Le espressioni “fra di sé e sé" (r. 16) e “lì per lì" (r. 30) possono
essere sostituite, senza modifi che semantiche, da:
Secondo la tipologia del discorso, si può riconoscere nel
passo: “Pronto, disse Pereira, qui è il "Lisboa". E la voce disse:
sì?" (r. 19-20), una struttura di:
La parola in neretto nel costrutto : “Se mi mettevo a pensare
a queste cose non la fi nivo più ..." (r. 1), viene sostituita senza
cambiare il senso della frase, da:
L'approccio possibile, per quanto riguarda l'insegnamento
ad adulti, è quello andragogico. In base a questa assertiva di P.
Balboni, la risposta inadequata è:
“ Carmen Sans, la meritoria …” (l. 1). La palabra destacada, en el texto, hace referencia a:
En “se formaba un silencio afi lado de carraspeos que desazonaba albohemio” (l. 17–18), entendemos que el bohemio:
La palabra “eslabón” en “último eslabón en una cadena” (l. 28–29), en el texto, signifi ca:
En “tenía la nariz respingona,” (l. 33), el adjetivo quiere decir que tenía la nariz:
Tanto el conector discursivo adverbial “aun así“ (l. 18), como la locución preposicional “pese a“ (l. 19), tienen sentido:
La conjunción adversativa “sino” en la siguiente oración, “Hay parejas que presumen no sólo de no tener secretos, sino de aceptar…” (l. 58–59), denota, en el texto:
Em termos da metodologia das ciências sociais, a proposição de Durkheim para o estudo dos fenômenos sociais é analisá-los como:
“Acreditando, como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de signifi cados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura do signifi cado” (Geertz,1989). A partir desse fragmento, pode-se classifi car tanto a antropologia de Geertz como a sociologia de Weber como:
Santos (1996), ao analisar a década de 1980 e 1990, chama
a atenção para o embricamento temporal entre o processo de
Globalização, a decorrente internacionalização da economia, e as
diferentes experimentações sociais de formulação de alternativas
ao modelo de desenvolvimento econômico e social do capitalismo.
No que tange à democracia e à cidadania, o autor destaca o
aparecimento de fenômenos sociais que representariam uma das
consequências desse embricamento, tanto nos países centrais
quanto nos periféricos. O autor faz referência ao surgimento de: