Segundo o Estatuto da CONDER, assinale a afirmativa correta.
“O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. (Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao- escolar-apresentacao). O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é consumido pelos alunos vai para o lixo. De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a alternativa que indica o melhor destino para os restos provenientes da merenda escolar.
No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré-operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico”. Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento.
Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( )A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade. ( ) A escola deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos. ( ) A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação. As afirmativas são, respectivamente,
Como processo de investigação das questões relacionadas à
sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas
com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se
estabelecem entre escola e a sociedade.
A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social,
obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de
reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas
de suas famílias. Contrapondo-se a esta, uma segunda geração
buscou o efeito das oportunidades escolares, através do
desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz
diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de
resultados.
Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge
uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a
organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as
oportunidades educacionais.
Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela
associados:
1.Primeira geração de estudos sobre desigualdades
educacionais:
2.Segunda geração de estudos sobre desigualdades
educacionais:
3.Terceira geração de estudos sobre desigualdades
educacionais:
( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua
organização curricular, é responsável pelo sucesso ou
fracasso dos alunos.
( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem
socioeconômica do aluno.
( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma
necessidade em busca de uma educação de qualidade.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para
baixo.
Os profissionais da educação buscam cursos de formação continuada, sejam eles presenciais, semipresenciais ou à distância, oferecidos pelas mais diversas instituições. Sobre as políticas de formação continuada, assinale a afirmativa correta.
O gráfico abaixo representa a porcentagem da população com ensino médio completo em diferentes faixas etárias.

A partir do gráfico, analise as afirmativas a seguir.
I. A Coreia do Sul, ao realizar profundas mudanças nas suas estruturas educacionais, ampliou de modo significativo o acesso ao Ensino Medi°.
II. Os Estados Unidos apresentam taxas constantes, o que demonstra que seu sistema educacional já oferecia Ensino Médio a geração mais velha.
III. O Brasil mostra um crescimento da população com Ensino Medio completo, mas ainda muito distante da universalização desse nível de escolaridade.
Assinale:
Leia o trecho a seguir A Cultura das Mídias tem como característica permitir "a escolha e o consumo mais personalizado e das mensagens, em oposição ao consumo massivo (...). Por isso mesmo, fo i a multiplicação das mídias e dos processos de recepção que elas engendram que prepararam o usuário para a chegada dos meios , cuja marca principal está na busca dispersa, alinear, fragmentada, mas certamente uma busca individualizada da mensagem e da informação. Portanto a cultura das mídias constitui-se em um período de passagem, de transição entre a cultura _____ e a mais recente _____ ". (SANTAELLA, 2007:125) Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima
Os valores-notícia de seleção dizem respeito aos critérios contextuais - ligados ao contexto de produção das notícias - que influenciam na transformação de um fato em notícia. Entre eles, estão
Assinale a alternativa que apresenta as tipologias que não têm serifa, por isso são indicadas para textos veiculados em meio digital.
O texto radiofônico possui algumas particularidades inerentes ao meio de comunicação sonoro. Segundo os principais manuais, o redator de um texto para rádio deve
Sobre os veículos impressos de jornalismo empresarial, analise as definições a seguir. I.Privilegia a informação imediata na forma de notícias ou notas curtas, circula em intervalos curtos e deve ser distribuído com agilidade para garantir a atualidade de comunicação com os empregados. II.Circula em intervalos maiores e tem produção sofisticada, com maior número de páginas e variedade de gêneros, usa-se com frequência para comunicação com clientes e públicos externos III.Tem um tema específico, conteúdo especializado e se destina a um público determinado. Usa-se, por exemplo, para especificar uma linha de produtos para os clientes ou para difundir uma análise econômica do setor onde a empresa atua. Essas definições referem-se respectivamente a
Com relação à teoria das preferências dos consumidores, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Preferências convexas não podem ser representadas por curvas de indiferença circulares. ( ) Bens substitutos perfeitos são representados por curvas de indiferença côncavas. ( ) Se as preferências são racionais então as curvas de indiferença não se cruzam. As afirmativas são, respectivamente,
Em relação à caixa de Edgeworth, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Alocações Pareto eficientes podem não ser obtidas por mercados competitivos se as preferências não forem convexas. ( ) O equilíbrio competitivo em uma transação entre dois agentes é obtido quando suas curvas de indiferença se cruzam. ( ) A partir de uma alocação Pareto eficiente dentro da caixa é possível obter uma outra alocação na qual um dos agentes melhore. As afirmativas são, respectivamente,
Em relação à estrutura do Balanço de Pagamentos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Donativos recebidos em mercadorias não impactam o saldo em transações correntes. ( ) Um déficit no saldo em transações correntes implica um superávit na conta capital e financeira. ( ) Considerando as Contas Econômicas Integradas, o total de créditos da conta capital corresponde à soma da poupança interna e externa. As afirmativas são, respectivamente,