Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 58536 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue o item a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português.

O sistema produtivo implantado no Brasil promoveu, desde o início da colonização, uma relação espacial de exploração econômica entre o espaço subordinante e o espaço subordinado.

Tendo como referência o texto precedente, julgue o item seguinte, a respeito de questões regionais e dos contrastes delas derivados.

O desenvolvimento de tecnologia apropriada à exploração do cerrado no centro-sul do Brasil possibilitou a migração de capitais para o interior.

Nas últimas décadas, as cidades têm representado uma grande conquista do homem moderno. Hoje em dia são elas que dirigem e organizam o mundo, pois concentram os grandes centros de decisões político-econômicas e científico-tecnológicas. Acerca do processo de urbanização brasileiro, julgue o item que se segue.

O processo de urbanização no Brasil constitui uma urbanização terciária, com crescimento de atividades terciárias qualitativamente pouco especializadas e de baixo valor agregado, inclusive as que fazem parte da economia formal.

Para geógrafos e cartógrafos, a escala como medição/cálculo ou como recortes do território é um conceito muito importante: não há leitura em um mapa sem determinação da escala, assim como não há análise de fenômenos sem que seja esclarecida a escala geográfica adotada. A esse respeito, julgue o item subsecutivo.

A partir da escala cartográfica, é possível identificar a localização de um fenômeno na superfície terrestre.

Na figura precedente, os pontos A, B, C e D representam quatro alvos com diferentes valores de reflectância nas faixas espectrais do vermelho (ρ VM), representadas no eixo horizontal, e do infravermelho próximo (ρIVP), representadas no eixo vertical. Com base nessa figura, julgue o item seguinte.

A letra C, na figura, é a melhor representação de um alvo com 100% de cobertura vegetal verde.

Considerando um terreno com 10 m × 10 m de área, situado na latitude 30º 30' 36" S e com declividade de 18º, julgue o item subsequente.

Em um mapa na escala de 1:250.000, o terreno será representado por um ponto.

A figura precedente mostra quatro opções de símbolos que podem ser utilizados para confeccionar legenda de mapas temáticos. A partir dessa figura, julgue o item subsecutivo.

A legenda mais apropriada para representar o número de patrimônios históricos identificados em cada capital dos estados brasileiros é a do tipo B.

Em países tropicais, o uso de imagens de radar tem sido considerado de importância cada vez maior no monitoramento ambiental, como, por exemplo, no monitoramento de desmatamento da Amazônia e da dinâmica espacial e temporal de inundação no pantanal. Julgue o item a seguir, relativo a sistemas imageadores de radar.

Os sensores de radar operam na faixa espectral de micro-ondas, com comprimentos de onda da ordem de centímetros.

Considere que seja necessário, em determinada área de estudo, localizar as regiões com as maiores concentrações de focos de queimada e calcular a quantidade de área a ser recuperada com vegetação nativa em uma faixa de 200 m ao longo de um rio. Julgue o próximo item, relativo a essa área de estudo.

Para identificar as concentrações de focos de queimada, pode-se utilizar a técnica de estimativa de densidade de Kernel, disponível nos principais programas de sistemas de informações geográficas.

Define-se estatística descritiva como a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir dados. Em relação às medidas descritivas, julgue o item a seguir.

A mediana é o valor que ocupa a posição central da série de observações de uma variável, dividindo-se o conjunto de valores ordenados em partes assimétricas desiguais.

Julgue o item subsequente, referente à análise exploratória de dados.

O diagrama de dispersão é adequado para se descrever o comportamento conjunto de duas variáveis quantitativas. Cada ponto do gráfico representa um par de valores observados.

Uma pesquisa a respeito das quantidades de teatros em cada uma de 11 cidades brasileiras selecionadas apresentou o seguinte resultado: {1, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4, 4}.

Com referência a esses dados, julgue o item seguinte.

A mediana do conjunto é igual a 3.

A tabela seguinte mostra as quantidades de patrimônios históricos cadastrados nos estados A e B.

A partir dessa tabela, julgue o seguinte item.

As estátuas cadastradas nos estados A e B correspondem a mais de 20% dos patrimônios históricos cadastrados nesses estados.

Uma unidade de conservação (UC) do tipo monumento natural foi criada, por decreto estadual, com a finalidade de proteger um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes no país. Anos depois, visando ao fomento do turismo no local, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) do estado resolveu transformar a UC em uma área de relevante interesse ecológico, por meio de portaria. Realizaram-se a consulta pública e os estudos técnicos pertinentes. A SEMA então autorizou, independentemente de licenciamento ambiental, a instalação de um empreendimento de hotelaria ao lado da UC, às margens de um rio que possui mais de 12 m de largura, o que pode causar significativa degradação ambiental.

A respeito da situação hipotética apresentada e de aspectos legais a ela relacionados, julgue o item a seguir.

Infere-se que o empreendimento de hotelaria será instalado na zona de amortecimento, que é classificada como área de preservação permanente.

Visando à exploração madeireira sustentável em sua propriedade, uma empresa do ramo madeireiro protocolou, no IBAMA, pedido para a obtenção de licenciamento ambiental. Transcorridos mais de seis meses sem que obtivesse qualquer resposta do órgão ambiental, a empresa deu início à realização de suas atividades, em conformidade com os planos apresentados perante o órgão ambiental. Os representantes legais da empresa determinaram que os funcionários, à noite, realizassem o corte raso da floresta de preservação permanente e encaminhassem a madeira para uma serraria próxima, para que fosse transformada em pranchas e vendida.

No que se refere à situação hipotética apresentada e aos aspectos legais a ela relacionados, julgue o item seguinte.

Como sanção, poderá ser determinada a interdição temporária da empresa madeireira.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282