De acordo com as ideias do texto acima, julgue os próximos itens.
De acordo com o texto, “a arte de Lúlio” (l.7) consistia na arte de fazer discursos tautológicos.
Julgue os próximos itens a seguir, relativos às ideias e à estrutura
linguística do texto acima.
Está subentendida, após o pronome “outros” (l.13), a palavra métodos.
Entre o primeiro e o terceiro períodos do texto I, há uma relação semântica que poderia ser explicitada por um dos conectivos abaixo. Assinale- o:
Assinale a opção que apresenta a reescritura de um verso do texto V que provocaria alteração de sentido.
Os textos IV e V abordam a questão do silêncio. Assinale a opção que apresenta uma análise incorreta sobre o tratamento dispensado a esse tema.
Ao fazer referência ao silêncio no texto IV, o autor confere ao tema um sentido expressivo em virtude, especialmente, do uso recorrente de uma figura de linguagem conhecida como:
Assinale a alternativa que classifica, corretamente, o sujeito da forma verbal em destaque no fragmento abaixo, retirado do texto II:
(...) chorar é golpe baixo. (1º parágrafo)
Um texto não é um conglomerado de ideias soltas. As frases articulam- se interna e externamente, formando uma espécie de teia de significados que compõem um todo articulado e significativo a isso chamamos coesão. Sendo assim, assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o elemento coesivo implícito mais adequado para relacionar os períodos a seguir:
Foi então que leu sobre a relação entre lágrimas de mulher e a testosterona, o hormônio masculino. Foi uma verdadeira revelação. (Texto I 3º parágrafo)
Sobre a relação temática existente entre os textos I e II, é possível afirmar que:
Considerando o contexto em que está inserido, o título do texto V apresenta um valor semântico de:
No penúltimo parágrafo, o autor afirma que o O silêncio é um canto de sereia. Segundo a mitologia, as sereias habitavam rochedos e eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali, assim tais embarcações colidiam com os rochedos e afundavam. Com base nisso, a opção que melhor justificaria essa representação simbólica sobre o silêncio está presente na seguinte passagem do mesmo parágrafo:
O título apresenta duas idéias, aparentemente, excludentes e esse posicionamento é reforçado, ao longo do texto, em todos os fragmentos abaixo, exceto :
De acordo com o segundo parágrafo do texto II, para comprovar sua tese, os cientistas estruturam sua pesquisa a partir do seguinte tipo de raciocínio: