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Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 56 e 57.

A gasolina e o óleo diesel são exemplos de combustíveis obtidos a partir do petróleo. No Brasil, a gasolina, juntamente com o etanol, é a opção de combustível de veículos de pequeno porte, como carros de passeio e motocicletas. Já veículos pesados, como caminhões e ônibus, normalmente operam com o diesel. Apesar da mesma origem, os motores que usam diesel são bem diferentes daqueles que usam gasolina.

Na separação das frações do petróleo, a faixa de temperatura de destilação dos componentes da gasolina, em relação à dos componentes do óleo diesel, é

O biodiesel pode ser produzido a partir da reação direta entre etanol e óleos vegetais, os triacilglicerídeos.
Essa reação é classificada como

In “To release their stored energy, fossil fuels must be burned.” (lines 33-34) the expression in boldtype can be replaced by:

Paragraph 3 (lines 23-32) introduces the idea that:

O diagrama PERT-CPM acima representa o planejamento de tempo de um dado projeto. As setas representam as atividades envolvidas e os números junto às setas indicam a duração da atividade, em unidades de tempo.Sabe-se, ainda, que todas as atividades são possíveis de ser aceleradas em, no máximo,4 unidades de tempo.Com base no diagrama, o tempo necessário para a conclusão do projeto e o tempo mínimo após uma aceleração em uma única atividade, em unidades de tempo, são respectivamente iguais a:

O controle de tensão em sistemas de distribuição de energia é de grande importância, tendo em vista a crescente demanda por energia elétrica,associada ao aumento da exigência por padrões mínimos de qualidade. É conside- rada uma medida corretiva para adequação dos níveis de tensão na rede primária a:

As ações na área de conservação de energia podem ter resultados que não realizem o potencial disponível. Esse resultado pode ser fruto da existência de barreiras à implementação dessas ações. Em uma situação hipotética, o engenheiro projetista de uma determinada planta, sendo responsável pela proposição de medidas para conservação de energia, deparou-se com algumas das barreiras mencionadas, descritas a seguir. • Na região de localização da planta não havia disponibilidade de equipamentos eficientes a um custo viável. • Os juros para o financiamento de equipamentos eficientes eram elevados • A substituição sistemática de equipamentos considerando-se apenas o custo de substituição, desprezando a informação dos ciclos de vida. A classificação correta dessas barreiras é, respectivamente:

Em um processo fabril composto de dois estágios, observa-se que a energia térmica liberada pelo primeiro estágio é utilizada no processo do segundo.Um engenheiro, a fim de diminuir o consumo total de energia da fábrica, utiliza essa mesma energia térmica para gerar energia elétrica por meio de um processo de cogeração.Com essa solução,a planta industrial:

A Central Termelétrica a Ciclo Combinado, cujos gases obtidos na combustão transferem calor diretamente à Turbina a Vapor antes de se expandir na Turbina a Gás, caracteriza a configuração de uma Central:

Para um determinado processo térmico, usa-se uma resistência para elevar em 25 o C a temperatura de 20 litros de água em 15 min. O equipamento é alimentado por uma rede monofásica de 100 V (eficazes). Sabe-se que:• o calor específico da água é 1 cal/g o C;• a densidade da água é 1kg/l; • 1 cal ≈4,2 J. O valor aproximado da resistência, em kΩ ,que deverá ser usada para realizar este processo é:

Em uma instalação elétrica de baixa tensão, um dos es- quemas de aterramento permitidos é o TN. Sabe-se que esse esquema possui algumas variações, sendo uma de- las o TN-C,no qual há:

Para os diferentes tipos de motores são concebidos dife- rentes métodos de controle de velocidade, de forma que o uso do(a):

A figura acima apresenta a curva de carga de um consumi- dor industrial em função do tempo. A demanda, em kW, para o intervalo de 10 minutos vale:

A figura acima apresenta um gráfico que relaciona o conjugado e a velocidade no acionamento de um motor. Nele são apresentadas duas curvas.: a curva CR, caracterizando o conjugado da carga mecânica ligada ao motor e a curva CM, como sendo o conjugado disponível no motor. Analisando o gráfico, conclui-se que se trata de um acionamento;

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