Julgue os itens a seguir acerca de iniciativas e procedimentos de um serviço de saúde e dos aspectos relacionados à doença e ao adoecimento.
Fatores psicológicos agudos e crônicos são associados ao maior risco de doenças cardíacas e às manifestações agudas da doença, como o infarto do miocárdio.
No que tange à atuação do psicólogo no contexto prisional, julgue os itens a seguir.
O profissional que atua no âmbito prisional deve viabilizar a construção de estratégias que visem o fortalecimento do laço social do encarcerado e a promoção de práticas voltadas para a vida em liberdade.
Com relação à redução de danos, tratamento e prevenção da dependência química, julgue os itens que se seguem.
A promoção de estratégias e ações de redução de danos deve ser construída de modo individualizado, com vistas ao atendimento das necessidades singulares e à promoção de medidas de combate ao uso de substâncias químicas entorpecentes.
Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue os itens de 61 a 66.
A identificação com o trabalho e o reconhecimento simbólico e moral dificultam o processo de negociação de conflitos e de promoção da higiene mental na instituição.
Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue os itens de 61 a 66.
Ao utilizarem a afetividade para adequar o trabalhador às suas demandas, as instituições prejudicam a saúde mental do indivíduo e dificultam a adesão aos programas de higiene mental.
No que se refere às escolhas do consumidor, às preferências e à teoria da utilidade, julgue os itens a seguir.
As funções utilidade U(x, y) = x0,5y0,5 e W(x, y) = 2xy 10, em que x e y são os únicos bens da economia, descrevem, segundo a teoria ordinal do consumidor, as mesmas preferências.
Considerando uma função de produção Cobb-Douglas dada por y = KaLβ, em que y indica o montante produzido de determinado bem para cada quantidade K de capital, e cada quantidade L de trabalho, julgue os itens subsequentes.
Se α + β = 1, a produtividade marginal do trabalho é uma função homogênea de grau zero.
A respeito da teoria dos custos, julgue os itens que se seguem.
Em razão de todos os insumos serem variáveis, no longo prazo não existirão custos fixos.
No que diz respeito à teoria do bem-estar social, julgue os itens subsequentes.
Todos os pontos sobre a fronteira de possibilidades de utilidade são eficientes no sentido de Pareto.
No que diz respeito às medidas de concentração industrial, julgue os próximos itens.
Quanto maior for o grau de competição entre as empresas em uma indústria, maior será o índice Hirschman-Herfindahl (HH), que mede o nível de concentração industrial.
Em relação ao modelo macroeconômico tradicional (IS/LM e OA/DA) para uma economia fechada, em que OA é a oferta agregada e DA é a demanda agregada, julgue os seguintes itens.
O aumento do salário nominal acarreta elevação da taxa real de juros quando o Banco Central controla a quantidade de moeda.
Com base nos principais agregados monetários e nas principais teorias monetárias, julgue os itens subsecutivos.
A neutralidade da moeda, no curto e no longo prazo, constitui fundamento central da Teoria Quantitativa da Moeda (TQM).
Considerando as relações entre produto, emprego, inflação e mercado de trabalho, julgue os itens que se seguem.
O efeito Pigou estabelece que uma redução dos salários nominais proporcionará deflação de preços, aumento de riqueza e de consumo até que o produto de pleno emprego seja alcançado.
O debate sobre a sustentabilidade da dívida pública ganhou ainda mais notoriedade em decorrência da crise fiscal nos países da Europa Ocidental. Considerando as principais teorias acerca desse tema, julgue os próximos itens.
Se a taxa de juros incidente sobre a dívida é menor que a taxa de crescimento do PIB, e o governo possui superávit primário, então a autoridade fiscal pode continuamente pagar a dívida antiga emitindo novas dívidas, sem elevar a razão dívida/PIB.
Considere uma área de pesca com livre acesso de barcos. O custo
incorrido pelo pescador para enviar o barco é c > 0. Quando
a quantidade b de barcos é enviada para a pesca, a quantidade
f(b) de peixes é pescada, e cada pescador obtém f(b)/b peixes, com f'(b) > 0, f"(b) < 0, para todo b ≥ 0 e f(0) = 0, em que: f' é a primeira derivada da função de produção e f" é a segunda derivadada função de produção. No mercado, o preço do peixe é p > 0, o qual é invariante em relação à quantidade de peixes obtida na área
de pesca.
Acerca dessa economia e com base no problema dos comuns, julgue
os itens a seguir.
Em equilíbrio competitivo, haverá f(b*)⁄b* = c⁄p barcos, em que b* é a quantidade de equilíbrio de barcos.