De acordo com Lúcia Gouveia Pimentel apud Barbosa (2002),
“A diversidade de possibilidades que são oferecidas com as tecnologias
contemporâneas, em ensino e elaboração artística, deve
ampliar, e não restringir, o estudo crítico do que seja ensinar e
fazer Arte naquele momento, naquele contexto." Pode–se afirmar,
portanto, que formas, sejam elas produzidas por meios eletrônicos
ou não, criam possibilidades de ativar nos alunos suas referências:
“A arte é importante na escola, principalmente porque é
importante fora dela. Por ser um conhecimento construído pelo
homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade
e todo ser humano tem o direito ao acesso a esse saber."
(Didática do Ensino da Arte)
Conceber a arte como conhecimento pressupõe uma ação didática que
articule três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise
e o conhecimento da produção artístico–estética da humanidade. Este
último campo conceitual pressupõe que o aluno compreenda a arte:
Brasília foi construída entre 1956 e 1961 na região do cerrado
de Goiás. O famoso plano da cidade, concebida como a figura de
um avião, foi de autoria do brasileiro chamado:
Para Gonçalves (2001), “A aprendizagem dos conteúdos é
uma aprendizagem sem corpo, e não somente pela exigência do
aluno fi car sem movimentar–se, mas, sobretudo, pelas características
dos conteúdos e dos métodos de ensino, que o colocam em um
mundo diferente daquele no qual ele vive e pensa com seu corpo."
Nesse contexto, a autora faz uma crítica à estrutura do ensino nas
nossas escolas, sobretudo às práticas das disciplinas em que o
corpo é objeto principal, quando utilizam unicamente critérios de:
Em relação à propriedade do som que tem como singularidade
uma mesma nota tocada por diversos instrumentos, o fato dessa
mesma nota soar completamente diferente graças ao modo como
o som ressoa pelo corpo de cada um deles chama–se:
Nelson Rodrigues influenciou o teatro brasileiro moderno a
partir não só da arquitetura dramática utilizada no espetáculo “Vestido
de Noiva" (1943) – planos concomitantes na encenação –, mas,
também, de diálogos construídos a partir de frases cortantes e
diretas. Verifi cam–se essas infl uências em diversos textos escritos
por dramaturgos brasileiros contemporâneos de Nelson Rodrigues.
Entre outros, identifi cam–se essas características no seguinte espetáculo
encenado em 1955:
O DNA é capaz de se duplicar e transmitir a informação hereditária para as células-fi lhas, além de produzir o RNA que comanda a síntese de proteínas no citoplasma. Pode acontecer de haver “enganos” quando o DNA se duplica, o que pode levar ao aparecimento de uma nova característica. Esses acontecimentos denominam-se, respectivamente:
Observa-se que verduras temperadas com sal não devem ser preparadas com muita antecedência, pois acabam murchando. Isso acontece porque as células das verduras:
Durante a gestação humana, o útero aumenta consideravelmente de tamanho e peso. Após o parto, ele readquire seu tamanho normal graças à ação das:
No estudo da evolução, é muito importante o conhecimento de estruturas homólogas que são aquelas que derivam de estruturas já existentes em um ancestral comum exclusivo. São exemplos de estruturas homólogas entre si:
No processo evolutivo dos vertebrados, as pálpebras móveis e as glândulas lacrimais que lubrifi cam, limpam e protegem os olhos surgiram a partir dos anfíbios. São importantes adaptações para os animais:
A 2ª Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente
estuda a transmissão combinada de duas ou mais características.
Pelos conhecimentos atuais de divisão celular, sabe-se que essa
Lei só é válida quando:
As doenças sexualmente transmissíveis continuam sendo um sério problema de saúde pública em todo o mundo e continuam se disseminando. Podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. As bactérias podem causar várias DSTs como:
Em nosso organismo, vários elementos químicos existem na
forma de íons, sendo muito importantes em vários processos vitais
e adquiridos através dos alimentos. Um dos mais importantes é o
íon Mg+2, cuja defi ciência pode causar:
As minhocas são anelídeos muito importantes para o processo
de fertilização dos solos e existem até criações de minhocas com
esse fi m. Elas ajudam o solo por que: