No processo de Estruturação e Avaliação de Projetos existem algumas regras de decisão para qualificar um processo como
financeiramente viável ou não.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Independente da técnica de avaliação, apenas os projetos com Valor Presente Líquido positivo devem ser considerados como
opção de investimento.
II. A construção da Estrutura Analítica do Projeto (EAP) não deve considerar EAPs anteriores, para evitar o “viés de construção”.
III. A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) deve explicitar todos os subprodutos. O subproduto que não estiver na EAP não faz
parte do escopo do projeto.
Está correto o que se afirma em
No que diz respeito à classificação orçamentária da despesa, temos diversas possibilidades, a saber:
I. a classificação que permite identificar o programa de trabalho
do governo segundo Órgãos e Unidades Orçamentárias (UO's).
II. a classificação que permite identificar as áreas nas quais as
despesas ocorrem; ou ainda.
III. a classificação que possibilita a obtenção de informações
macroeconômicas sobre os efeitos dos gastos do setor público
na economia.
O texto caracteriza, respectivamente, as seguintes classificações da despesa pública:
Em relação às etapas da Receita Pública, considere os itens a seguir.
I. Etapa em que são considerados os efeitos das alterações na
legislação, da variação do índice de preços, do crescimento
econômico ou de qualquer outro fator relevante.
II. Etapa que pode não existir, como no caso das doações
recebidas pelo setor público.
III. Etapa inicial do processo de execução.
Assim, caracterizamos, nessa ordem,
Considerando o modelo de orçamento existente no Brasil, tem-se, pela ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, as seguintes etapas da receita orçamentária:
Durante a apresentação da proposta orçamentária para um determinado exercício, a equipe da secretaria de planejamento de um estado da Federação foi questionada quanto à alocação de alguns recursos do orçamento, à luz do princípio da não afetação das receitas. Após analisar os questionamentos, a equipe admitiu que foi inadequada a vinculação de parte das receitas a(à):
A Previsão é uma etapa da receita pública que antecede o lançamento.
Sobre tal etapa, a LRF estabelece que:
Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção
para os dois seguintes àquele a que se referirem e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.
Decorre do referido dispositivo que
Determinado imposto cujo lançamento foi realizado e não pago até o prazo de vencimento está sujeito a cobrança que envolve a majoração do valor em virtude de inclusão de multas e até de honorários advocatícios.
Sobre esta situação em que o débito tributário é inscrito em Dívida Ativa e sobre as práticas adotadas pelo setor público no Brasil, é correto afirmar que
A promoção do desenvolvimento econômico pode envolver o uso de diversos instrumentos de política que impactam sobremaneira o orçamento público. Entre os instrumentos de estímulos destacam-se os incentivos fiscais, que devem ser registrados como gastos tributários.
Sobre tais gastos, assinale a afirmativa correta.
A questão da Solvência do Setor Público tem sido tema de intenso debate econômico, principalmente desde o início dos anos 2000.
Sobre este tema é incorreto afirmar que
Na plataforma de uma corretora há cinco fundos de investimento disponíveis para aplicação. O investidor estuda os fundos e chega aos seguintes números sobre retorno esperado (R) e desviopadrão (DP) desses investimentos:
Entre esses fundos, com base nesses dados, o investidor deve escolher o
Durante um processo de avaliação para decisão de investimentos
no Brasil, um analista propõe comparar a expectativa de retorno (
Quando o Banco Central emite moeda, um dos efeitos colaterais, ceteris paribus, é a pressão sobre os níveis de preços que, por sua vez, ao gerar inflação, deteriora o poder de compra.
Em contrapartida, esse fenômeno beneficia
Considere o modelo keynesiano, em que o consumo e a importação dependem da renda disponível e de um componente autônomo. Ademais, o investimento das empresas e tributação dependem da renda bruta total.
Adote os seguintes termos:
c = propensão marginal a consumir;
Um fundo de investimentos possui uma carteira de R$100.000.000. O Valor em Risco (Value at Risk – VaR) dessa carteira, com 95% de confiança, para o período de 1 dia, é R$500.000.
Assinale a opção que apresenta uma interpretação correta desse VaR.
Em relação aos instrumentos de financiamento do setor público, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O financiamento orçamentário da dívida pública representa a parcela do orçamento que o governo consegue cobrir com recursos provenientes da receita tributária.
( ) Refinanciamento da dívida pública federal se refere à substituição de títulos públicos anteriormente emitidos por títulos públicos novos, com vencimento posterior, ou seja, esse tipo de operação, conhecida como “rolagem da dívida”, não reduz nem amplia o endividamento atual.
( ) Ao contrário do refinanciamento da dívida, as operações de crédito contraídas pelo governo e a emissão de títulos têm impacto no orçamento, elevando a dívida pública.
As afirmativas são, respectivamente,