abandonando o grande bojo narcísico pela aventura de recortar em palavras, imagens e metáforas aquilo que é nosso mistério original. Não obstante; na dor universal desse processo de objetivação, por cujo intermédio o ser humano se eventra, para conhecer-se, o artista fica com a melhor parte." O termo em destaque pode ser substituído por todos os equivalentes abaixo, EXCETO:
Observe a charge abaixo:

O efeito de sentido do humor está:
A questão refere-se ao texto seguinte:
De acordo com o que se conhece da situação social no Rio de Janeiro, o que são as “milícias" a que o texto faz referência?
A questão refere-se a tira seguinte:
O vocábulo SE no primeiro quadrinho desempenha no contexto a função de:
Assinale a alternativa que completa corretamente o seguinte período: “Saboreamos um tutu ___ mineira, num restaurante aconchegante ___ pouca distância do hotel, mais ou menos ___ sete horas”.
A manifestação subjetiva de enfermidade percebida pelo paciente é:
Paciente que não está orientado, mas se comunica coerentemente com apetura ocular ao dar a ordem e obedece ordens com ambos lados tem um Glascow de:
A vacina Pentavalente protege contra: