O bicentenário da emancipação de Sergipe foi comemorado ou discutido em todo o ano de 2020. Nessa comemoração, os povos indígenas não poderiam ficar ausentes, devido à existência ininterrupta ao longo dos últimos cinco séculos. Assim, é possível fazer uma síntese sobre os índios nos quatro séculos da colonização. Do primeiro, o XVI, é importante destacar a catequese iniciada pelos jesuítas, as doenças que mataram muitos índios, as alianças com os portugueses para participar em suas guerras, as fugas e, finalmente, a conquista do território. No século XVII, destacamos a formação das principais aldeias que existiram em Sergipe. No século seguinte, frisamos a aplicação da legislação do marquês de Pombal, chamada de leis da liberdade dos índios, por volta de 1757. Finalmente, no século da emancipação de Sergipe é relevante destacar que os índios de Pacatuba foram recrutados pelo comandante das armas para lutar contra o primeiro presidente de Sergipe, em 1824. No período entre o final do século XIX e o início do XX teve destaque a luta de um notável indígena que assume o protagonismo de seu povo.
MONTEIRO, D. et al. Debate sobre os povos indígenas no bicentenário da emancipação de Sergipe. In: SOUZA, A.; SANTOS, C. (org.). Clio Digital: Memórias e Histórias de Sergipe (200 anos da Independência) formação. Aracaju: Criação, 2022. Adaptado.
Considere o texto sobre a presença indígena em Sergipe. O mencionado protagonismo da luta indígena em Sergipe, no final do século XIX e início do XX, refere-se à atuação do
Um banco oferece para seus clientes um seguro residencial. Esse seguro cobre o segurado em caso de danos ao imóvel causados por incêndio, queda de raio, explosão ou queda de aeronaves. W, gerente desse banco, vendeu esse seguro para P e para Q. A probabilidade de P acionar o seguro é de 10%, e a de Q, 20%. O fato de P acionar o seguro é independente de Q ter acionado ou não o seguro.
A probabilidade de que o seguro não seja acionado nem por P e nem por Q é de
Uma loja de departamentos oferece aos seus usuários o sistema de cashback em seus cartões de fidelidade, que consiste em dar desconto equivalente a 1% do valor da compra atual nas compras seguintes nessa loja.
Esse tipo de arranjo de pagamento é considerado
O Domain Name System (DNS) é implementado como um sistema distribuído usando o paradigma cliente-servidor e possui três componentes: a base de dados distribuída, os servidores de nomes e os clientes (conhecidos como resolvedores). A base de dados distribuída é hierárquica e composta por registros de recursos que são mantidos pelos servidores e consultados pelos clientes. Um desses registros de recursos contém múltiplos campos com informações administrativas sobre o domínio, como o nome do servidor de nomes primário, o endereço de e-mail do responsável, o número de série do banco de dados, entre outras.
Esse registro de recurso é o
O núcleo do sistema operacional, denominado kernel, é formado por um conjunto de rotinas que oferecem serviços às aplicações dos usuários e ao próprio sistema.
Para usar um serviço do sistema operacional, a aplicação do usuário aciona a respectiva rotina do kernel através da técnica
Uma plataforma de streaming de vídeos tem enfrentado instabilidades durante lançamentos de novos conteúdos populares. Durante esses períodos de pico, o sistema apresenta lentidão e, em alguns casos, sai do ar, prejudicando a experiência dos usuários. Atualmente, os servidores estão configurados para operar com uma capacidade fixa, sem ajustes automáticos de recursos. A empresa precisa de uma solução que melhore a escalabilidade e a resiliência da plataforma, garantindo um desempenho estável mesmo sob alta demanda.
Uma solução para garantir que a plataforma de streaming mantenha um desempenho estável mesmo durante picos de acessos é
O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) é um protocolo, sem estado, de nível de aplicação para sistemas de informação de hipertexto distribuídos e colaborativos. O HTTP permite que um emissor crie uma requisição condicional com um ou mais campos de cabeçalho de requisição que indicam uma pré-condição a ser testada antes de aplicar o método de requisição ao recurso de destino. Se a pré-condição especificada não for atendida, o servidor não retorna o item requisitado. As requisições GET condicionais são o mecanismo mais eficiente para atualizações de cache HTTP. Pode-se usar um campo de cabeçalho nessas requisições condicionais para solicitar a transferência de um item sob a condição de ele ter sido atualizado desde uma data especificada.
Um exemplo de uso desse campo de cabeçalho é o
No que se refere à passagem de parâmetros para uma função, dois termos presentes e conhecidos em programação são a passagem por valor e a passagem por referência.
Sobre essas maneiras de passar parâmetros para funções, verifica-se que
Um técnico bancário da área de desenvolvimento estava analisando um código desenvolvido em Javascript e se deparou com algumas linhas que usavam a seguinte estrutura:
<String>.prototype.isWellFormed()
Essa estrutura chama um método que verifica se uma determinada string
Um dos pilares no paradigma de orientação a objeto é o conceito de encapsulamento.
O encapsulamento promove a(o)
Durante o mapeamento do Modelo Entidade-Relacionamento (MER) para o modelo relacional de dados, aplicam-se regras específicas para transformar cada componente conceitual em elementos do modelo relacional.
Considere as seguintes situações:
• Autorrelacionamentos - quando uma entidade se relaciona consigo mesma.
• Hierarquias IS-A - generalização/especialização de entidades.
• Relacionamentos 1:N - em que cada instância de uma entidade do lado “1” pode associar-se a várias instâncias da entidade do lado “N”, mas cada instância do lado “N” está associada a exatamente uma do lado “1”.
• Relacionamentos N:N - em que cada instância de uma entidade pode relacionar-se com várias instâncias da outra e vice-versa.
• Entidades com atributos multivalorados - em que um atributo pode ter múltiplos valores para uma mesma instância.
Nesse contexto, as transformações recomendadas para essas cinco situações são as seguintes:
No que diz respeito aos processos de generalização e especialização na modelagem de entidades e relacionamentos (MER), originalmente proposta por Peter Chen, considere as afirmativas a seguir.
I - Em uma hierarquia de especialização, podem-se definir restrições de completude (total ou parcial) e de disjunção (disjunta ou sobreposta) para determinar, respectivamente, se todas as instâncias do supertipo devem pertencer a algum subtipo e se uma instância pode ou não pertencer a mais de um subtipo simultaneamente.
II - Na hierarquia de generalização/especialização, a herança de atributos ocorre dos subtipos para o supertipo, permitindo que o supertipo adquira atributos específicos definidos nas especializações.
III - A generalização consiste em identificar e agrupar atributos comuns a um conjunto de entidades para formar um supertipo, do qual os subtipos (especializações) herdam esses atributos.
É correto o que se afirma em
A tabela TAB, apresentada a seguir, armazena informações sobre agências bancárias:

Considere que (NumAgencia, Conta) é a única chave candidata para TAB e, também, que as seguintes dependências funcionais (DF) são válidas para TAB:
NumAgencia → NomeAgencia
(NumAgencia, Conta) → IdCliente
No cenário apresentado, a tabela TAB não está na segunda forma normal (2FN), pois
Em um banco de grande porte, o time de operações de TI enfrenta dificuldades para monitorar a grande quantidade de eventos e alertas provenientes de diversos sistemas e ferramentas. O time está considerando implementar uma solução baseada em Inteligência Artificial (IA) para automatizar as tarefas operacionais (AiOps) de identificação de problemas e de redução do tempo de resposta a incidentes críticos.
Nesse contexto, o uso de IA é possível, pelo fato de a AiOps, nesse caso,
Uma equipe de desenvolvimento está planejando implantar uma aplicação em contêineres com alta disponibilidade e escalabilidade. A equipe decide, inicialmente, usar Docker para criar os contêineres e precisa definir qual ferramenta de orquestração usarão para gerenciar automaticamente o escalonamento e o balanceamento de carga entre os contêineres. Além disso, a solução deve oferecer integração com uma plataforma que facilite a gestão do ciclo de vida da aplicação em ambientes híbridos.
Para esse caso, a abordagem mais apropriada é a de