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As diferenças nos processos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa por estudantes surdos são importantes aspectos a serem considerados para o planejamento didático dos professores. A Lei Brasileira de Inclusão demanda que a diferenciação na adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação considerem a singularidade linguística a ser observada na escrita da Língua Portuguesa por estudantes surdos. Considerando tais singularidades linguísticas, em relação ao ensino de Língua Portuguesa para surdos usuários da Libras, pode-se afirmar que:

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, ratificou o que foi estabelecido no Decreto sobre o uso e a difusão da Libras para o acesso das pessoas surdas à educação e explicitou qual deve ser a formação de professores para os usos e ensino dessas duas línguas na escola. E, antes disso, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) já versava que o atendimento educacional especializado deve ser realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino dessa língua. Considerando esse contexto, observe o sinal da Língua Brasileira de Sinais (Libras) apresentado na imagem a seguir e a sua representação em Escrita de Sinais (SignWriting).

Qual sinal da Libras está apresentado na imagem?

No que se refere ao Congresso Internacional de Milão, ocorrido em 1880, assinale a alternativa correta.

Os verbos em Libras estão basicamente divididos em três classes: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais.

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de verbos simples.

Com relação aos estudos morfológicos de Libras, assinale a alternativa correspondente a exemplos de sinais constituídos a partir de uma mesma base morfológica.

Assinale a alternativa em que há incorporação da negação.

Acerca da ordem da frase em Libras, assinale a alternativa correta.

Tendo em vista as informações do texto, na imagem apresentada, a sentença é

De acordo com a Resolução CNE/CEB no 02/2001, acerca da educação especial, assinale a alternativa correta.

De acordo com a Resolução CNE/CEB no 04/2009, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes

O Decreto no 5.626/2005, que estabelece o português escrito como segunda língua para surdos, implica a (o)

Em conformidade com a Lei no 14.191/2021, assinale a alternativa correspondente ao pública da educação bilíngue de surdos.

Assinale a alternativa correspondente à denominação das menores partes de um sinal, as quais não têm significado.

O sistema de transcrição para Libras apresenta algumas regras. Para Quadros e Karnopp (2004),

A configuração de mão apresentada na imagem é utilizada para realizar o sinal