Leia o texto a seguir. A crise mundial está atingindo em cheio os catadores de material reciclável de Belo Horizonte. Além de menos produtos disponíveis para coleta, o quilo do papelão que há seis meses custava R$ 0,25 agora vale R$ 0,05. Também caiu de R$ 1 para R$ 0,60 o quilo de garrafa pet. Ambientalistas e especialistas em coleta seletiva temem que os catadores voltem a mendigar nas ruas por falta de ocupação e geração de renda. Alertam ainda que pode parar no lixo o que poderia ser reaproveitado na reciclagem. (http://noticias.ambientebrasil.com.br) O conteúdo do texto pode servir como ponto de partida para o professor de Geografia abordar, no tema urbano,
Leia o texto a seguir. A EPAMIG − Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais foi constituída, como empresa pública, pela Lei no 6.310, de 8 de maio de 1974 (Minas Gerais, 1999). Constituiu-se na principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas Gerais e tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas, oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e em benefício da qualidade de vida da sociedade. (http://www.epamig.br) O texto
Considere o gráfico a seguir.

A partir da leitura do gráfico e dos conhecimentos sobre fontes de energia é correto afirmar que
Procurou–se repetir as etapas do Método Experimental para investigar a questão O que faz com que um corpo de massa m e
volume V afunde num líquido de densidade p ?
Após discussões com os alunos, foram levantadas as hipóteses de resposta à questão. Utilizando–se frascos cilíndricos, de
diferentes volumes, após testada cada uma das hipóteses e descartadas as não relevantes, chegou–se à conclusão de que
apenas a massa m e o volume V são determinantes do afundamento do corpo no líquido. Na etapa final do experimento,
considerou–se o corpo como sendo um frasco de volume V, com tampa e contendo areia. Variando a quantidade de areia no
frasco, foi possível perceber diferença no comportamento de afundar ou não no líquido. Daí, a conclusão: um corpo afunda no
líquido se
Duas pequenas esferas metálicas e idênticas A e B estão eletrizadas com cargas QA = 5 μC e QB = −1 μC. Colocam–se as esferas em contato e, a seguir, elas são separadas a uma distância de 10 cm. Considerando a constante eletrostática k0 = 9 . 109 N.m2/C2, a intensidade da força elétrica de interação entre as esferas, em newton, vale
São princípios norteadores do Novo Plano Curricular do Ensino Médio no estado de Minas Gerais:
Observe as imagens do centro de Belo Horizonte.

Trabalhando o tema da espacialidade com os alunos do Ensino Fundamental, o professor de Geografia poderia destacar, nas
fotos, o fenômeno da
Observe as imagens a seguir.

O professor de Geografia, trabalhando no Ensino Fundamental, pode utilizar–se das imagens para abordar o tema
Observe a imagem de uma cidade de Minas Gerais.

A paisagem urbana permite as seguintes relações histórico–geográficas:
Observe a imagem a seguir.

A imagem destaca uma paisagem agrícola característica
Observe as imagens.

Com base nas imagens, o professor de Geografia pode abordar a relação entre
Observe o gráfico a seguir.

Com base nos conhecimentos sobre as transformações no campo brasileiro, está correto afirmar que as legendas I e II do
gráfico referem–se a
Leia o texto a seguir.
A EPAMIG − Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais foi constituída, como empresa pública, pela Lei nº
6.310, de 8
de maio de 1974 (Minas Gerais, 1999).
Constituiu–se na principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas
Gerais e tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas,
oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e
em benefício da qualidade de vida da sociedade.
(http://www.epamig.br)
O texto
Observe a charge a seguir.

A partir da leitura da charge o professor de Geografia pode destacar que
Leia o texto abaixo.
Enfermo a 14 de novembro, na segunda–feira o velho Lima voltou ao trabalho, ignorando que no entretempo caíra o regime.
Sentou–se, e viu que tinham tirado da parede a velha litografia representando D. Pedro de Alcântara. Como na ocasião passasse
um contínuo, perguntou–lhe:
— Por que tiraram da parede o retrato de sua majestade?
O contínuo respondeu, num tom lentamente desdenhoso:
— Ora, cidadão, que fazia ali a figura do Pedro Banana?
— Pedro Banana! — repetiu raivoso o velho Lima.
E sentando–se, pensou com tristeza:
— Não dou três anos para que isto seja uma república!
(Arthur de Azevedo. Vidas Alheias (1901). In: Lilia Moritz Schwarcz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 470)
Este texto literário indica