Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 802 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Novo Ensino Médio (NEM) permite, da mesma forma, que uma parcela da carga horária seja realizada no formato a distância, tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo, desde que haja suporte tecnológico – digital ou não – e pedagógico apropriado. Diante do exposto,

assinale, a seguir, a carga horária máxima que pode ser ofertada a distância nessa modalidade.

A reforma do ensino médio promoveu diversas alterações nessa etapa de terminalidade da educação básica; para acompanhar essas mudanças fez-se necessária a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais, para que se adequassem aos novos formatos de oferta. Nesse processo, destaca-se uma mudança muito significativa, que é a organização do currículo em duas partes que se somam e que se articulam.

Considerando essa possibilidade, assinale, a seguir, a alternativa que representa corretamente essa articulação.

Na organização dos itinerários a serem ofertados no Novo Ensino Médio (NEM), os currículos devem compostos, indissociavelmente, da seguinte forma:

Pesquisas realizadas apontam uma série de motivos que levam à evasão escolar. Considera-se que há razões baseadas em situações externas à escola, bem como razões voltadas para o funcionamento interno da escola.

Sobre as razões externas, infere-se que se tratam de:

O idealismo alemão foi um movimento filosófico, iniciado por Imannuel Kant, que tentava resgatar na filosofia a busca pelo pensamento transcendente ideal e as relações disso com o sujeito pensante.

Em relação às questões educacionais, especificamente:

Nos textos anteriores (textos I e II), encontramos, respectivamente, as falácias:

Em comum, todos os pensamentos anteriormente apresentados têm o fato de serem de Pitágoras de Samos, protagonista da Escola Itálica, também conhecida como Escola Pitagórica.

São ideias e obras dessa escola, incluindo, também, seus outros representantes:

A ética em Aristóteles é voltada para a razão prático-teleológica, no sentido da busca de todas as coisas por um bem, e sendo esta a busca também das ações humanas, este deve ser o melhor dos bens, cuja finalidade encontra-se em si mesmo.

Já em Sócrates, a ética:

O racismo epistêmico é um dos racismos mais invisibilizados no “sistema-mundo capitalista/patriarcal/moderno/colonial”. O racismo em nível social, político e econômico é muito mais reconhecido e visível que o racismo epistemológico.

Sobre essa questão, é correto afirmar que:

Walter Benjamin, associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, preconizava, dentre outras ideias, que:

A reflexão filosófica sobre a Estética é assunto vasto e de grande complexidade. Vai desde a análise do senso comum relacionado à beleza até a experiência que nos chega pelos sentidos. Ela é tema abordado por quase todos os grandes filósofos.

Em Baumgarten, especificamente, a estética:

Qual deve ser a velocidade aproximada do corpo, para que sua massa tenha o dobro do valor em relação à sua massa em repouso na Terra?

Mariana estava em seu quarto quando sua irmã Marcela entrou para entregar uma blusa que havia pegado emprestada na noite anterior. Mariana percebeu que, enquanto Marcela abria a porta espelhada do guarda-roupas, a imagem de um pôster que estava colado em uma parede e era refletida pelo espelho se movia. À medida que o espelho era rotacionado para que a porta fosse aberta, a imagem conjugada por ele se movia também.

Desse modo, se Marcela abrir a porta do guarda-roupa

com uma velocidade angular de , qual será a velocidade angular da imagem em relação ao objeto?

Newton estava brincando com seus bloquinhos em um plano inclinado e percebeu que, ao modificar a direção de aplicação das forças, o sistema atingia o equilíbrio com forças de intensidades diferentes. Considere que o esquema a seguir representa duas situações: na primeira, Newton aplicou uma força F1 paralela ao plano inclinado e, na segunda situação, ele aplicou uma força F2 perpendicular ao plano de modo que, em ambos os casos, o bloco m está na iminência de se mover.

Sendo μ o coeficiente de atrito estático entre o plano e o bloco, qual é a razão entre os módulos dessas forças?

Deseja-se aplicar uma força F verticalmente para baixo a fim de fazer com o que objeto fique em equilíbrio em uma posição
mais baixa. Sabendo-se que a posição natural das molas é de 1 metro, qual é o módulo da força F a ser aplicada para manter
o objeto em equilíbrio a 3 metros do teto?